Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/1632 |
Resumo: | Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Especialização em Encenação |
id |
RCAP_bad994c8a8c16003f96d65c2f117ce5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénicaTeatroCrioulizaçãoFederico Garcia LorcaBodas de sangueCabo VerdeTheatreCreolizationCape VerdeTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Especialização em EncenaçãoO presente relatório pretende fazer uma descrição do processo de crioulização cénica – adaptação teatral ao contexto crioulo de Cabo Verde – da peça de Federico Garcia Lorca, Bodas de Sangue, cuja estreia teve lugar na última edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact 2011. O texto inclui uma componente conceptual, onde se procura explicar e enquadrar o conceito sócio-antropológico de crioulização à arte cénica. Neste sentido, são apresentados alguns exemplos concretos da sua aplicação no terreno, numa prática que vem sendo desenvolvida desde os anos noventa do século XX até à presente data, no âmbito do trabalho com o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – IC do Pólo do Mindelo, em Cabo Verde. Após essa introdução teórica e histórica, damos conta dos elementos preponderantes ao longo da crioulização cénica da peça, começando com a adaptação dramatúrgica, que implicou um enquadramento histórico, social, linguístico e cultural diferente do da peça original. Damos conta da investigação realizada no âmbito das tradições ligadas ao casamento no arquipélago caboverdiano, nomeadamente no campo social, tradicional e musical, que serviram de base para a elaboração do texto dramático final. Por fim, inserimos uma descrição dos resultados obtidos com a montagem cénica no que diz respeito às opções de encenação, figurinos, adereços, iluminação, banda sonora e recepção do público na noite da estreia, fazendo uma ligação final entre esses mesmos resultados e o conceito de crioulização cénica explanado no capítulo inicial.ABSTRACT - The present report wants to do a description of the process of scenic creolization – theatrical adaptation to the Creole context of Cape Verde – from the play by Federico Garcia Lorca, Bodas de Sangue, which debut took place at the last edition of the International Festival of Theatre of Mindelo – Mindelact 2011. The text includes a conceptual component, where we try to explain and frame the socio-anthropological concept of the creolization to the scenic art. This way, there are presented some concrete examples of its application in the field, in a practice that has been developed from the 90’s of the twentieth century to the present time, within the work with the Theatre Group of the Portuguese Cultural Center, IC of Mindelo Pole, in Cape Verde. After that theoretical and historical introduction, we realize the preponderant elements along the scenic creolization of the play, beginning with a dramaturgical adaptation that implied a historical, social, linguistic and cultural framework, other than the one from the original play. We realize the investigation done within the wedding traditions in the Cape Verdean archipelago, namely in the social, traditional and musical field, that served as a basis to the elaboration of the final dramatic text. Lastly, we insert a description of the results obtained with the scenic composition, regarding the staging options, costumes, props, illumination, soundtrack and reception of the public in the debut night, doing a final connection between those results and the concept of scenic creolization explained in the initial chapter.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRosa, Armando NascimentoRCIPLBranco, João Guedes2012-06-22T16:19:48Z2012-03-192012-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1632TID:201010577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:36.914497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica |
title |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica |
spellingShingle |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica Branco, João Guedes Teatro Crioulização Federico Garcia Lorca Bodas de sangue Cabo Verde Theatre Creolization Cape Verde |
title_short |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica |
title_full |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica |
title_fullStr |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica |
title_full_unstemmed |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica |
title_sort |
Bodas de sangue: um exemplo prático de crioulização cénica |
author |
Branco, João Guedes |
author_facet |
Branco, João Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Armando Nascimento RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, João Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Crioulização Federico Garcia Lorca Bodas de sangue Cabo Verde Theatre Creolization Cape Verde |
topic |
Teatro Crioulização Federico Garcia Lorca Bodas de sangue Cabo Verde Theatre Creolization Cape Verde |
description |
Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Especialização em Encenação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-22T16:19:48Z 2012-03-19 2012-03-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/1632 TID:201010577 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/1632 |
identifier_str_mv |
TID:201010577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133369297010688 |