A investigação-ação colaborativa como suporte metodológico à mediação intercultural
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.460-475 |
Resumo: | A presente proposta de comunicação organiza-se como uma análise das potencialidades da metodologia de investigação-ação colaborativa na operacionalização de processos de mediação intercultural, tendo por base a descrição reflexiva do processo de integração de uma família de refugiados numa cidade do interior de Portugal. A opção por este desenho metodológico cumpriu o duplo objetivo de nos permitir conhecer e caracterizar a realidade em análise e intervir no sentido de implementar o processo de integração social e, muito particularmente, o processo de inclusão escolar das 7 crianças da família em análise. O delineamento da pesquisa revelou-se adequado às circunstâncias e aos objetivos do estudo, permitindo organizar dados, definir estratégias e implementar dinâmicas promotoras do processo de integração e, paralelamente, o desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos intervenientes. A avaliação positiva da metodologia e dos procedimentos adotados no presente estudo tem permitido a replicação dos procedimentos como suporte à integração de outras famílias de refugiados. |
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A investigação-ação colaborativa como suporte metodológico à mediação interculturalCollaborative action research as a methodological support for intercultural mediationInvestigação-Ação Colaborativa; Mediação Intercultural; Rede Articulada de Intervenção; Inclusão Escolar.Collaborative Research-Action; Intercultural Mediation; Articulated Intervention Network; School Inclusion.A presente proposta de comunicação organiza-se como uma análise das potencialidades da metodologia de investigação-ação colaborativa na operacionalização de processos de mediação intercultural, tendo por base a descrição reflexiva do processo de integração de uma família de refugiados numa cidade do interior de Portugal. A opção por este desenho metodológico cumpriu o duplo objetivo de nos permitir conhecer e caracterizar a realidade em análise e intervir no sentido de implementar o processo de integração social e, muito particularmente, o processo de inclusão escolar das 7 crianças da família em análise. O delineamento da pesquisa revelou-se adequado às circunstâncias e aos objetivos do estudo, permitindo organizar dados, definir estratégias e implementar dinâmicas promotoras do processo de integração e, paralelamente, o desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos intervenientes. A avaliação positiva da metodologia e dos procedimentos adotados no presente estudo tem permitido a replicação dos procedimentos como suporte à integração de outras famílias de refugiados.This communication proposal is organized as an analysis of the potential of the collaborative action-research methodology in the operationalization of intercultural mediation processes, based on the reflective description of the process of integration of a refugee family in a city in the interior of Portugal. The option for this methodological design allowed us to fulfill the double objective of allowing us to know and characterize the reality under analysis and to intervene in order to implement the process of social integration and, particularly, the process of school inclusion of the 7 children in the family under analysis. The research design proved to be adequate to the circumstances and objectives of the study, allowing to organize data, define strategies and implement dynamics that promote the integration process and, in parallel, the personal and / or professional development of the stakeholders. The positive evaluation of the methodology has allowed for the replication of procedures to support the integration of other refugee families.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.460-475https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.460-475New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 460-475New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 460-475New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 460-4752184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/111https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/111/109Pereira, CristinaSantos, FátimaFaria, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:17Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.638918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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