Via Balastrada versus via não balastrada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4309 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes |
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Via Balastrada versus via não balastradaBalastroCarrilElementos de fixaçãoTravessasSubstruturaSuperestruturaVia betonadaCarril com apoio discretoCarril com apoio contínuoElementos resilientesZonas de transição ferroviáriasBallastRailFastenning systemSleepersSubstrutureSuperstrutureBallastless trackContinuous supported railDiscrete supported RailResilent elementsTransition zones in railwaysTrabalho Final de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Vias de Comunicação e TransportesNa presente dissertação, cujo principal objetivo é estabelecer a comparação entre Via Balastrada e Via Não balastrada, encontram-se apresentados os elementos constituintes de cada tipo de via bem como salientadas as suas caraterísticas. São também alvo de exposição, no presente documento, elementos que quando aplicados na via se traduzem em melhorias a nível estrutural, ambiental e económico. Outra das temáticas que se apresenta é o comportamento da via numa zona de transição entre via balastrada e não balastrada. Relativamente a esta zona, são desenvolvidas algumas soluções tipo, e apuradas as que melhor desempenho apresentam de acordo com os parâmetros em estudo. É igualmente objeto do presente documento a apresentação de uma análise comparativa (entre via balastrada e não balastrada), com a finalidade de poderem ser retiradas conclusões, relativamente à melhor solução face a custos de execução, custos de manutenção, caraterísticas e desempenho.Abstract: In this dissertation, the main objective is to establish a comparison between ballasted and ballastless track, for that reason are presented the components of each type of track as well as highlighted their characteristics. Improvements in structural, environmental and economic levels can be reached with the implementation of well-defined solutions, which are also exposed in this document. The behaviour in transition zones between ballasted track and ballastless track, is as well studied. In relation to these zones, there are presented type-solutions usually implemented and determined which one is associated to the best results, in accordance a few analyzed parameters. According to the main goal of this dissertation a comparative analysis between the two types of tracks- Ballasted and Ballastless Track – is also presented with the final purpose of draw conclusions in relation to the maintenance and construction costs associated to the two typologies, as well as withdraw conclusions in concern to the characteristics and performance of them both.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMartins, Armando do CarmoPinto, Paulo Jorge dos Santos AlmeidaFortes, Armando António Pereira TelesRCIPLOliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de2015-02-27T12:27:43Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4309TID:201226855porOliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de - Via balastrada versus via não balastrada. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:46.054348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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