Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14565
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao campo educacional podem favorecer o alcance dos objetivos delineados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Questiona-se como se caracteriza a produção científica em circulação internacional no que concerne à discussão atual sobre a utilização das TDIC com vistas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), notadamente o referente à educação de qualidade. Objetivou-se compreender o panorama da produção científica atinente às imbricações entre TDIC, ODS e Educação no período 2016-2022. Metodologicamente, o estudo se insere no âmbito bibliométrico, que empregou o programa VOSviewer na análise de 60 documentos indexados na base de dados Scopus. Constatou-se que a temática é interdisciplinar, com maior participação para as produções na área de Ciências Sociais e Humanas (n = 39 =65%). A partir de 2019, houve incremento na produção; o ano de 2020 destacou- se com a maior quantidade de documentos (n = 18 = 30%), possivelmente em decorrência da pandemia e da emergência do uso das TDIC. Conclui-se que as instituições de ensino utilizam as TDIC para promover educação de qualidade, a qual não prescinde da integralidade, indivisibilidade e interdisciplinaridade dos ODS, cujo alcance requer o envolvimento de governos e sociedade em geral, para também favorecer a compreensão do cenário educacional no mundo ainda sob os reflexos da crise da Covid-19.
id RCAP_ba8d26200d0907bb15590437af4dee87
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14565
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemiaEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOOBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELBIBLIOMETRIATECNOLOGIAS DIGITAISEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESSUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALSBIBLIOMETRYDIGITAL TECHNOLOGIESAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao campo educacional podem favorecer o alcance dos objetivos delineados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Questiona-se como se caracteriza a produção científica em circulação internacional no que concerne à discussão atual sobre a utilização das TDIC com vistas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), notadamente o referente à educação de qualidade. Objetivou-se compreender o panorama da produção científica atinente às imbricações entre TDIC, ODS e Educação no período 2016-2022. Metodologicamente, o estudo se insere no âmbito bibliométrico, que empregou o programa VOSviewer na análise de 60 documentos indexados na base de dados Scopus. Constatou-se que a temática é interdisciplinar, com maior participação para as produções na área de Ciências Sociais e Humanas (n = 39 =65%). A partir de 2019, houve incremento na produção; o ano de 2020 destacou- se com a maior quantidade de documentos (n = 18 = 30%), possivelmente em decorrência da pandemia e da emergência do uso das TDIC. Conclui-se que as instituições de ensino utilizam as TDIC para promover educação de qualidade, a qual não prescinde da integralidade, indivisibilidade e interdisciplinaridade dos ODS, cujo alcance requer o envolvimento de governos e sociedade em geral, para também favorecer a compreensão do cenário educacional no mundo ainda sob os reflexos da crise da Covid-19.Edições Universitárias Lusófonas2024-03-14T14:51:27Z2024-01-01T00:00:00Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14565por1645-7250Fialho, Lia Machado FiuzaNeves, Vanusa Nascimento Sabinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:38:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:01.532385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
title Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
spellingShingle Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
Fialho, Lia Machado Fiuza
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
BIBLIOMETRIA
TECNOLOGIAS DIGITAIS
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
BIBLIOMETRY
DIGITAL TECHNOLOGIES
title_short Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
title_full Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
title_fullStr Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
title_full_unstemmed Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
title_sort Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável : a educação atravessada pela pandemia
author Fialho, Lia Machado Fiuza
author_facet Fialho, Lia Machado Fiuza
Neves, Vanusa Nascimento Sabino
author_role author
author2 Neves, Vanusa Nascimento Sabino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Lia Machado Fiuza
Neves, Vanusa Nascimento Sabino
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
BIBLIOMETRIA
TECNOLOGIAS DIGITAIS
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
BIBLIOMETRY
DIGITAL TECHNOLOGIES
topic EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
BIBLIOMETRIA
TECNOLOGIAS DIGITAIS
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
BIBLIOMETRY
DIGITAL TECHNOLOGIES
description As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao campo educacional podem favorecer o alcance dos objetivos delineados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Questiona-se como se caracteriza a produção científica em circulação internacional no que concerne à discussão atual sobre a utilização das TDIC com vistas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), notadamente o referente à educação de qualidade. Objetivou-se compreender o panorama da produção científica atinente às imbricações entre TDIC, ODS e Educação no período 2016-2022. Metodologicamente, o estudo se insere no âmbito bibliométrico, que empregou o programa VOSviewer na análise de 60 documentos indexados na base de dados Scopus. Constatou-se que a temática é interdisciplinar, com maior participação para as produções na área de Ciências Sociais e Humanas (n = 39 =65%). A partir de 2019, houve incremento na produção; o ano de 2020 destacou- se com a maior quantidade de documentos (n = 18 = 30%), possivelmente em decorrência da pandemia e da emergência do uso das TDIC. Conclui-se que as instituições de ensino utilizam as TDIC para promover educação de qualidade, a qual não prescinde da integralidade, indivisibilidade e interdisciplinaridade dos ODS, cujo alcance requer o envolvimento de governos e sociedade em geral, para também favorecer a compreensão do cenário educacional no mundo ainda sob os reflexos da crise da Covid-19.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-14T14:51:27Z
2024-01-01T00:00:00Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14565
url http://hdl.handle.net/10437/14565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138184805744640