Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11772 |
Resumo: | O presente relatório de estágio está baseado na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto. Essa prática não se foca apenas no tipo de aula individual, mas também em aulas de combo e treino auditivo. O relatório de Estágio pretende ser uma reflexão acerca do ensino do jazz com o objectivo de melhorar os métodos de ensino deste estilo musical. O projecto de investigação foca-se na questão da importância do treino auditivo como ferramenta para a improvisação. Na minha prática como docente de instrumento, combo e treino auditivo tenho assistido muitas vezes a uma “desvalorização” do treino auditivo por parte dos alunos. Este deve acompanhar o estudo do instrumento e não deve ser visto como algo separado deste. A importância de reconhecer e reproduzir intervalos, chordscales, reconhecer acordes, progressões harmónicas, forma bem como ser capaz de improvisar utilizando apenas a voz no sentido de se conseguir cantar o que se ouve interiormente mostra-se como uma ferramenta essencial para se ser um músico de jazz. |
id |
RCAP_bac11041231f275c20ae331ff5a9cb9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11772 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicasTreino auditivoProgressões harmónicasImprovisaçãoJazzEar trainingHarmonic progressionImprovisationO presente relatório de estágio está baseado na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto. Essa prática não se foca apenas no tipo de aula individual, mas também em aulas de combo e treino auditivo. O relatório de Estágio pretende ser uma reflexão acerca do ensino do jazz com o objectivo de melhorar os métodos de ensino deste estilo musical. O projecto de investigação foca-se na questão da importância do treino auditivo como ferramenta para a improvisação. Na minha prática como docente de instrumento, combo e treino auditivo tenho assistido muitas vezes a uma “desvalorização” do treino auditivo por parte dos alunos. Este deve acompanhar o estudo do instrumento e não deve ser visto como algo separado deste. A importância de reconhecer e reproduzir intervalos, chordscales, reconhecer acordes, progressões harmónicas, forma bem como ser capaz de improvisar utilizando apenas a voz no sentido de se conseguir cantar o que se ouve interiormente mostra-se como uma ferramenta essencial para se ser um músico de jazz.The present report is based on my educational practice integrated in the jazz variant of the secondary course of music of the Conservatory of Music of Porto. This practice focuses not only on the individual class type but also on combo lessons and ear training. The report aims to be a reflection on the teaching of jazz with the aim of improving the teaching methods of this musical style. The research project focuses on the question of the importance of auditory training as a tool for improvisation. In my practice as an instrument teacher, combo and ear training I have often witnessed a "devaluation" of the ear training by the students. This should accompany the study of the instrument and should not be seen as something separate from this. The importance of recognizing and reproducing intervals, chordscales, recognizing chords, harmonic progressions, as well as being able to improvise using only the voice in the sense of being able to sing what we gear, is an essential tool for be a jazz musician.Perfeito, Paulo Jorge dos SantosBrandão, João PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeves, António Pedro Saramago Campos2018-07-25T13:15:16Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11772TID:201953870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.523409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas |
title |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas |
spellingShingle |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas Neves, António Pedro Saramago Campos Treino auditivo Progressões harmónicas Improvisação Jazz Ear training Harmonic progression Improvisation |
title_short |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas |
title_full |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas |
title_fullStr |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas |
title_full_unstemmed |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas |
title_sort |
Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas |
author |
Neves, António Pedro Saramago Campos |
author_facet |
Neves, António Pedro Saramago Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perfeito, Paulo Jorge dos Santos Brandão, João Pedro Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, António Pedro Saramago Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treino auditivo Progressões harmónicas Improvisação Jazz Ear training Harmonic progression Improvisation |
topic |
Treino auditivo Progressões harmónicas Improvisação Jazz Ear training Harmonic progression Improvisation |
description |
O presente relatório de estágio está baseado na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto. Essa prática não se foca apenas no tipo de aula individual, mas também em aulas de combo e treino auditivo. O relatório de Estágio pretende ser uma reflexão acerca do ensino do jazz com o objectivo de melhorar os métodos de ensino deste estilo musical. O projecto de investigação foca-se na questão da importância do treino auditivo como ferramenta para a improvisação. Na minha prática como docente de instrumento, combo e treino auditivo tenho assistido muitas vezes a uma “desvalorização” do treino auditivo por parte dos alunos. Este deve acompanhar o estudo do instrumento e não deve ser visto como algo separado deste. A importância de reconhecer e reproduzir intervalos, chordscales, reconhecer acordes, progressões harmónicas, forma bem como ser capaz de improvisar utilizando apenas a voz no sentido de se conseguir cantar o que se ouve interiormente mostra-se como uma ferramenta essencial para se ser um músico de jazz. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25T13:15:16Z 2018-07-20 2018-07-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11772 TID:201953870 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11772 |
identifier_str_mv |
TID:201953870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472631693312 |