Caracterização de agregados reciclados de acordo com o Normativo Europeu prEN933-11

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, A. C.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Antunes, M. L.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/13383
Resumo: Atendendo à previsível escassez dos recursos naturais, bem como às inequívocas vantagens ambientais da reutilização de materiais que, de outra forma seriam levados a depósito, a aplicação de agregados reciclados na construção rodoviária tem vindo a suscitar um interesse cada vez maior por parte de diversos intervenientes. No âmbito da actividade do CEN – Comité Europeu de Normalização, em particular do Comité Técnico TC 154 – “Aggregates”, tem-se vindo a desenvolver um esforço no sentido de adaptar as normas existentes e desenvolver novas normas, quando aplicável, tendo em vista dispor de documentos adequados para a caracterização de agregados reciclados. Por forma a estudar a aplicabilidade dessas normas a agregados reciclados produzidos em Portugal foi estabelecido um Protocolo de Cooperação entre a Estradas de Portugal, E.P., S.A.1 e o LNEC, no âmbito do qual se realizou um estudo laboratorial para caracterização de cinco tipos de materiais seleccionados pela Comissão Técnica Portuguesa de Normalização em Agregados – CT 154. De acordo com o Plano de Trabalhos acordado, o estudo desenvolvido compreendeu a caracterização laboratorial de cinco tipos de agregados reciclados com a realização de ensaios de classificação dos constituintes, de avaliação das propriedades geométricas e de determinação das propriedades mecânicas e físicas. Neste trabalho apresentam-se os principais resultados obtidos e analisa-se a aplicabilidade do projecto de Norma Europeia prEN 933-11 “Tests for geometrical properties of aggregates. Part 11: Classification test for the constituents of coarse recycled aggregate” e dos restantes métodos de ensaio estudados à caracterização dos agregados reciclados. Este estudo é co-financiado a 75 % pelo PRIME (Programa de Incentivos à Modernização da Economia) sendo os restantes 25 % suportados pela EP, SA.
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