Os Recreios dos Jardins-de-Infância do Concelho de Tarouca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Maria Isabel Correia de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/82
Resumo: Este estudo foi realizado para verificar em que medida os recreios dos Jardins-de-Infância do concelho de Tarouca estão de acordo com a legislação em vigor, e se têm condições de possibilitar o desenvolvimento global das crianças, em segurança. Começámos por consultar toda a legislação, estudos realizados sobre este assunto e a Bibliografia existente, da qual destacamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. O nosso universo de estudo foi constituído pelos 16 Jardins-de-Infância do concelho de Tarouca, quinze da rede pública e um da Santa Casa da Misericórdia. Os dados foram recolhidos através de observação directa, questionário anónimo e troca de impressões com as colegas. O questionário é composto por vinte e seis questões fechadas e duas abertas. O questionário inicialmente foi testado e depois de reformulado foi aplicado e recolhido por nós. Todas as educadoras inquiridas responderam Pudemos concluir que os recreios carecem da fiscalização e manutenção necessárias ao seu bom funcionamento. Existem Jardins-de- Infância sem espaço exterior de recreio. Vários recreios não oferecem segurança para que as crianças brinquem livremente. Os equipamentos são escassos e muitos encontram-se em mau estado. Os recreios do nosso estudo não estão a ser devidamente valorizados como espaços educativos. A partir dos resultados obtidos fazemos algumas recomendações, no sentido de melhorar os futuros espaços de recreio e de assegurar as condições de segurança nos existentes. Ao ser criado o Centro Escolar onde se pretende reunir a maioria das crianças do 1º Ciclo e em idade Pré-Escolar deste Concelho, será necessário criar um espaço exterior bem concebido no que se refere à segurança, à área, aos equipamentos, à variedade de espaços, de acordo com a idade das crianças e às necessidades educativas de cada grupo. Tudo indica que as crianças irão permanecer mais tempo na escola e partilhar o espaço exterior com muitas outras. Um espaço que proporcione segurança, que tenha vigilância e proporcione variedade de oportunidades educativas é o aconselhável.
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