Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Maria da Cunha Ribeiro Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48939
Resumo: A presente dissertação tem como tema “Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial”, sendo a questão de investigação “Como Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial podem automatizar anúncios em Redes Sociais e torná-los mais eficientes?”. Para tal, foi elaborada uma revisão de literatura para entender como os conceitos de Big Data, Data Analytics, Inteligência Artificial estão presentes em Comunicação de empresas, mais concretamente em Anúncios Meta e Google. Para a recolha de dados primários foram utilizados métodos qualitativos (entrevistas) e quantitativos (questionários). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas a profissionais que trabalham na área da Comunicação e Publicidade, como é o caso de Roberto Cortez, Luciano Larrossa, Diogo Abrantes da Silva, Lídia Soares, Bárbara Lopes Ferreira e Felipe Girão. Globalmente, as respostas destes profissionais fornecem conhecimentos valiosos sobre o uso de IA em anúncios de redes sociais, bem como a necessidade de abordar as preocupações éticas associadas à sua utilização. Independentemente de todas as questões que sabemos hoje serem importantes, dos resultados do presente trabalho surge o indicador fundamental de que muito há a fazer de forma a que se consiga efetivamente coordenar interesses de consumidores e empresas, bem como das estratégias de comunicação. A congruência entre os resultados dos dados obtidos nas entrevistas e no estudo quantitativo, mesmo que este último não tenha demonstrado significância estatística na esmagadora maioria das simulações feitas, deixa a evidência do que atrás referimos e do potencial que a realidade do desenvolvimento da temática da presente dissertação tem para a eficiência das empresas e apoio na organização de vida dos consumidores.
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