Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, António Pedro Saramago Campos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11772
Resumo: O presente relatório de estágio está baseado na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto. Essa prática não se foca apenas no tipo de aula individual, mas também em aulas de combo e treino auditivo. O relatório de Estágio pretende ser uma reflexão acerca do ensino do jazz com o objectivo de melhorar os métodos de ensino deste estilo musical. O projecto de investigação foca-se na questão da importância do treino auditivo como ferramenta para a improvisação. Na minha prática como docente de instrumento, combo e treino auditivo tenho assistido muitas vezes a uma “desvalorização” do treino auditivo por parte dos alunos. Este deve acompanhar o estudo do instrumento e não deve ser visto como algo separado deste. A importância de reconhecer e reproduzir intervalos, chordscales, reconhecer acordes, progressões harmónicas, forma bem como ser capaz de improvisar utilizando apenas a voz no sentido de se conseguir cantar o que se ouve interiormente mostra-se como uma ferramenta essencial para se ser um músico de jazz.
id RCAP_bac11041231f275c20ae331ff5a9cb9a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicasTreino auditivoProgressões harmónicasImprovisaçãoJazzEar trainingHarmonic progressionImprovisationO presente relatório de estágio está baseado na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto. Essa prática não se foca apenas no tipo de aula individual, mas também em aulas de combo e treino auditivo. O relatório de Estágio pretende ser uma reflexão acerca do ensino do jazz com o objectivo de melhorar os métodos de ensino deste estilo musical. O projecto de investigação foca-se na questão da importância do treino auditivo como ferramenta para a improvisação. Na minha prática como docente de instrumento, combo e treino auditivo tenho assistido muitas vezes a uma “desvalorização” do treino auditivo por parte dos alunos. Este deve acompanhar o estudo do instrumento e não deve ser visto como algo separado deste. A importância de reconhecer e reproduzir intervalos, chordscales, reconhecer acordes, progressões harmónicas, forma bem como ser capaz de improvisar utilizando apenas a voz no sentido de se conseguir cantar o que se ouve interiormente mostra-se como uma ferramenta essencial para se ser um músico de jazz.The present report is based on my educational practice integrated in the jazz variant of the secondary course of music of the Conservatory of Music of Porto. This practice focuses not only on the individual class type but also on combo lessons and ear training. The report aims to be a reflection on the teaching of jazz with the aim of improving the teaching methods of this musical style. The research project focuses on the question of the importance of auditory training as a tool for improvisation. In my practice as an instrument teacher, combo and ear training I have often witnessed a "devaluation" of the ear training by the students. This should accompany the study of the instrument and should not be seen as something separate from this. The importance of recognizing and reproducing intervals, chordscales, recognizing chords, harmonic progressions, as well as being able to improvise using only the voice in the sense of being able to sing what we gear, is an essential tool for be a jazz musician.Perfeito, Paulo Jorge dos SantosBrandão, João PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeves, António Pedro Saramago Campos2018-07-25T13:15:16Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11772TID:201953870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.523409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
title Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
spellingShingle Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
Neves, António Pedro Saramago Campos
Treino auditivo
Progressões harmónicas
Improvisação
Jazz
Ear training
Harmonic progression
Improvisation
title_short Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
title_full Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
title_fullStr Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
title_full_unstemmed Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
title_sort Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
author Neves, António Pedro Saramago Campos
author_facet Neves, António Pedro Saramago Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perfeito, Paulo Jorge dos Santos
Brandão, João Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, António Pedro Saramago Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Treino auditivo
Progressões harmónicas
Improvisação
Jazz
Ear training
Harmonic progression
Improvisation
topic Treino auditivo
Progressões harmónicas
Improvisação
Jazz
Ear training
Harmonic progression
Improvisation
description O presente relatório de estágio está baseado na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto. Essa prática não se foca apenas no tipo de aula individual, mas também em aulas de combo e treino auditivo. O relatório de Estágio pretende ser uma reflexão acerca do ensino do jazz com o objectivo de melhorar os métodos de ensino deste estilo musical. O projecto de investigação foca-se na questão da importância do treino auditivo como ferramenta para a improvisação. Na minha prática como docente de instrumento, combo e treino auditivo tenho assistido muitas vezes a uma “desvalorização” do treino auditivo por parte dos alunos. Este deve acompanhar o estudo do instrumento e não deve ser visto como algo separado deste. A importância de reconhecer e reproduzir intervalos, chordscales, reconhecer acordes, progressões harmónicas, forma bem como ser capaz de improvisar utilizando apenas a voz no sentido de se conseguir cantar o que se ouve interiormente mostra-se como uma ferramenta essencial para se ser um músico de jazz.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25T13:15:16Z
2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11772
TID:201953870
url http://hdl.handle.net/10400.22/11772
identifier_str_mv TID:201953870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472631693312