Impacte das descargas atmosféricas na rede de transporte de energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Alexandre Graciano Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6639
Resumo: De todos os fenómenos meteorológicos que ocorrem na natureza, as descargas elétricas atmosféricas (DEA) são, sem dúvida dos mais “espetaculares” e devastadores que podem ocorrer. As DEA manifestam-se através de libertações de energia que ocorrem na atmosfera em condições de instabilidade, ou seja, em situações de fortes correntes convectivas de sentido ascendente quer descendente. Assim, a movimentação dos eletrões de uma região de cargas negativas para uma região de cargas positivas ocorre de uma forma rápida, dando início a um raio. Ao nível da caraterização da atividade elétrica, estas podem ser dentro da própria nuvem, entre duas nuvens e/ou entre a nuvem e o solo. Na verdade, as descargas nuvem solo são consideradas como um dos principais riscos meteorológicos. Nos dias de hoje a energia elétrica assume um papel fundamental no desenvolvimento das sociedades modernas, sendo considerado o seu “motor”. Aliado a este facto os equipamentos elétricos usados pelos consumidores são cada vez mais sofisticados e sensíveis. Além disto os consumidores são mais exigentes em relação à qualidade e continuidade da energia elétrica que utilizam. De entre as perturbações/defeitos ocorridas na rede elétrica de transporte (aérea) estão as DEA. Estas descargas originam o disparo da proteção de linha instalada nas subestações, cujos impactes interessa minimizar. Tais situações poderão resultar em grandes prejuízos para as empresas de transporte de energia e à sociedade em geral. Assim, a busca de um melhor entendimento da forma como as DEA se comportam e/ou afetam as linhas de transporte é, portanto, de fundamental importância. No mapa georreferenciado de Portugal foi adicionada informação relativa a DEA, dos anos 2007 a 2010, obtidas a partir do IPMA. Seguidamente, realizou-se para cada evento de DEA uma verificação da existência de relação, ou não, com uma atuação da proteção na rede de transporte. A partir daqui verifica-se as influências das DEA e a sua localização, bem como o número de incidentes nas linhas da RNT, em Portugal Continental. Por outro lado, será possível identificar quais as linhas mais afetadas pelas DEA, encontrando possíveis soluções, por forma a minimizar os defeitos/avarias na RNT.
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Nos dias de hoje a energia elétrica assume um papel fundamental no desenvolvimento das sociedades modernas, sendo considerado o seu “motor”. Aliado a este facto os equipamentos elétricos usados pelos consumidores são cada vez mais sofisticados e sensíveis. Além disto os consumidores são mais exigentes em relação à qualidade e continuidade da energia elétrica que utilizam. De entre as perturbações/defeitos ocorridas na rede elétrica de transporte (aérea) estão as DEA. Estas descargas originam o disparo da proteção de linha instalada nas subestações, cujos impactes interessa minimizar. Tais situações poderão resultar em grandes prejuízos para as empresas de transporte de energia e à sociedade em geral. Assim, a busca de um melhor entendimento da forma como as DEA se comportam e/ou afetam as linhas de transporte é, portanto, de fundamental importância. No mapa georreferenciado de Portugal foi adicionada informação relativa a DEA, dos anos 2007 a 2010, obtidas a partir do IPMA. Seguidamente, realizou-se para cada evento de DEA uma verificação da existência de relação, ou não, com uma atuação da proteção na rede de transporte. A partir daqui verifica-se as influências das DEA e a sua localização, bem como o número de incidentes nas linhas da RNT, em Portugal Continental. Por outro lado, será possível identificar quais as linhas mais afetadas pelas DEA, encontrando possíveis soluções, por forma a minimizar os defeitos/avarias na RNT.Of all the weather phenomenons that occur in nature, atmospheric electrical discharges (DEA) are undoubtedly the most "spectacular" and devastating. DEA manifest themselves through energy release occurring in the atmosphere under instable conditions, this is under situations of strong convection of upward or downward currents. Therefore the movement of electrons in a region of negative charges to a region of positive charge occurs in a rapid manner, originating lightning. Regarding the characterisation of electrical activity, these can be within the cloud, between two clouds and / or between the cloud and the ground. In fact, discharges to the soil are considered as being major weather risks. Today, electricity assumes a fundamental role in the development of modern societies and is considered as its "motor". Allied to this fact is the electrical equipment used by consumers, which are increasingly sophisticated and sensitive. In addition, consumers are more demanding regarding the quality and continuity of the electricity they use. Among the disorders/defects occurring in the electrical network transport (air) are the DEA. These discharges trigger the line protection installed in substations, which is of interest to minimise its impacts. Such situations could bring great losses for the energy transport companies and to society in general. Thus, the search for a better understanding of how the DEA behave and/or affect the transport lines is therefore of fundamental importance. In the georeferenced map of Portugal information regarding the DEA was added, from the years of 2007 to 2010, obtained from the IPMA. Following this, after each DEA AED event a verification of an existing or non-existing relation was carried out acting on the protection of the transport network. From here on there has been the influence of the DEA and its location, as well as the number of incidents on the RNT lines, in mainland Portugal. On the other hand, it will be possible to identify which lines are most affected by DEA, finding possible solutions to minimise the defects/faults in the RNT.2016-10-18T10:54:46Z2016-10-18T00:00:00Z2016-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6639porGuedes, Alexandre Graciano Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:26.883945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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