Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosaine da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83948
Resumo: Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_bb22d6866abf9e5e0cc02d5858b95fc2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade socialSlum-Spaces: Dynamics of the development of adolescents inserted in contexts of social vulnerabilityDesenvolvimentoAdolescênciaVulnerabilidade SocialDevelopmentAdolescenceSocial vulnerabilityDissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoDesde há muito que a investigação transcendeu o singular, deixando de perspetivar o indivíduo como um sistema isolado e passou a vê-lo como sendo fruto da interação entre dimensões multifacetadas: biológica, psicológica e social. Deste modo e ao tratar-se, aqui especificamente, da etapa desenvolvimental da adolescência, o fator de atenção passa a ser não apenas a pessoa, mas também o sistema no qual esta está inserida. Vastos estudos (cf. Bronfenbrenner, 1986; Lyra & Moura, 2000; Roazzi, 1987) na área da psicologia comprovam a importância do contexto no desenvolvimento e comprovam, também, os resultados pouco positivos desse desenvolvimento em contextos de vulnerabilidade social. Neste sentido, pode-se mencionar o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, a partir do qual, tornou-se operacionalizável à investigação científica, os seguintes elementos: a Pessoa, o Processo, o Contexto e o Tempo. A lupa deste estudo esteve colocada em alguns destes elementos, que envolveram o desenvolvimento dos participantes — e.g., familiares, culturais, escolares, comunitários. O objetivo do estudo presente foi enriquecer a compreensão acerca do desenvolvimento de 14 adolescentes brasileiros em situação de vulnerabilidade social, com idades compreendidas entre os 12-17 anos, residentes em duas favelas, uma localizada em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro. Buscou-se analisar, tendo como embasamento teórico e metodológico o Modelo bioecológico de Bronfenbrenner, a partir de uma inserção ecológica, os quatro elementos previamente descritos. Os recursos utilizados para a obtenção dos dados foram uma entrevista qualitativa e um questionário sócio-demográfico. Os resultados sugerem que os participantes consideravam-se, por exemplo, como pessoas que resolviam os problemas em conjunto e que não existiam possibilidades de se envolverem em atividades ilícitas. Os processos, por exemplo, do microssistema escolar mostraram-se com uma importância quase nula para esses indivíduos e como sendo contextos não fomentadores de insights relativos ao futuro. Os contextos desses indivíduos mostraram-se caóticos em diversas áreas: na cultura, no espaço geográfico e nos recursos materiais que os cercam. Finalmente o elemento tempo, tido como um organizador social, mostrou-se inalterável: 86% dos adolescentes praticavam na adolescência as mesmas atividades que eram desempenhadas na infância.The investigation transcended the singular, leaving behind the perspective of the individual as an isolated system, by considering, in the development, the interaction between multifaceted dimensions: biological, psychological and social. That way and when treating here specifically of the developing phase of adolescence, the factor to pay attention is not only the individual, but also the system in which they are inserted. Long studies (cf. Bronfenbrenner, 1986a; Lyra & Moura, 2000; Roazzi, 1987) in the area of psychology prove the importance of the context in the development and prove the results of this development in contexts of social vulnerability, which are not very positive. In this sense, the Bronfenbrenner Bioecological model from which became operable to the scientific investigation, the following elements: the person, the process, the context and the time.The magnifying glass of this study was on some of these elements that involved the development of the participants – family, cultural, school, community.The goal of the present study was to enrich the understanding on the development of 14 Brazilian teenagers in a vulnerably social situation, with ages ranging 12-17 years, residing in two favelas, one located in São Paulo and the other in Rio de Janeiro. The goal was to analyze having as a theoretical and methodological basis, the Bronfenbrenner Bioecological model, from an ecological insertion, the four previously mentioned elements. The utilized resources for achieving the data were a qualitative interview and a sociodemographic survey.The findings suggest that the participants considered themselves, for instance, as people that solved their problems as a group and that there were no possibilities of them involving themselves in illicit activities. The processes, for instance, of the scholar microsystem revealed themselves almost to have no importance to those individuals and as being contexts that foment insights to the future. The contexts of those individuals showed themselves to be chaotic in diverse areas: culture, geographic space and in the material resources that surround them. Finally the element time, as a social organizer, showed itself to be unchanging: 86% of teenagers practiced the same activities at adolescence that they did at rheir childhood.2017-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83948http://hdl.handle.net/10316/83948TID:202144755porSantos, Rosaine da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-18T15:55:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:37.249624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
Slum-Spaces: Dynamics of the development of adolescents inserted in contexts of social vulnerability
title Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
spellingShingle Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
Santos, Rosaine da Silva
Desenvolvimento
Adolescência
Vulnerabilidade Social
Development
Adolescence
Social vulnerability
title_short Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
title_full Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
title_fullStr Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
title_sort Espaço-Favela: Dinâmicas do desenvolvimento de adolescentes inseridos em contextos de vulnerabilidade social
author Santos, Rosaine da Silva
author_facet Santos, Rosaine da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosaine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Adolescência
Vulnerabilidade Social
Development
Adolescence
Social vulnerability
topic Desenvolvimento
Adolescência
Vulnerabilidade Social
Development
Adolescence
Social vulnerability
description Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83948
http://hdl.handle.net/10316/83948
TID:202144755
url http://hdl.handle.net/10316/83948
identifier_str_mv TID:202144755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947668463616