O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1988 |
Resumo: | O presente relatório foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo e constitui-se por duas partes distintas: apresentação do percurso dos estágios no decorrer do curso e o trabalho de pesquisa. Em relação aos estágios é feita uma caraterização e reflexão do percurso de cada contexto bem como a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido. Depois de fazer uma reflexão profunda das observações em contexto de estágio, e das consequências do ato irrefletido da falta de pontualidade, enquanto valor cívico que faz a ligação escola família, decidiu-se aprofundar esta temática basilar de formação do caráter das crianças e, consequentemente, na formação de cidadãos responsáveis. Na segunda parte deste trabalho surge o trabalho de pesquisa fundamentado, as opções metodológicas na condução do trabalho e análise da recolha dos dados. Para este estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevista a educadoras e professoras por forma a compreender as dinâmicas familiares de envolvimento na vida dos seus educandos, e repercussão nas suas aprendizagens cognitivas e sociais, tendo em conta a indissociabilidade de cidadania e caráter. Evidenciou-se na análise dos dados que as educadoras e professoras consideram a cidadania como área a trabalhar de forma transdisciplinar e que o envolvimento dos pais na educação cívica dos seus educandos é fulcral na formação do caráter da criança. A pontualidade é um fator, sem dúvida, primordial na ligação da família à escola envolvendo-se de um valor muito importante, a responsabilidade que gera cidadãos ativos e críticos. |
id |
RCAP_baaaa8b1af90f624dd8ffaac975b3970 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsáveleducação cívicacidadania e caráterpontualidade e valorescivic educationcitizenship and characterpunctuality and valuesO presente relatório foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo e constitui-se por duas partes distintas: apresentação do percurso dos estágios no decorrer do curso e o trabalho de pesquisa. Em relação aos estágios é feita uma caraterização e reflexão do percurso de cada contexto bem como a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido. Depois de fazer uma reflexão profunda das observações em contexto de estágio, e das consequências do ato irrefletido da falta de pontualidade, enquanto valor cívico que faz a ligação escola família, decidiu-se aprofundar esta temática basilar de formação do caráter das crianças e, consequentemente, na formação de cidadãos responsáveis. Na segunda parte deste trabalho surge o trabalho de pesquisa fundamentado, as opções metodológicas na condução do trabalho e análise da recolha dos dados. Para este estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevista a educadoras e professoras por forma a compreender as dinâmicas familiares de envolvimento na vida dos seus educandos, e repercussão nas suas aprendizagens cognitivas e sociais, tendo em conta a indissociabilidade de cidadania e caráter. Evidenciou-se na análise dos dados que as educadoras e professoras consideram a cidadania como área a trabalhar de forma transdisciplinar e que o envolvimento dos pais na educação cívica dos seus educandos é fulcral na formação do caráter da criança. A pontualidade é um fator, sem dúvida, primordial na ligação da família à escola envolvendo-se de um valor muito importante, a responsabilidade que gera cidadãos ativos e críticos.This report was created within the ambit of the Master's Degree in Early Years Education (Pre-School and Primary School). And consists of two distinct parts: presentation of the internships during the course, and the research work. Regarding the internships, it’s presented a characterization and reflection of the course of each context, as well as a presentation of the intervention project developed. After a deep reflection on observations made during internship context, about the consequences of the unreflected act of the lack of punctuality, whilst civic value, that makes the connection between family and school, it was decided to deepen this topic, that is so significant on children character formation and, consequently, in the shaping of responsible citizens. In the second part of this work is based on grounded research, and on the methodological options for the conduction of research and data track analysis. For this study, was used a qualitative methodology, whose data were collected through interviews with early years practitioners and primary teachers in order to understand the family dynamics of involvement in the lives of their students, and repercussion on their cognitive and social learning, taking into account the inseparability of citizenship and character. It was evidenced in the data analysis, that the educators consider citizenship as an area to work in a transdisciplinary way, and that the involvement of the parents in the civic education of their students is central in the formation of the character of the child. Punctuality is undoubtedly a key factor in linking the family to the school, involving a very important value, the responsibility that generates active and critical citizens.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves2018-01-11T09:44:36Z2017-12-132017-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1988TID:201791765por201791765info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:11.009691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável |
title |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável |
spellingShingle |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável Correia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves educação cívica cidadania e caráter pontualidade e valores civic education citizenship and character punctuality and values |
title_short |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável |
title_full |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável |
title_fullStr |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável |
title_full_unstemmed |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável |
title_sort |
O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável |
author |
Correia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves |
author_facet |
Correia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Ramiro Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação cívica cidadania e caráter pontualidade e valores civic education citizenship and character punctuality and values |
topic |
educação cívica cidadania e caráter pontualidade e valores civic education citizenship and character punctuality and values |
description |
O presente relatório foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo e constitui-se por duas partes distintas: apresentação do percurso dos estágios no decorrer do curso e o trabalho de pesquisa. Em relação aos estágios é feita uma caraterização e reflexão do percurso de cada contexto bem como a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido. Depois de fazer uma reflexão profunda das observações em contexto de estágio, e das consequências do ato irrefletido da falta de pontualidade, enquanto valor cívico que faz a ligação escola família, decidiu-se aprofundar esta temática basilar de formação do caráter das crianças e, consequentemente, na formação de cidadãos responsáveis. Na segunda parte deste trabalho surge o trabalho de pesquisa fundamentado, as opções metodológicas na condução do trabalho e análise da recolha dos dados. Para este estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevista a educadoras e professoras por forma a compreender as dinâmicas familiares de envolvimento na vida dos seus educandos, e repercussão nas suas aprendizagens cognitivas e sociais, tendo em conta a indissociabilidade de cidadania e caráter. Evidenciou-se na análise dos dados que as educadoras e professoras consideram a cidadania como área a trabalhar de forma transdisciplinar e que o envolvimento dos pais na educação cívica dos seus educandos é fulcral na formação do caráter da criança. A pontualidade é um fator, sem dúvida, primordial na ligação da família à escola envolvendo-se de um valor muito importante, a responsabilidade que gera cidadãos ativos e críticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 2017-12-13T00:00:00Z 2018-01-11T09:44:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1988 TID:201791765 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1988 |
identifier_str_mv |
TID:201791765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201791765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137031284064256 |