O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murtinheira, Tiago Xavier Leitão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5427
Resumo: O treinador desempenha um papel de elevado significado na vida dos jovens seres. A sua influência consegue ser mais forte do que aquela que é conseguida por muitos pais. As suas funções são tão vastas e específicas que se justifica a realização de investigações centradas nas mais diversas áreas da sua intervenção profissional. Assim sendo, este estudo teve como principal objetivo identificar os aspetos que caraterizam o bom treinador de jovens, segundo a opinião dos alunos do Ensino Secundário, praticantes de futebol federado. A investigação centrou-se em 16 atletas de 4 clubes do escalão Juniores A da região centro do país e que competem nos campeonatos nacionais: Académico de Viseu Futebol Clube, Clube Desportivo de Tondela, Grupo Desportivo de Oliveira de Frades e Sport Clube Beira-Mar. A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados deste estudo, revelam que relativamente ao conceito de treinador, os atletas referem que deve ter fortes preocupações e interesse com a formação global do atleta. Deve ser um líder, uma pessoa com a função de gestor, orientador e coordenador de todo o processo de treino. É importante formar jogadores, prepará-los para a competição, que os faça evoluir ao máximo e ter um conhecimento aprofundado em diversas áreas do desporto. Têm que saber ensinar, ou seja, tem que utilizar estratégias adequadas de modo a promover a evolução dos atletas. Quanto ao conceito de treinador de jovens excelente, indicam que o treinador deve ter uma preocupação pela formação global, preocupar-se e estar presente na vida social dos atletas. Não se deve focar apenas na vitória, mas sim fazer evoluir os atletas, formar jogadores. O treinador deve ser um conhecedor do futebol, deve ter conhecimentos específicos da modalidade. Os atletas mencionam que formar pessoas é outro aspeto relevante no treinador, como a transmissão de valores e ideais corretos. É importante ser um bom comunicador, utilizar uma comunicação adequada, concreta e direta. Deve conhecer o escalão etário, os problemas, angústias, receios e dificuldades por que passam os jovens. No que se refere às 7 caraterísticas enunciadas por Janssen e Dale (2002), verificamos que as valorizadas maioritariamente como muito importante pelos atletas foram: competente, potenciador de confiança e ser comunicador.
id RCAP_baac85c6b8bdc63c5d5e47535e95c2e9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federadoTreinadorFutebolO treinador desempenha um papel de elevado significado na vida dos jovens seres. A sua influência consegue ser mais forte do que aquela que é conseguida por muitos pais. As suas funções são tão vastas e específicas que se justifica a realização de investigações centradas nas mais diversas áreas da sua intervenção profissional. Assim sendo, este estudo teve como principal objetivo identificar os aspetos que caraterizam o bom treinador de jovens, segundo a opinião dos alunos do Ensino Secundário, praticantes de futebol federado. A investigação centrou-se em 16 atletas de 4 clubes do escalão Juniores A da região centro do país e que competem nos campeonatos nacionais: Académico de Viseu Futebol Clube, Clube Desportivo de Tondela, Grupo Desportivo de Oliveira de Frades e Sport Clube Beira-Mar. A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados deste estudo, revelam que relativamente ao conceito de treinador, os atletas referem que deve ter fortes preocupações e interesse com a formação global do atleta. Deve ser um líder, uma pessoa com a função de gestor, orientador e coordenador de todo o processo de treino. É importante formar jogadores, prepará-los para a competição, que os faça evoluir ao máximo e ter um conhecimento aprofundado em diversas áreas do desporto. Têm que saber ensinar, ou seja, tem que utilizar estratégias adequadas de modo a promover a evolução dos atletas. Quanto ao conceito de treinador de jovens excelente, indicam que o treinador deve ter uma preocupação pela formação global, preocupar-se e estar presente na vida social dos atletas. Não se deve focar apenas na vitória, mas sim fazer evoluir os atletas, formar jogadores. O treinador deve ser um conhecedor do futebol, deve ter conhecimentos específicos da modalidade. Os atletas mencionam que formar pessoas é outro aspeto relevante no treinador, como a transmissão de valores e ideais corretos. É importante ser um bom comunicador, utilizar uma comunicação adequada, concreta e direta. Deve conhecer o escalão etário, os problemas, angústias, receios e dificuldades por que passam os jovens. No que se refere às 7 caraterísticas enunciadas por Janssen e Dale (2002), verificamos que as valorizadas maioritariamente como muito importante pelos atletas foram: competente, potenciador de confiança e ser comunicador.Coaches play a highly significant role in the lives of young beings. Their influence can be stronger than that which may be achieved by many parents. Their functions are so vast and specific that they justify research focused on the most diverse areas of their professional intervention. Thus, this study has as its main objective to identify the aspects that characterise a good coach of young people, in the opinion of secondary school students, players of organised football. The research focused on 16 athletes from 4 Junior Clubs, level A, in the central region of Portugal who compete in the national championships: The Académico de Viseu Football