Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14565 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao campo educacional podem favorecer o alcance dos objetivos delineados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Questiona-se como se caracteriza a produção científica em circulação internacional no que concerne à discussão atual sobre a utilização das TDIC com vistas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), notadamente o referente à educação de qualidade. Objetivou-se compreender o panorama da produção científica atinente às imbricações entre TDIC, ODS e Educação no período 2016-2022. Metodologicamente, o estudo se insere no âmbito bibliométrico, que empregou o programa VOSviewer na análise de 60 documentos indexados na base de dados Scopus. Constatou-se que a temática é interdisciplinar, com maior participação para as produções na área de Ciências Sociais e Humanas (n = 39 =65%). A partir de 2019, houve incremento na produção; o ano de 2020 destacou- se com a maior quantidade de documentos (n = 18 = 30%), possivelmente em decorrência da pandemia e da emergência do uso das TDIC. Conclui-se que as instituições de ensino utilizam as TDIC para promover educação de qualidade, a qual não prescinde da integralidade, indivisibilidade e interdisciplinaridade dos ODS, cujo alcance requer o envolvimento de governos e sociedade em geral, para também favorecer a compreensão do cenário educacional no mundo ainda sob os reflexos da crise da Covid-19. |
id |
RCAP_ba8d26200d0907bb15590437af4dee87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14565 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemiaEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOOBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELBIBLIOMETRIATECNOLOGIAS DIGITAISEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESSUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALSBIBLIOMETRYDIGITAL TECHNOLOGIESAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao campo educacional podem favorecer o alcance dos objetivos delineados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Questiona-se como se caracteriza a produção científica em circulação internacional no que concerne à discussão atual sobre a utilização das TDIC com vistas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), notadamente o referente à educação de qualidade. Objetivou-se compreender o panorama da produção científica atinente às imbricações entre TDIC, ODS e Educação no período 2016-2022. Metodologicamente, o estudo se insere no âmbito bibliométrico, que empregou o programa VOSviewer na análise de 60 documentos indexados na base de dados Scopus. Constatou-se que a temática é interdisciplinar, com maior participação para as produções na área de Ciências Sociais e Humanas (n = 39 =65%). A partir de 2019, houve incremento na produção; o ano de 2020 destacou- se com a maior quantidade de documentos (n = 18 = 30%), possivelmente em decorrência da pandemia e da emergência do uso das TDIC. Conclui-se que as instituições de ensino utilizam as TDIC para promover educação de qualidade, a qual não prescinde da integralidade, indivisibilidade e interdisciplinaridade dos ODS, cujo alcance requer o envolvimento de governos e sociedade em geral, para também favorecer a compreensão do cenário educacional no mundo ainda sob os reflexos da crise da Covid-19.Edições Universitárias Lusófonas2024-03-14T14:51:27Z2024-01-01T00:00:00Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14565por1645-7250Fialho, Lia Machado FiuzaNeves, Vanusa Nascimento Sabinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:38:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:01.532385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia |
title |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia |
spellingShingle |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia Fialho, Lia Machado Fiuza EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BIBLIOMETRIA TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS BIBLIOMETRY DIGITAL TECHNOLOGIES |
title_short |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia |
title_full |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia |
title_fullStr |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia |
title_sort |
Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia |
author |
Fialho, Lia Machado Fiuza |
author_facet |
Fialho, Lia Machado Fiuza Neves, Vanusa Nascimento Sabino |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Vanusa Nascimento Sabino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Lia Machado Fiuza Neves, Vanusa Nascimento Sabino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BIBLIOMETRIA TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS BIBLIOMETRY DIGITAL TECHNOLOGIES |
topic |
EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BIBLIOMETRIA TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS BIBLIOMETRY DIGITAL TECHNOLOGIES |
description |
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao campo educacional podem favorecer o alcance dos objetivos delineados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Questiona-se como se caracteriza a produção científica em circulação internacional no que concerne à discussão atual sobre a utilização das TDIC com vistas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), notadamente o referente à educação de qualidade. Objetivou-se compreender o panorama da produção científica atinente às imbricações entre TDIC, ODS e Educação no período 2016-2022. Metodologicamente, o estudo se insere no âmbito bibliométrico, que empregou o programa VOSviewer na análise de 60 documentos indexados na base de dados Scopus. Constatou-se que a temática é interdisciplinar, com maior participação para as produções na área de Ciências Sociais e Humanas (n = 39 =65%). A partir de 2019, houve incremento na produção; o ano de 2020 destacou- se com a maior quantidade de documentos (n = 18 = 30%), possivelmente em decorrência da pandemia e da emergência do uso das TDIC. Conclui-se que as instituições de ensino utilizam as TDIC para promover educação de qualidade, a qual não prescinde da integralidade, indivisibilidade e interdisciplinaridade dos ODS, cujo alcance requer o envolvimento de governos e sociedade em geral, para também favorecer a compreensão do cenário educacional no mundo ainda sob os reflexos da crise da Covid-19. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-14T14:51:27Z 2024-01-01T00:00:00Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/14565 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/14565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138184805744640 |