A qualidade e o desempenho nos cuidados de saúde primários do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfaiate, Carmen Sofia Pardelha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29183
Resumo: A qualidade em saúde é cada vez mais uma prioridade estratégica para o Serviço Nacional de Saúde. O desempenho organizacional é um indicador que mede quão bem uma organização realiza os seus objetivos, sendo as unidades funcionais dos cuidados de saúde primários monitorizadas através do Índice de Desempenho Global (IDG). Pelo que, pretende-se com este estudo analisar a relação entre a perceção da qualidade dos profissionais de saúde, das diferentes unidades funcionais, do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central e o nível de desempenho das respetivas unidades. Como instrumento de avaliação usou-se o Questionário de Auto Perceção da Qualidade para os Cuidados de Saúde Primários, que permitiu avaliar a perceção da qualidade dos profissionais de saúde e o IDG, que monitoriza e avalia a contratualização interna, de cada unidade funcional, através dos registos eletrónicos. Concluiu-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre a perceção da qualidade dos profissionais de saúde, dos diferentes tipos de Unidades Funcionais e, globalmente, todas as dimensões apresentam correlações estatisticamente significativas com o IDG; Abstract: The quality and performance in primary health care of the Alentejo Central Health Centers Grouping Quality in health care is increasingly becoming a strategic priority for the National Health System. The organizational performance is an indicator that measures how well an organization accomplishes its goals, and the functional units of primary health care monitored by the Global Performance Index (GPI). Therefore, the aim of this study is to analyze the relationship between the perception of the quality of health professionals, of different functional units, the Health Centers Grouping Alentejo Central and the performance level of the respective units. As an evaluation tool used to the Quality Auto Perception Questionnaire to Primary Health Care, that allowed evaluate the perception of the quality of health care professionals and the GPI, which monitors and evaluates the internal contracting of each functional unit, through the electronic registers. It was concluded that there are no statistically significant differences between perception of quality, of different types of functional units and, generally, all dimensions, have statistically significant correlations with the GPI.
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