Uma melodia, vários estilos: a procura de diferentes soluções harmónicas no tratamento de uma melodia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Samuel Pimenta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16641
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
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spelling Uma melodia, vários estilos: a procura de diferentes soluções harmónicas no tratamento de uma melodiaHarmoniaImprovisaçãoImprovisação estilísticaÓrgãoBachMozartMendelssohnDebussyHarmonyImprovisationStylistic improvisationOrganRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - O presente relatório pretende descrever, na sua primeira parte, a prática pedagógica levada a cabo no domínio do Estágio do Ensino Especializado, parte inclusa do Mestrado em Ensino de Música lecionado pela Escola Superior de Música de Lisboa, entidade pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa. O mesmo decorreu na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, no âmbito do subgrupo profissionalizante com o código M15 – Órgão, na modalidade de observação estruturada. A instituição escolhida para a frequência do estágio possui uma história prestigiada e dispõe de uma classe de órgão bem composta e competentemente orientada. Estes pontos são explorados com maior detalhe nas primeiras secções, onde também é oferecida uma visão sobre a estrutura organizativa, a comunidade escolar e o projeto educativo da referida Escola Artística. Anteriormente é ainda exposta a visão do mestrando sobre que competências deverá desenvolver, que expectativas tem e quais os seus pontos fortes e menos fortes à partida. Posteriormente são foco do relatório os discentes selecionados para efeitos do estágio, sendo feita uma caracterização dos mesmos e das aulas ocorridas neste ano letivo. Por fim, e em jeito de conclusão, o mestrando tece uma análise crítica sobre o que considera ter corrido bem e menos bem ao longo da sua prática pedagógica, quer relacionado com o seu ponto de vista, quer com o dos alunos.Resumo II - Este trabalho de investigação tem como objetivo averiguar a viabilidade de harmonizar uma dada melodia em diferentes estilos de compositores selecionados, em particular J. S. Bach, W. A. Mozart, F. Mendelssohn Bartholdy e C. Debussy. Posteriormente é avaliada a exequibilidade de aplicar a melodia em questão a formas características dos respetivos compositores. Através de métodos de construção de exemplos e sua análise, pretende-se concluir igualmente se este procedimento e a sua generalização são viáveis, respeitando a estilística de cada compositor. Este trabalho destina-se a todos os interessados pelos campos da harmonia e da improvisação, e a forma como estas duas disciplinas se complementam e, inclusive, se entrelaçam. A ponte entre ambas será baseada numa vertente muito prática, tendo em conta que a elaboração dos exemplos do presente trabalho advém da experiência enquanto improvisador e conhecedor das respetivas formas e estruturas, sendo transposta, agora, para o papel. Este trabalho pretende igualmente explorar algo inovador, visto que, usualmente, são utilizadas inúmeras melodias para exemplificar vários estilos de harmonização, enquanto nesta investigação a base de trabalho será uma e uma só melodia, sendo do conhecimento geral, facilitando o seu reconhecimento nos vários exemplos dados. Os compositores escolhidos são de grande relevância histórica, pois representam de forma exemplar as épocas nas quais viveram. Por fim, esta investigação tem como objetivo ser um ponto de partida para mais trabalhos do género, nomeadamente a exploração dos estilos de mais compositores do século XX, onde a complexidade da harmonia poderá apresentar outros desafios.Abstract I - The first part of the following report intends to describe the teaching practice carried out within the scope of the Master in Music Education taught by Escola Superior de Música de Lisboa, an entity belonging to Instituto Politécnico de Lisboa. The internship took place at Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, on the subject of organ and was held as structured observation. This institution has a renowned history and has a well-composed and competently oriented organ class. These points are explored in greater detail in the first sections, where an overview of the organizational structure, the school community, and the educational project of the school is also presented. Furthermore, it offers the view of the trainee teacher on what skills he should develop, what expectations he has and what his strengths and weaknesses are at the outset. Subsequently, the focus of the report turns over to the students selected for the purposes of the internship, with a characterization of them and the classes that took place this school year. Finally, the trainee weights the positives and the negatives throughout his teaching practice in a critical analysis, both from his point of view and that of the students.Abstract II - This research aims to investigate the feasibility of harmonizing a given melody in different styles of selected composers, in particular J. S. Bach, W. A. Mozart, F. Mendelssohn Bartholdy and C. Debussy. Subsequently, the possibility of applying the melody in question to characteristic forms of the respective composers is evaluated. Through methods of building examples and their analysis, I also intend to conclude whether this procedure and its generalization is viable, respecting the stylistics of each composer. This research is intended for anyone interested in the subjects of harmony and improvisation, and the way in which these two disciplines complement each other and even intertwine. The connection between the two will be based on a very practical approach, given that the construction of the examples in this work comes from experience as an improviser and connoisseur of the respective forms and structures. This research also intends to explore something innovative, since generally several melodies are used to exemplify various styles of harmonization, while the basis of work in this research is one and only one melody, which is known to the public, facilitating its recognition in the various examples given. The chosen composers are of great historical relevance, as they represent in an exemplary way the epochs in which they lived. Finally, this research aims to be a starting point for more works of the genre, namely the exploration of the styles of more 20th century composers, where the complexity of harmony could present greater challenges.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaEsteireiro, AntónioRCIPLPinto, Samuel Pimenta2023-12-07T15:31:33Z2023-09-122023-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16641TID:203352939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-13T02:18:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:23.981493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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