O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1988
Resumo: O presente relatório foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo e constitui-se por duas partes distintas: apresentação do percurso dos estágios no decorrer do curso e o trabalho de pesquisa. Em relação aos estágios é feita uma caraterização e reflexão do percurso de cada contexto bem como a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido. Depois de fazer uma reflexão profunda das observações em contexto de estágio, e das consequências do ato irrefletido da falta de pontualidade, enquanto valor cívico que faz a ligação escola família, decidiu-se aprofundar esta temática basilar de formação do caráter das crianças e, consequentemente, na formação de cidadãos responsáveis. Na segunda parte deste trabalho surge o trabalho de pesquisa fundamentado, as opções metodológicas na condução do trabalho e análise da recolha dos dados. Para este estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevista a educadoras e professoras por forma a compreender as dinâmicas familiares de envolvimento na vida dos seus educandos, e repercussão nas suas aprendizagens cognitivas e sociais, tendo em conta a indissociabilidade de cidadania e caráter. Evidenciou-se na análise dos dados que as educadoras e professoras consideram a cidadania como área a trabalhar de forma transdisciplinar e que o envolvimento dos pais na educação cívica dos seus educandos é fulcral na formação do caráter da criança. A pontualidade é um fator, sem dúvida, primordial na ligação da família à escola envolvendo-se de um valor muito importante, a responsabilidade que gera cidadãos ativos e críticos.
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