Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15097 |
Resumo: | A Qualidade, actualmente, é encarada como um instrumento estratégico de extrema importância para a sobrevivência de qualquer organização, em que a melhoria da qualidade passou assim a ser uma filosofia de vida para todos aqueles que nelas trabalham. Nesta linha, é fundamental que os eventos desportivos se esforcem por conhecer e auscultar os seus clientes, tanto externos como internos, visando satisfazer as suas necessidades e preferências, concebendo, simultaneamente, resultados de modo a potenciar e melhorar novas formas de gestão da qualidade nos eventos desportivos. O presente estudo versa um conjunto de preocupações relacionadas com a qualidade dos eventos desportivos no Município de Loulé, tendo por finalidade conhecer a perspectiva dos gestores, colaboradores e atletas através da aplicação de três inquéritos por questionários distintos. Este estudo revelou que a percepção acerca da qualidade dos eventos desportivos, tanto dos atletas como dos gestores, é globalmente positiva. Contudo, no caso dos colaboradores os dados obtidos em ambos os eventos apresentam coeficientes de fiabilidade inaceitáveis (α<0,7), remetendo para a elaboração de um novo estudo. O trabalho efectuado pretende afirmar-se como um contributo para aprofundar esta matéria e, acima de tudo, prover aos eventos desportivos instrumentos para a implementação de programas de melhoria da qualidade e, por conseguinte, facilitar a obtenção de resultados orientados para a satisfação de todas as partes interessadas, numa perspectiva de optimização dos eventos desportivos; ABSTRACT:Quality, currently is seen as a strategic tool of extreme importance for the survival of any organization, in which quality improvement thus became a philosophy of life for all who work in them. In this line, it is essential that sporting events strive to meet and listen to the customers, both external and internal, in order to meet their needs and preferences by designing simultaneously in order to maximize results and enhance new forms of quality management in sporting events. This study deals with a set of concerns about the quality of sporting events in the Municipality of Loulé, which aims to know the perspective of managers, employees and athletes through the application of three separate surveys by questionnaires. This study revealed that the perception about the quality of sporting events, both the athletes and managers, is positive. However, in the case of employees with the data from both events have unacceptable reliability coefficients (α<0.7), referring to the elaboration of a new study. The work undertaken aims to establish itself as a contribution to further discuss this matter and, above all, sporting events to provide instruments for the implementation of programs to improve the quality and thus facilitate result-oriented to the satisfaction of all stakeholders, in order to optimize the sporting events. |
id |
RCAP_bb08efea8f8136e202c32c57076c5573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de LouléEventos desportivosGestão de eventosGestão da qualidadeSporting eventsEvent managementQuality managementA Qualidade, actualmente, é encarada como um instrumento estratégico de extrema importância para a sobrevivência de qualquer organização, em que a melhoria da qualidade passou assim a ser uma filosofia de vida para todos aqueles que nelas trabalham. Nesta linha, é fundamental que os eventos desportivos se esforcem por conhecer e auscultar os seus clientes, tanto externos como internos, visando satisfazer as suas necessidades e preferências, concebendo, simultaneamente, resultados de modo a potenciar e melhorar novas formas de gestão da qualidade nos eventos desportivos. O presente estudo versa um conjunto de preocupações relacionadas com a qualidade dos eventos desportivos no Município de Loulé, tendo por finalidade conhecer a perspectiva dos gestores, colaboradores e atletas através da aplicação de três inquéritos por questionários distintos. Este estudo revelou que a percepção acerca da qualidade dos eventos desportivos, tanto dos atletas como dos gestores, é globalmente positiva. Contudo, no caso dos colaboradores os dados obtidos em ambos os eventos apresentam coeficientes de fiabilidade inaceitáveis (α<0,7), remetendo para a elaboração de um novo estudo. O trabalho efectuado pretende afirmar-se como um contributo para aprofundar esta matéria e, acima de tudo, prover aos eventos desportivos instrumentos para a implementação de programas de melhoria da qualidade e, por conseguinte, facilitar a obtenção de resultados orientados para a satisfação de todas as partes interessadas, numa perspectiva de optimização dos eventos desportivos; ABSTRACT:Quality, currently is seen as a strategic tool of extreme importance for the survival of any organization, in which quality improvement thus became a philosophy of life for all who work in them. In this line, it is essential that sporting events strive to meet and listen to the customers, both external and internal, in order to meet their needs and preferences by designing simultaneously in order to maximize results and enhance new forms of quality management in sporting events. This study deals with a set of concerns about the quality