Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48939 |
Resumo: | A presente dissertação tem como tema “Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial”, sendo a questão de investigação “Como Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial podem automatizar anúncios em Redes Sociais e torná-los mais eficientes?”. Para tal, foi elaborada uma revisão de literatura para entender como os conceitos de Big Data, Data Analytics, Inteligência Artificial estão presentes em Comunicação de empresas, mais concretamente em Anúncios Meta e Google. Para a recolha de dados primários foram utilizados métodos qualitativos (entrevistas) e quantitativos (questionários). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas a profissionais que trabalham na área da Comunicação e Publicidade, como é o caso de Roberto Cortez, Luciano Larrossa, Diogo Abrantes da Silva, Lídia Soares, Bárbara Lopes Ferreira e Felipe Girão. Globalmente, as respostas destes profissionais fornecem conhecimentos valiosos sobre o uso de IA em anúncios de redes sociais, bem como a necessidade de abordar as preocupações éticas associadas à sua utilização. Independentemente de todas as questões que sabemos hoje serem importantes, dos resultados do presente trabalho surge o indicador fundamental de que muito há a fazer de forma a que se consiga efetivamente coordenar interesses de consumidores e empresas, bem como das estratégias de comunicação. A congruência entre os resultados dos dados obtidos nas entrevistas e no estudo quantitativo, mesmo que este último não tenha demonstrado significância estatística na esmagadora maioria das simulações feitas, deixa a evidência do que atrás referimos e do potencial que a realidade do desenvolvimento da temática da presente dissertação tem para a eficiência das empresas e apoio na organização de vida dos consumidores. |
id |
RCAP_bad8603bcc9d410499b6cca0a19cd5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48939 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência ArtificialBig DataData AnalyticsInteligência ArtificialRedes SociaisAnúncios MetaAnúncios GoogleA presente dissertação tem como tema “Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial”, sendo a questão de investigação “Como Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial podem automatizar anúncios em Redes Sociais e torná-los mais eficientes?”. Para tal, foi elaborada uma revisão de literatura para entender como os conceitos de Big Data, Data Analytics, Inteligência Artificial estão presentes em Comunicação de empresas, mais concretamente em Anúncios Meta e Google. Para a recolha de dados primários foram utilizados métodos qualitativos (entrevistas) e quantitativos (questionários). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas a profissionais que trabalham na área da Comunicação e Publicidade, como é o caso de Roberto Cortez, Luciano Larrossa, Diogo Abrantes da Silva, Lídia Soares, Bárbara Lopes Ferreira e Felipe Girão. Globalmente, as respostas destes profissionais fornecem conhecimentos valiosos sobre o uso de IA em anúncios de redes sociais, bem como a necessidade de abordar as preocupações éticas associadas à sua utilização. Independentemente de todas as questões que sabemos hoje serem importantes, dos resultados do presente trabalho surge o indicador fundamental de que muito há a fazer de forma a que se consiga efetivamente coordenar interesses de consumidores e empresas, bem como das estratégias de comunicação. A congruência entre os resultados dos dados obtidos nas entrevistas e no estudo quantitativo, mesmo que este último não tenha demonstrado significância estatística na esmagadora maioria das simulações feitas, deixa a evidência do que atrás referimos e do potencial que a realidade do desenvolvimento da temática da presente dissertação tem para a eficiência das empresas e apoio na organização de vida dos consumidores.The present dissertation has as its theme "Communication of Companies through Social Networks based on Big Data, Data Analytics and Artificial Intelligence", being the research question "How Big Data, Data Analytics and Artificial Intelligence can automate ads in Social Networks and make them more efficient?". To this end, a literature review was conducted to understand how the concepts of Big Data, Data Analytics, Artificial Intelligence are present in Corporate Communications, specifically in Ads on Meta and Google. Qualitative (interviews) and quantitative (questionnaires) methods were used to collect primary data. The semi-structured interviews were carried out with professionals who work in the area of communication and advertising, such as Roberto Cortez, Luciano Larrossa, Diogo Abrantes da Silva, Lídia Soares, Bárbara Lopes Ferreira and Felipe Girão. Regardless of all the issues that we know today to be important, the results of this work emerge as a fundamental indicator that much remains to be done in order to effectively coordinate the interests of consumers and companies, as well as communication strategies. The congruence between the results of the data obtained in the interviews and the quantitative study, even if the latter has not shown statistical significance in the overwhelming majority of the simulations performed, leaves evidence of what we mentioned above and of the potential that the dissertation theme has for the businesses efficiency and support in the organization of the consumers live.Pinto, António GorgelRepositório ComumPereira, José Maria da Cunha Ribeiro Soares2024-01-15T14:07:56Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48939TID:203465660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T17:22:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:02.297914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial |
title |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial |
spellingShingle |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial Pereira, José Maria da Cunha Ribeiro Soares Big Data Data Analytics Inteligência Artificial Redes Sociais Anúncios Meta Anúncios Google |
title_short |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial |
title_full |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial |
title_fullStr |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial |
title_full_unstemmed |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial |
title_sort |
Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial |
author |
Pereira, José Maria da Cunha Ribeiro Soares |
author_facet |
Pereira, José Maria da Cunha Ribeiro Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, António Gorgel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, José Maria da Cunha Ribeiro Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Data Analytics Inteligência Artificial Redes Sociais Anúncios Meta Anúncios Google |
topic |
Big Data Data Analytics Inteligência Artificial Redes Sociais Anúncios Meta Anúncios Google |
description |
A presente dissertação tem como tema “Comunicação de Empresas em Redes Sociais baseada em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial”, sendo a questão de investigação “Como Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial podem automatizar anúncios em Redes Sociais e torná-los mais eficientes?”. Para tal, foi elaborada uma revisão de literatura para entender como os conceitos de Big Data, Data Analytics, Inteligência Artificial estão presentes em Comunicação de empresas, mais concretamente em Anúncios Meta e Google. Para a recolha de dados primários foram utilizados métodos qualitativos (entrevistas) e quantitativos (questionários). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas a profissionais que trabalham na área da Comunicação e Publicidade, como é o caso de Roberto Cortez, Luciano Larrossa, Diogo Abrantes da Silva, Lídia Soares, Bárbara Lopes Ferreira e Felipe Girão. Globalmente, as respostas destes profissionais fornecem conhecimentos valiosos sobre o uso de IA em anúncios de redes sociais, bem como a necessidade de abordar as preocupações éticas associadas à sua utilização. Independentemente de todas as questões que sabemos hoje serem importantes, dos resultados do presente trabalho surge o indicador fundamental de que muito há a fazer de forma a que se consiga efetivamente coordenar interesses de consumidores e empresas, bem como das estratégias de comunicação. A congruência entre os resultados dos dados obtidos nas entrevistas e no estudo quantitativo, mesmo que este último não tenha demonstrado significância estatística na esmagadora maioria das simulações feitas, deixa a evidência do que atrás referimos e do potencial que a realidade do desenvolvimento da temática da presente dissertação tem para a eficiência das empresas e apoio na organização de vida dos consumidores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11 2023-11-01T00:00:00Z 2024-01-15T14:07:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48939 TID:203465660 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48939 |
identifier_str_mv |
TID:203465660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137010813763584 |