Entalhadores e imaginários do Núcleo Franciscano Portuense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natália Marinho Ferreira-Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/os-franciscanos-no-mundo-portugues.-artistas-e-obras/entalhadores-e-imaginarios-do-nucleo-franciscano-portuense
Resumo: <p>O núcleo franciscano portuense (Igreja do Convento de São Francisco, Casa do Despacho e Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco) constitui um dos observatórios mais notáveis para todos aqueles que estudam a escultura e a arte da talha em Portugal, entre os séculos XVII e XIX. Com efeito, nesses espaços trabalharam alguns dos maiores artistas ligados à arte de esculpir em madeira, quer se analise a vertente do imaginário, quer se examine a do entalhador. Nomes como: Manuel Carneiro Adão, António Gomes, Filipe da Silva, Manuel da Costa Andrade, Francisco Pereira Campanhã (na igreja conventual); José Martins Tinoco e José Teixeira Guimarães (na Casa do Despacho); ou ainda Manuel Moreira da Silva, Joaquim Machado de Castro e Manuel Joaquim Alves de Sousa Alão (na igreja dos Terceiros), fazem do núcleo franciscano portuense um local ímpar para o conhecimento da produção escultórica e retabular em Portugal. No entanto, e devido a factores de índole diversa, existem lacunas difíceis de preencher, designadamente na igreja conventual, ao nível da autoria de peças, bem como da disposição primitiva das imagens nos retábulos.</p>
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