Navegação de um veículo robótico subaquático em ambiente estruturado baseada em visão monocular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31372 |
Resumo: | Durante as últimas décadas, o desenvolvimento de veículos subaquáticos não tripulados (na sigla em inglês – UUV) permitiu a execução de atividades subaquáticas onde a presença humana não era possível. Para auxiliar a operação destes veículos e dotá-los de uma maior autonomia, existe a necessidade de determinar a sua localização no espaço 3-D. Entre as diferentes técnicas existentes para a localização subaquática, as técnicas baseadas em visão computacional são bastante atrativas pois as câmaras fazem parte do equipamento padrão de um veículo robótico subaquático, permitindo obter soluções de localizações de baixo custo. Nesta dissertação, é abordado o tema da localização subaquática com recurso a uma única câmara, a odometria visual monocular, e com recurso a uma câmara auxiliada por uma Unidade de Medição Inercial (na sigla em inglês - IMU), a odometria visual-inercial monocular. A IMU é um sensor composto por um acelerómetro, um giroscópio e um magnetómetro, os quais se encontram no veículo utilizado nesta dissertação, o Pro4 ROV da VideoRay. São explorados diferentes métodos de odometria visual-inercial e odometria visual, e a sua aplicação ao meio subaquático. Devido às condições difíceis do meio, são exploradas duas formas de melhorar a visibilidade das imagens adquiridas com o objetivo de melhorar o desempenho dos algoritmos avaliados. Como a aquisição de dados no ambiente subaquático não é trivial, não existe muita informação sobre o desempenho dos métodos utilizados no meio em estudo. Deste modo, antes de os aplicar no Pro4 ROV, juntamente com as melhorias propostas, os algoritmos foram aplicados sobre um dataset subaquático público. Devido a fatores que condicionaram a utilização do Pro4 num ambiente real e a dificuldades técnicas na leitura dos dados da IMU, foram definidos um conjunto de testes em ambiente terrestre utilizando apenas os métodos de odometria visual, com os objetivos de validar o processo de calibração efetuado e demonstrar a aplicação dos algoritmos no veículo utilizado. Os resultados obtidos com o dataset demonstram que a utilização de uma câmara e de uma IMU no meio subaquático permite obter uma solução de localização de baixo custo com uma precisão submétrica. Em particular, a visibilidade da imagem revela ser um fator determinante para o aumento dessa precisão. Relativamente ao resultados obtidos com o ROV, estes destacam a importância do aproveitamento do largo campo de visão da câmara para o desempenho da odometria visual. |
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Nesta dissertação, é abordado o tema da localização subaquática com recurso a uma única câmara, a odometria visual monocular, e com recurso a uma câmara auxiliada por uma Unidade de Medição Inercial (na sigla em inglês - IMU), a odometria visual-inercial monocular. A IMU é um sensor composto por um acelerómetro, um giroscópio e um magnetómetro, os quais se encontram no veículo utilizado nesta dissertação, o Pro4 ROV da VideoRay. São explorados diferentes métodos de odometria visual-inercial e odometria visual, e a sua aplicação ao meio subaquático. Devido às condições difíceis do meio, são exploradas duas formas de melhorar a visibilidade das imagens adquiridas com o objetivo de melhorar o desempenho dos algoritmos avaliados. Como a aquisição de dados no ambiente subaquático não é trivial, não existe muita informação sobre o desempenho dos métodos utilizados no meio em estudo. Deste modo, antes de os aplicar no Pro4 ROV, juntamente com as melhorias propostas, os algoritmos foram aplicados sobre um dataset subaquático público. Devido a fatores que condicionaram a utilização do Pro4 num ambiente real e a dificuldades técnicas na leitura dos dados da IMU, foram definidos um conjunto de testes em ambiente terrestre utilizando apenas os métodos de odometria visual, com os objetivos de validar o processo de calibração efetuado e demonstrar a aplicação dos algoritmos no veículo utilizado. Os resultados obtidos com o dataset demonstram que a utilização de uma câmara e de uma IMU no meio subaquático permite obter uma solução de localização de baixo custo com uma precisão submétrica. Em particular, a visibilidade da imagem revela ser um fator determinante para o aumento dessa precisão. Relativamente ao resultados obtidos com o ROV, estes destacam a importância do aproveitamento do largo campo de visão da câmara para o desempenho da odometria visual.During the past few decades, the development of Unmanned Underwater Vehicles (UUV) has allowed underwater activities to be carried out where human presence was not possible. To assist the operation of these vehicles and provide them with greater autonomy, there is a need to determine their position in the 3-D space. Among the different existing techniques for underwater localization, techniques based on computer vision are quite attractive because cameras are part of the standard equipment of an underwater robotic vehicle, allowing to obtain low cost localization solutions. In this dissertation, the theme of underwater localization is addressed using a single camera, called monocular visual odometry, and using a camera aided by an Inertial Measurement Unit (IMU), called monocular visualinertial odometry. The IMU is a sensor composed of an accelerometer, a gyroscope and a magnetometer, which are part of the vehicle used in this dissertation, the VideoRay Pro4 ROV. Different methods of visual-inertial odometry and visual odometry are explored, including their application to the underwater environment. Due to the difficult conditions of the environment, two ways of improving the visibility of the acquired images are explored in order to improve the performance of the evaluated algorithms. As the acquisition of data in the underwater environment is not trivial, there is not much information on the performance of the methods used in the study environment. Thus, before applying them to the Pro4 ROV, as well as the proposed improvements, the algorithms were applied over a public underwater dataset. Due to factors that conditioned the use of Pro4 in a real environment and technical difficulties in reading the IMU data, a set of tests in terrestrial environment were defined using only the methods of visual odometry, with the purpose of validating the calibration process performed and demonstrate the application of the algorithms in the vehicle used. The results obtained with the dataset demonstrate that the use of a camera and an IMU in the underwater environment allows to obtain a low-cost localization solution with submetric precision. In particular, the visibility of the image proves to be a determinant factor for increasing this accuracy. Regarding the results obtained with the ROV, these highlight the importance of taking advantage of the wide field of view of the camera.2021-05-17T09:09:11Z2021-02-22T00:00:00Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31372porFontão, Renato Afonso da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:34Zoai:ria.ua.pt:10773/31372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:16.287584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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