Club, Sports Club of Tondela, Sports Group of Oliveira de Frades and Beira-Mar Sports Club. The descriptive and exploratory nature of the study justifies the choice of a qualitative method, making use of the techniques of content analysis in order to analyse the data, and using interviews as a tool for data collection. The main results of this study show that as far as the concept of sport coaches is concerned, athletes report the latter should have strong concerns and interests with the overall training of the athletes. The coach must also be a leader, a person with a managing role, a supervisor and a coordinator of the complete training process. It is important to coach players, to prepare athletes for competition, making them evolve to their fullest and have a thorough knowledge in the various fields of sport. Coaches also have to know how to teach, i.e., they must use appropriate strategies to promote the development of athletes. The concept of excellent coaches of young people indicates as well that coaches should have a concern for their overall training and that they should worry and be present in the social life of the athletes. They should not focus solely on the victory, but on developing athletes, educating football players. Coaches must have a good specific knowledge of football. Athletes mention that educating people is another important aspect of training, such as the transmission of values and the correct ideals. It is important for coaches to be good communicators, using adequate, practical, and direct forms of communication. Coaches must have a good knowledge of the age group, as well as of the problems, anxieties, fears and difficulties that young people experience. Regarding the seven characteristics mentioned by Janssen and Dale (2002), we find that the ones that are mainly appreciated as being very important by athletes were: to be competent, to be reliable and to be a good communicator.2016-01-18T10:54:06Z2016-01-18T00:00:00Z2016-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5427porMurtinheira, Tiago Xavier Leitãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:27.474128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
title O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
spellingShingle O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
Murtinheira, Tiago Xavier Leitão
Treinador
Futebol
title_short O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
title_full O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
title_fullStr O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
title_full_unstemmed O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
title_sort O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
author Murtinheira, Tiago Xavier Leitão
author_facet Murtinheira, Tiago Xavier Leitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murtinheira, Tiago Xavier Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Treinador
Futebol
topic Treinador
Futebol
description O treinador desempenha um papel de elevado significado na vida dos jovens seres. A sua influência consegue ser mais forte do que aquela que é conseguida por muitos pais. As suas funções são tão vastas e específicas que se justifica a realização de investigações centradas nas mais diversas áreas da sua intervenção profissional. Assim sendo, este estudo teve como principal objetivo identificar os aspetos que caraterizam o bom treinador de jovens, segundo a opinião dos alunos do Ensino Secundário, praticantes de futebol federado. A investigação centrou-se em 16 atletas de 4 clubes do escalão Juniores A da região centro do país e que competem nos campeonatos nacionais: Académico de Viseu Futebol Clube, Clube Desportivo de Tondela, Grupo Desportivo de Oliveira de Frades e Sport Clube Beira-Mar. A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados deste estudo, revelam que relativamente ao conceito de treinador, os atletas referem que deve ter fortes preocupações e interesse com a formação global do atleta. Deve ser um líder, uma pessoa com a função de gestor, orientador e coordenador de todo o processo de treino. É importante formar jogadores, prepará-los para a competição, que os faça evoluir ao máximo e ter um conhecimento aprofundado em diversas áreas do desporto. Têm que saber ensinar, ou seja, tem que utilizar estratégias adequadas de modo a promover a evolução dos atletas. Quanto ao conceito de treinador de jovens excelente, indicam que o treinador deve ter uma preocupação pela formação global, preocupar-se e estar presente na vida social dos atletas. Não se deve focar apenas na vitória, mas sim fazer evoluir os atletas, formar jogadores. O treinador deve ser um conhecedor do futebol, deve ter conhecimentos específicos da modalidade. Os atletas mencionam que formar pessoas é outro aspeto relevante no treinador, como a transmissão de valores e ideais corretos. É importante ser um bom comunicador, utilizar uma comunicação adequada, concreta e direta. Deve conhecer o escalão etário, os problemas, angústias, receios e dificuldades por que passam os jovens. No que se refere às 7 caraterísticas enunciadas por Janssen e Dale (2002), verificamos que as valorizadas maioritariamente como muito importante pelos atletas foram: competente, potenciador de confiança e ser comunicador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-18T10:54:06Z
2016-01-18T00:00:00Z
2016-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5427
url http://hdl.handle.net/10348/5427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137119958990848