Análise teórica de propelante compósito de base de perclorato de amónia com RDX contendo pequenas partículas de boro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Paulo Alexandre Rodrigues De Vasconcelos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2014
Resumo: Na indústria aeronáutica/aeroespacial tem-se verificado uma procura de propelantes com melhores desempenhos, menos poluentes e mais eficazes para um motor foguete, o que tem levado a uma evolução considerável no ramo dos propelantes heterogéneos. Neste âmbito tem-se observado a eminente necessidade de conjugar os oxidantes (sendo o mais comum o perclorato de amónia), com as nitramidas (RDX) sob varias concentrações. Actualmente tem-se constatado ainda que a adição de combustíveis metálicos (mais concretamente o alumínio) e a adição de ligantes energéticos contribuem para o aumento dos parâmetros de desempenho de voo, nomeadamente, o impulso específico, o caudal, a velocidade característica, a velocidade dos gases de escape, entre outros. Constata-se ainda que existem combustíveis metálicos promissores para além do alumínio, entre eles o boro, o berílio, o titânio e o magnésio. Esta dissertação visa clarificar e modelar a influência de uma mistura de propelante compósito de base de perclorato de amónia, com o explosivo RDX (Cyclotrimethylene trinitramide), com e sem a adição de partículas finas de boro. Desta forma é possível verificar se o boro é um bom combustível metálico, sendo ou não passível a ser usado nos motores foguete. As propriedades energéticas do boro, assim como o progresso do boro na superfície da queima do grão, são modeladas usando um algoritmo matemático em Matlab. Este estudo visa então comparar dois propelantes muito semelhantes, um com boro e outro sem boro, de forma a compreender e verificar se esta aplicação é viável. Por fim far-se-á um estudo de comparação (apenas complementar) entre o boro e o alumínio a nível de desempenho.
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