Intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção do afogamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48469 |
Resumo: | Este trabalho está enquadrado na unidade curricular Relatório e pretende descrever e refletir sobre o percurso formativo efetuado durante o Estágio Final, sobre o desenvolvimento de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e o desenvolvimento das Competências de Mestre em Enfermagem. Sabemos que as crianças são um grupo vulnerável à ocorrência de acidentes, como o afogamento. A nível mundial, o afogamento encontra-se entre as dez principais causas de morte nas crianças, e a nível nacional é a segunda causa de morte acidental nas crianças. Assim, torna-se fulcral preveni-lo, pelo que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica deve intervir no sentido de educar e capacitar as crianças e respetivas famílias na adoção de comportamentos promotores de saúde e de prevenção do afogamento. Neste sentido, explicitam-se as atividades desenvolvidas nos diferentes contextos do Estágio Final, identificadas no âmbito da metodologia de projeto, tendo em consideração as necessidades e especificidades de cada contexto e a temática selecionada “Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção do afogamento”, sustentando-se no Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender. |
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Intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção do afogamentoAfogamentoCriançaPrevenção de acidentesEnfermagem de Saúde Infantil e PediátricaDrowningChildAccident preventionChild and pediatric health nursing.Este trabalho está enquadrado na unidade curricular Relatório e pretende descrever e refletir sobre o percurso formativo efetuado durante o Estágio Final, sobre o desenvolvimento de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e o desenvolvimento das Competências de Mestre em Enfermagem. Sabemos que as crianças são um grupo vulnerável à ocorrência de acidentes, como o afogamento. A nível mundial, o afogamento encontra-se entre as dez principais causas de morte nas crianças, e a nível nacional é a segunda causa de morte acidental nas crianças. Assim, torna-se fulcral preveni-lo, pelo que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica deve intervir no sentido de educar e capacitar as crianças e respetivas famílias na adoção de comportamentos promotores de saúde e de prevenção do afogamento. Neste sentido, explicitam-se as atividades desenvolvidas nos diferentes contextos do Estágio Final, identificadas no âmbito da metodologia de projeto, tendo em consideração as necessidades e especificidades de cada contexto e a temática selecionada “Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção do afogamento”, sustentando-se no Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender.This work is part of the curricular unit 'Report' and aims to describe and reflect on the formative journey undertaken during the Final Internship, focusing on the development of Common Competencies of the Specialist Nurse, Specific Competencies of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing, and the development of Master's level Nursing Competencies. We are aware that children are a vulnerable group to accidents, such as drowning. Globally, drowning is among the top ten causes of death in children, and at the national level, it is the second leading cause of accidental death in children. Therefore, it is crucial to prevent it, and the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing should intervene to educate and empower children and their families to adopt health-promoting behaviors and prevent drowning. In this regard, the activities carried out in different contexts during the Final Internship are explained, identified within the scope of the project methodology, taking into account the needs and specificities of each context and the selected theme 'Intervention of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing in drowning prevention,' based on Nola Pender's Health Promotion Model.Chora, Maria Antónia Fernandes CaeiroRepositório ComumRaposo, Patrícia Alexandra Ferreira2023-12-13T12:10:13Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T03:15:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:45.153318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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