Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rigo, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13337
Resumo: Numa nova era digital, móvel, leve e líquida, num mundo estruturado de uma forma complexa, ubíquo e híbrido, onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, econômica, política e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na construção de novos ecossistemas de aprendizagem digitais em rede. É precisamente, um desses ecossistemas de aprendizagem que pretendemos analisar, a partir da metodologia de Design Based Research e da análise qualitativa das perceções dos formandos envolvidos, tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design deste ecossistema de aprendizagem, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem favorecer a criação de comunidades virtuais de aprendizagem robustas e um consequente engajamento dos estudantes no processo académico.
id RCAP_bad89c3b5574d57f9fd2a178ba9d67ac
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formaçãoDefining ecosystem of digital learning in network: perceptions of teachers involved in training processesEcossistemas digitaisTecnologiasPedagogiaDigital ecosystemsTechnologiesPedagogyNuma nova era digital, móvel, leve e líquida, num mundo estruturado de uma forma complexa, ubíquo e híbrido, onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, econômica, política e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na construção de novos ecossistemas de aprendizagem digitais em rede. É precisamente, um desses ecossistemas de aprendizagem que pretendemos analisar, a partir da metodologia de Design Based Research e da análise qualitativa das perceções dos formandos envolvidos, tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design deste ecossistema de aprendizagem, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem favorecer a criação de comunidades virtuais de aprendizagem robustas e um consequente engajamento dos estudantes no processo académico.In a new digital, mobile, light and liquid age, in a complex, ubiquitous and hybrid structured world, where analog and digital, real and virtual, human and machine, offline and online, coexist, we acknowledge that we live in a new social, cultural, economic and political order and the dizzying evolution of technologies, we are faced with the need to focus the discussion on the construction of new learning spaces, such as digital network ecosystems. It is precisely one of these learning ecosystems that we intend to analyze, based on the Design Based Research methodology and the qualitative analysis of the perceptions of the teachers involved, having as reference the Open University Virtual Pedagogical Model of Portugal. The results show that the design of this learning ecosystem, anchored in the principles of constructivism, autonomy, flexibility, inclusion and interaction, can contribute to the creation of robust virtual learning communities and a consequent engagement of students in the academic process.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioRigo, Rosa2023-02-08T15:13:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13337porMOREIRA, J. António, & RIGO, Rosa (2018). Definindo Ecossistema de Aprendizagem Digital em Rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, vol. 10, n.º 22, set-dez, 2018, 107-1202175- 660010.28998/2175-6600.2018v10n22p107-120info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.006755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
Defining ecosystem of digital learning in network: perceptions of teachers involved in training processes
title Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
spellingShingle Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
Moreira, J. António
Ecossistemas digitais
Tecnologias
Pedagogia
Digital ecosystems
Technologies
Pedagogy
title_short Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
title_full Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
title_fullStr Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
title_full_unstemmed Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
title_sort Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Rigo, Rosa
author_role author
author2 Rigo, Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Rigo, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ecossistemas digitais
Tecnologias
Pedagogia
Digital ecosystems
Technologies
Pedagogy
topic Ecossistemas digitais
Tecnologias
Pedagogia
Digital ecosystems
Technologies
Pedagogy
description Numa nova era digital, móvel, leve e líquida, num mundo estruturado de uma forma complexa, ubíquo e híbrido, onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, econômica, política e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na construção de novos ecossistemas de aprendizagem digitais em rede. É precisamente, um desses ecossistemas de aprendizagem que pretendemos analisar, a partir da metodologia de Design Based Research e da análise qualitativa das perceções dos formandos envolvidos, tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design deste ecossistema de aprendizagem, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem favorecer a criação de comunidades virtuais de aprendizagem robustas e um consequente engajamento dos estudantes no processo académico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-02-08T15:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13337
url http://hdl.handle.net/10400.2/13337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOREIRA, J. António, & RIGO, Rosa (2018). Definindo Ecossistema de Aprendizagem Digital em Rede: perceções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, vol. 10, n.º 22, set-dez, 2018, 107-120
2175- 6600
10.28998/2175-6600.2018v10n22p107-120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116673417216