Os bastidores da quinta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raquel Filipa Costa, 1992-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26543
Resumo: Relatório de estágio, Mestrado em Educação e Formação (Área de especialidade Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_baa542c18ff331b44af51433f8af7d65
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os bastidores da quinta pedagógicaEducação não formalEducação formalActividades pedagógicasRelatórios de estágio de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio, Mestrado em Educação e Formação (Área de especialidade Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório de estágio surge no âmbito de realização de estágio no Mestrado em Educação e Formação com especialização em Desenvolvimento Social e Cultural no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estágio foi realizado na Quinta Pedagógica dos Olivais, sendo que a sua missão passa por “Contribuir com excelência, inovação e dedicação, para a prestação de serviços na área educativa, privilegiando o contacto com os usos, costumes e tradições rurais, incentivando a partilha de experiências e saberes entre gerações, recriando um ambiente de ruralidade” (site), através de atividades de dimensão Não Formal, a Quinta Pedagógica, além das tradições dá relevo aos comportamentos saudáveis no que diz respeito à alimentação e ao ambiente. O meu projeto pessoal na instituição passou por desenvolver e organizar os roteiros das atividades educativas desenvolvidas pela Quinta, através da observação das mesmas e de conversas informais com os técnicos e docentes. Educação formal e não formal complementam-se. Um bom exemplo é a ligação que se estabelece entre a escola e os Equipamentos de educação ambiental existentes nas cidades, através de visitas de estudo e outras atividades. No entanto, estas instituições só têm na verdade sucesso, quando no contexto escolar existe uma reflexão sobre a experiencia durante a visita e uma preparação tanto por parte do meio Formal como no Informal. Estas instituições apesar de serem informais têm nos seus bastidores um trabalho fundamental que o público desconhece, mas que sem esse trabalho seriam impossível para a instituição desenvolver as atividades que disponibiliza, assim como conseguir que exista aprendizagem por parte do público.Ce rapport de stage surgit dans le cadre de la réalisation de stage du Master en Éducation et Formation avec la spécialisation dans le Développement Social et Culturel à l'Institut de l'Éducation de l’Université de Lisbonne. Le stage a été réalisé dans la Quinta Pedagógica dos Olivais ayant comme mission de « contribuer à l’excellence, l'innovation et le dévouement pour la prestation de services dans le domaine de l'éducation, en privilégiant le contact avec les utilisations, coutumes et traditions rurales, tout en encourageant le partage d’expériences et de savoirs entre générations, ceci en recréant un environnement de ruralité » (site), à partir d’activités de dimension non formelle, la Quinta Pedagógica, au-delà des traditions qui donnent un relief aux comportements sain en ce qui concerne l'alimentation et l'environnement. Mon projet personnel dans l'institution consistait à développer et organiser des fiches d'activités éducatives développées par la Quinta, ceci par le biais d’observations ainsi que par des conversations informelles avec les techniciens et les enseignants. L’éducation formelle et non-formelle se sont juxtaposées. Un bon exemple est la connexion qui s’établie entre l'école et les équipements de l'éducation environnementale existant dans les villes, à travers de visites d'étude et d'autres activités. Cependant, ces institutions ont une réelle réussite dans le contexte scolaire lorsqu’une réflexion existe sur l’expérience durant la visite et une préparation à la fois par le milieu formel comme informel. Bien que les institutions soient informelles, celles-ci ont dans leurs coulisses un travail fondamental que le public ignore, mais que sans ce travail, il serait impossible pour l’institution de développer les activités disponibles, ainsi que de faire en sorte qu’un apprentissage de la part du public existe.Freire, Isabel Pimenta, 1952-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Raquel Filipa Costa, 1992-2017-02-16T15:53:07Z20162016-10-172016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26543TID:201913070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:11.216663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os bastidores da quinta pedagógica
title Os bastidores da quinta pedagógica
spellingShingle Os bastidores da quinta pedagógica
Rodrigues, Raquel Filipa Costa, 1992-
Educação não formal
Educação formal
Actividades pedagógicas
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os bastidores da quinta pedagógica
title_full Os bastidores da quinta pedagógica
title_fullStr Os bastidores da quinta pedagógica
title_full_unstemmed Os bastidores da quinta pedagógica
title_sort Os bastidores da quinta pedagógica
author Rodrigues, Raquel Filipa Costa, 1992-
author_facet Rodrigues, Raquel Filipa Costa, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Raquel Filipa Costa, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
Educação formal
Actividades pedagógicas
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação não formal
Educação formal
Actividades pedagógicas
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio, Mestrado em Educação e Formação (Área de especialidade Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-17
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-16T15:53:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26543
TID:201913070
url http://hdl.handle.net/10451/26543
identifier_str_mv TID:201913070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349059162112