Aprendizagem do sistema de artigos do português por falantes de suaíli L1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44361 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna – L2/LE |
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Aprendizagem do sistema de artigos do português por falantes de suaíli L1Learning the Portuguese FL system of articles by Kiswahili L1 speakersArtigoSintagma nominalInterferência linguísticaAnálise de erroPortuguês língua estrangeiraSuaíliArticleNominal phraseCross-linguistic influenceError analysisPortuguese as foreign languageSwahiliHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Português Língua Não Materna – L2/LEEste estudo tem como objetivo investigar o conhecimento do artigo em português língua estrangeira (PLE). O foco principal consiste em analisar os desvios, cometidos por aprendentes de PLE cuja língua materna é suaíli, no uso de sintagmas nominais. Suaíli é uma língua sem sistema de artigos. Assim, predizemos que os alunos podem ter dificuldades na aquisição do artigo em português, língua com sistema de artigos definidos e indefinidos. Participaram neste estudo um total de 30 falantes de PLE, 12 alunos de nível A1 e 18 de nível A2, que aprendem PLE na Universidade Estatal de Zanzibar / Tanzânia. Os dados foram recolhidos a partir da redação de cartas informais, escritas pelos alunos em sala de aula. Os resultados confirmam que o uso de artigos é um domínio problemático para os aprendentes de PLE. Os aprendentes recorrem, com muita frequência, à omissão do artigo. No nível mais avançado de proficiência (isto é, no nível A2), além da omissão, observa-se a substituição do artigo pelo pronome demonstrativo e a junção do artigo com o pronome possessivo. O uso do demonstrativo e do pronome possessivo aglomerado com o artigo ocorre em contextos definidos, constituindo uma estratégia de expressão de definitude (através do pronome) e da categoria género e número (através do artigo). Também se demonstra que os aprendentes mostram mais facilidade no uso do artigo definido do que do indefinido, revelando que a aquisição do artigo definido antecede a do indefinido. Os resultados demonstram, ainda, que os desvios identificados são sobretudo causados por influência da língua materna dos aprendentes. Outras causas são a sobregeneralização e a ignorância de restrições gramaticais associadas ao uso do artigo em português. Sabendo que o artigo é uma área gramatical mais problemática para os alunos de suaíli L1, sugerimos, ainda, alguns exercícios sobre o uso do artigo, focando sobretudo as áreas mais problemáticas para os alunos (definitude, concordância e contrações de artigo com preposições).This study aims to investigate the knowledge of articles in Portuguese as a Foreign Language (PFL) by students with Kiswahili L1. The main focus is to analyze the use of articles, focusing on different types of errors committed by the FL learners. Kiswahili is an article-less language. Therefore it is predicted that students will have difficulties in acquiring the article system in Portuguese, a language with articles. The study includes a total of 30 speakers of PFL, 12 students of proficiency level A1 and 18 of A2 who study Portuguese as foreign language at the State University of Zanzibar / Tanzania. Data were collected from informal letters written by the students in a classroom activity. The results show that the use of articles is a very problematic area for the PFL students. At initial stages of acquisition, learners frequently omit the article. In more advanced stages (i.e., in proficiency level A2), besides the omission, learners also substitute the articles by demonstratives or use the adjunction of the article with a possessive pronoun. These substitutions occur mostly in definite contexts, where definiteness is expressed through the pronoun and the gender and number categories through the article. Additionally, we realize that students use more definite articles than indefinite ones, revealing that the acquisition of the definite article precedes the indefinite. The results show also that the deviations are mainly caused by the influence of the learners’ first language. Other causes are over-generalization and ignorance of rule restrictions associated with the use of articles. Knowing that the article is a problematic area for students, we suggest in this study some exercises on the use of articles. Exercises focus more on areas that are problematic for students, such as definiteness, agreement in gender and number and article contractions with prepositions.Agradecimento particular ao Instituto Camões, que me concedeu a bolsa para frequentar a parte curricular do meu cursoTeixeira, JoséFlores, CristinaUniversidade do MinhoSaid, Zulfa Omar20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44361por201392810info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:49.398348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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