of sporting events in the Municipality of Loulé, which aims to know the perspective of managers, employees and athletes through the application of three separate surveys by questionnaires. This study revealed that the perception about the quality of sporting events, both the athletes and managers, is positive. However, in the case of employees with the data from both events have unacceptable reliability coefficients (α<0.7), referring to the elaboration of a new study. The work undertaken aims to establish itself as a contribution to further discuss this matter and, above all, sporting events to provide instruments for the implementation of programs to improve the quality and thus facilitate result-oriented to the satisfaction of all stakeholders, in order to optimize the sporting events.Universidade de Évora2015-09-01T09:29:06Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15097http://hdl.handle.net/10174/15097porProto-Departamento de Desporto e Saúdeteses@bib.uevora.pt251Guerra, Jorge Miguel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:36.840050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé |
title |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé Guerra, Jorge Miguel Pereira Eventos desportivos Gestão de eventos Gestão da qualidade Sporting events Event management Quality management |
title_short |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé |
title_full |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé |
title_sort |
Avaliação da qualidade dos eventos desportivos: as perspectivas dos diferentes actores sobre os eventos no Município de Loulé |
author |
Guerra, Jorge Miguel Pereira |
author_facet |
Guerra, Jorge Miguel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Jorge Miguel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eventos desportivos Gestão de eventos Gestão da qualidade Sporting events Event management Quality management |
topic |
Eventos desportivos Gestão de eventos Gestão da qualidade Sporting events Event management Quality management |
description |
A Qualidade, actualmente, é encarada como um instrumento estratégico de extrema importância para a sobrevivência de qualquer organização, em que a melhoria da qualidade passou assim a ser uma filosofia de vida para todos aqueles que nelas trabalham. Nesta linha, é fundamental que os eventos desportivos se esforcem por conhecer e auscultar os seus clientes, tanto externos como internos, visando satisfazer as suas necessidades e preferências, concebendo, simultaneamente, resultados de modo a potenciar e melhorar novas formas de gestão da qualidade nos eventos desportivos. O presente estudo versa um conjunto de preocupações relacionadas com a qualidade dos eventos desportivos no Município de Loulé, tendo por finalidade conhecer a perspectiva dos gestores, colaboradores e atletas através da aplicação de três inquéritos por questionários distintos. Este estudo revelou que a percepção acerca da qualidade dos eventos desportivos, tanto dos atletas como dos gestores, é globalmente positiva. Contudo, no caso dos colaboradores os dados obtidos em ambos os eventos apresentam coeficientes de fiabilidade inaceitáveis (α<0,7), remetendo para a elaboração de um novo estudo. O trabalho efectuado pretende afirmar-se como um contributo para aprofundar esta matéria e, acima de tudo, prover aos eventos desportivos instrumentos para a implementação de programas de melhoria da qualidade e, por conseguinte, facilitar a obtenção de resultados orientados para a satisfação de todas as partes interessadas, numa perspectiva de optimização dos eventos desportivos; ABSTRACT:Quality, currently is seen as a strategic tool of extreme importance for the survival of any organization, in which quality improvement thus became a philosophy of life for all who work in them. In this line, it is essential that sporting events strive to meet and listen to the customers, both external and internal, in order to meet their needs and preferences by designing simultaneously in order to maximize results and enhance new forms of quality management in sporting events. This study deals with a set of concerns about the quality of sporting events in the Municipality of Loulé, which aims to know the perspective of managers, employees and athletes through the application of three separate surveys by questionnaires. This study revealed that the perception about the quality of sporting events, both the athletes and managers, is positive. However, in the case of employees with the data from both events have unacceptable reliability coefficients (α<0.7), referring to the elaboration of a new study. The work undertaken aims to establish itself as a contribution to further discuss this matter and, above all, sporting events to provide instruments for the implementation of programs to improve the quality and thus facilitate result-oriented to the satisfaction of all stakeholders, in order to optimize the sporting events. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:29:06Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15097 http://hdl.handle.net/10174/15097 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Proto-Departamento de Desporto e Saúde teses@bib.uevora.pt 251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560388505600 |