Talento: paradigmas, perspectivas e possibilidades da intervenção psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alexandra Isabel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2577
Resumo: Os indivíduos Talentosos realizam atividades superiores ao que é expectável para a sua faixa etária, sendo o desenvolvimento do Talento suportado em três fatores: intrapessoais, ambientais e de sorte ou oportunidade. São diversas as características individuais e contextuais que impulsionam no desenvolvimento do Talento e, posteriormente, o planeamento de programas para responder às necessidades desses mesmos indivíduos. Existe, portanto, uma necessidade concreta de sistematizar contribuições da psicologia e das ciências da educação, refletindo criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras no estudo e promoção do Talento. Este estudo sistematiza discussões publicadas na última década. O processo implementado garantiu a validade descritiva, validade interpretativa, validade teórica e pragmática. A revisão sistemática quantitativa e qualitativa da literatura serviu para ampliar as possibilidades interpretativas dos resultados, garantindo o cumprimento de três etapas: iniciação, procedimento e saída; foi contemplado um total de 132 estudos, estudos analisados com base em duas categorias de classificação, nomeadamente a arquitetura psicológica do Talento e intervenção em contextos educativos, desportivos ou artísticos. De igual modo, foram contemplados seis núcleos de sentido, designadamente as características de identificação, fatores pessoais e contextuais, altas habilidade, metacognição, intervenção psicológica e programas de promoção do Talento. Concluise este trabalho com discussão das leituras de uma década de literatura, com o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações resultantes do estudo.
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