Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, João Guedes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1632
Resumo: Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Especialização em Encenação
id RCAP_bad994c8a8c16003f96d65c2f117ce5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénicaTeatroCrioulizaçãoFederico Garcia LorcaBodas de sangueCabo VerdeTheatreCreolizationCape VerdeTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Especialização em EncenaçãoO presente relatório pretende fazer uma descrição do processo de crioulização cénica – adaptação teatral ao contexto crioulo de Cabo Verde – da peça de Federico Garcia Lorca, Bodas de Sangue, cuja estreia teve lugar na última edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact 2011. O texto inclui uma componente conceptual, onde se procura explicar e enquadrar o conceito sócio-antropológico de crioulização à arte cénica. Neste sentido, são apresentados alguns exemplos concretos da sua aplicação no terreno, numa prática que vem sendo desenvolvida desde os anos noventa do século XX até à presente data, no âmbito do trabalho com o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – IC do Pólo do Mindelo, em Cabo Verde. Após essa introdução teórica e histórica, damos conta dos elementos preponderantes ao longo da crioulização cénica da peça, começando com a adaptação dramatúrgica, que implicou um enquadramento histórico, social, linguístico e cultural diferente do da peça original. Damos conta da investigação realizada no âmbito das tradições ligadas ao casamento no arquipélago caboverdiano, nomeadamente no campo social, tradicional e musical, que serviram de base para a elaboração do texto dramático final. Por fim, inserimos uma descrição dos resultados obtidos com a montagem cénica no que diz respeito às opções de encenação, figurinos, adereços, iluminação, banda sonora e recepção do público na noite da estreia, fazendo uma ligação final entre esses mesmos resultados e o conceito de crioulização cénica explanado no capítulo inicial.ABSTRACT - The present report wants to do a description of the process of scenic creolization – theatrical adaptation to the Creole context of Cape Verde – from the play by Federico Garcia Lorca, Bodas de Sangue, which debut took place at the last edition of the International Festival of Theatre of Mindelo – Mindelact 2011. The text includes a conceptual component, where we try to explain and frame the socio-anthropological concept of the creolization to the scenic art. This way, there are presented some concrete examples of its application in the field, in a practice that has been developed from the 90’s of the twentieth century to the present time, within the work with the Theatre Group of the Portuguese Cultural Center, IC of Mindelo Pole, in Cape Verde. After that theoretical and historical introduction, we realize the preponderant elements along the scenic creolization of the play, beginning with a dramaturgical adaptation that implied a historical, social, linguistic and cultural framework, other than the one from the original play. We realize the investigation done within the wedding traditions in the Cape Verdean archipelago, namely in the social, traditional and musical field, that served as a basis to the elaboration of the final dramatic text. Lastly, we insert a description of the results obtained with the scenic composition, regarding the staging options, costumes, props, illumination, soundtrack and reception of the public in the debut night, doing a final connection between those results and the concept of scenic creolization explained in the initial chapter.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRosa, Armando NascimentoRCIPLBranco, João Guedes2012-06-22T16:19:48Z2012-03-192012-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1632TID:201010577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:36.914497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
title Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
spellingShingle Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
Branco, João Guedes
Teatro
Crioulização
Federico Garcia Lorca
Bodas de sangue
Cabo Verde
Theatre
Creolization
Cape Verde
title_short Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
title_full Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
title_fullStr Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
title_full_unstemmed Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
title_sort Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
author Branco, João Guedes
author_facet Branco, João Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Armando Nascimento
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, João Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Crioulização
Federico Garcia Lorca
Bodas de sangue
Cabo Verde
Theatre
Creolization
Cape Verde
topic Teatro
Crioulização
Federico Garcia Lorca
Bodas de sangue
Cabo Verde
Theatre
Creolization
Cape Verde
description Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Especialização em Encenação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22T16:19:48Z
2012-03-19
2012-03-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1632
TID:201010577
url http://hdl.handle.net/10400.21/1632
identifier_str_mv TID:201010577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133369297010688