Via Balastrada versus via não balastrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4309
Resumo: Trabalho Final de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
id RCAP_bb29fd03730deed0419023de07fc7cad
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Via Balastrada versus via não balastradaBalastroCarrilElementos de fixaçãoTravessasSubstruturaSuperestruturaVia betonadaCarril com apoio discretoCarril com apoio contínuoElementos resilientesZonas de transição ferroviáriasBallastRailFastenning systemSleepersSubstrutureSuperstrutureBallastless trackContinuous supported railDiscrete supported RailResilent elementsTransition zones in railwaysTrabalho Final de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Vias de Comunicação e TransportesNa presente dissertação, cujo principal objetivo é estabelecer a comparação entre Via Balastrada e Via Não balastrada, encontram-se apresentados os elementos constituintes de cada tipo de via bem como salientadas as suas caraterísticas. São também alvo de exposição, no presente documento, elementos que quando aplicados na via se traduzem em melhorias a nível estrutural, ambiental e económico. Outra das temáticas que se apresenta é o comportamento da via numa zona de transição entre via balastrada e não balastrada. Relativamente a esta zona, são desenvolvidas algumas soluções tipo, e apuradas as que melhor desempenho apresentam de acordo com os parâmetros em estudo. É igualmente objeto do presente documento a apresentação de uma análise comparativa (entre via balastrada e não balastrada), com a finalidade de poderem ser retiradas conclusões, relativamente à melhor solução face a custos de execução, custos de manutenção, caraterísticas e desempenho.Abstract: In this dissertation, the main objective is to establish a comparison between ballasted and ballastless track, for that reason are presented the components of each type of track as well as highlighted their characteristics. Improvements in structural, environmental and economic levels can be reached with the implementation of well-defined solutions, which are also exposed in this document. The behaviour in transition zones between ballasted track and ballastless track, is as well studied. In relation to these zones, there are presented type-solutions usually implemented and determined which one is associated to the best results, in accordance a few analyzed parameters. According to the main goal of this dissertation a comparative analysis between the two types of tracks- Ballasted and Ballastless Track – is also presented with the final purpose of draw conclusions in relation to the maintenance and construction costs associated to the two typologies, as well as withdraw conclusions in concern to the characteristics and performance of them both.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMartins, Armando do CarmoPinto, Paulo Jorge dos Santos AlmeidaFortes, Armando António Pereira TelesRCIPLOliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de2015-02-27T12:27:43Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4309TID:201226855porOliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de - Via balastrada versus via não balastrada. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:46.054348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Via Balastrada versus via não balastrada
title Via Balastrada versus via não balastrada
spellingShingle Via Balastrada versus via não balastrada
Oliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de
Balastro
Carril
Elementos de fixação
Travessas
Substrutura
Superestrutura
Via betonada
Carril com apoio discreto
Carril com apoio contínuo
Elementos resilientes
Zonas de transição ferroviárias
Ballast
Rail
Fastenning system
Sleepers
Substruture
Superstruture
Ballastless track
Continuous supported rail
Discrete supported Rail
Resilent elements
Transition zones in railways
title_short Via Balastrada versus via não balastrada
title_full Via Balastrada versus via não balastrada
title_fullStr Via Balastrada versus via não balastrada
title_full_unstemmed Via Balastrada versus via não balastrada
title_sort Via Balastrada versus via não balastrada
author Oliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de
author_facet Oliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Armando do Carmo
Pinto, Paulo Jorge dos Santos Almeida
Fortes, Armando António Pereira Teles
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de
dc.subject.por.fl_str_mv Balastro
Carril
Elementos de fixação
Travessas
Substrutura
Superestrutura
Via betonada
Carril com apoio discreto
Carril com apoio contínuo
Elementos resilientes
Zonas de transição ferroviárias
Ballast
Rail
Fastenning system
Sleepers
Substruture
Superstruture
Ballastless track
Continuous supported rail
Discrete supported Rail
Resilent elements
Transition zones in railways
topic Balastro
Carril
Elementos de fixação
Travessas
Substrutura
Superestrutura
Via betonada
Carril com apoio discreto
Carril com apoio contínuo
Elementos resilientes
Zonas de transição ferroviárias
Ballast
Rail
Fastenning system
Sleepers
Substruture
Superstruture
Ballastless track
Continuous supported rail
Discrete supported Rail
Resilent elements
Transition zones in railways
description Trabalho Final de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2015-02-27T12:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4309
TID:201226855
url http://hdl.handle.net/10400.21/4309
identifier_str_mv TID:201226855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Ana Filipa Firmino Paulino de - Via balastrada versus via não balastrada. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133394894848000