PROBLEMAS ESCOLARES E SENTIMENTOS AFETIVOS NEGATIVOS: O PÚBLICO VERSUS O PRIVADO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Graziele Souza Lira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Anna Lettycia Vieira dos, Ferrari, Carlos Kusano Bucalen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.10420
Resumo: Problemas escolares como advertências e reprovações são um entrave para a educação de qualidade no Brasil. Conhecer a freqüência de sentimentos afetivos negativos e de problemas escolares (advertências e reprovações) e suas possíveis relações de gênero foram os objetivos deste trabalho. Foram avaliados 202 escolares da 3ª e 4ª séries de duas escolas públicas e duas escolas privadas em Barra do Garças, MT, Amazônia Legal. Constatou-se que o gênero masculino esteve associado tanto a maiores índices de reprovação escolar quanto a advertências em relação ao gênero feminino (p<0.05). As escolas públicas tiveram maior índice de reprovações (23,47%) comparadas com as privadas (8,65%). A maioria das crianças (65,3%) declarou ter sentimentos afetivos negativos algumas vezes. A presença de sentimentos afetivos negativos foi 1,57 vezes maior nas meninas que nos meninos. A insatisfação com as relações pessoais foi 1,98 vezes maior entre as meninas que os meninos. A insatisfação com as relações pessoais foi 41% maior nos alunos das escolas públicas em relação aos das privadas. Embora as meninas queixem-se mais de afetos negativos, os problemas de disciplina escolar afetam mais os meninos o que significa maior risco de comportamentos antissociais e propensão à violência escolar.
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