O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10620 |
Resumo: | Este projeto propõe um estudo sobre a imagem cinematográfica. A imagem como projeto de relações ou de um conjunto de encontros. Nomeadamente, com o realizador (a equipa), as personagens, o espetador e, desde logo, com o objeto que escolhemos enquadrar. O centro é a direção de fotografia. Contexto a partir do qual proponho pensar a imagem, o ato cinematográfico. Mais do que simples construções qualitativas de beleza, intento demonstrar a importância da função do diretor de fotografia no cinema de autor. Não apenas um operador que resolve tecnicamente as intenções formais de um realizador, mas como alguém que pode acrescentar valor crítico e criativo à narrativa de um filme. Qual a pertinência, ou justificação ética e processual de um diretor de imagem no cinema? |
id |
RCAP_bb3ac1d14ceaa565ac2a807289f19149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10620 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autorDireção de fotografiaRealizaçãoCinema de autorImagemCinematographyDirectorAuteur cinemaImageEste projeto propõe um estudo sobre a imagem cinematográfica. A imagem como projeto de relações ou de um conjunto de encontros. Nomeadamente, com o realizador (a equipa), as personagens, o espetador e, desde logo, com o objeto que escolhemos enquadrar. O centro é a direção de fotografia. Contexto a partir do qual proponho pensar a imagem, o ato cinematográfico. Mais do que simples construções qualitativas de beleza, intento demonstrar a importância da função do diretor de fotografia no cinema de autor. Não apenas um operador que resolve tecnicamente as intenções formais de um realizador, mas como alguém que pode acrescentar valor crítico e criativo à narrativa de um filme. Qual a pertinência, ou justificação ética e processual de um diretor de imagem no cinema?This project proposes a study on the cinematic image. The image as a set of relationships and rendezvous. Namely, with the director (the team), the characters, the viewer and, immediately, with the object that we propose to frame. The center is the director of photography (cinematographer). Context from which I propose to think the image, the cinematic act. More than simple qualitative constructs of beauty, I try demonstrate the importance role of the director of photography on auteur cinema. Not just an operator that solves technically formal intentions of a filmmaker, but as someone who can add value to the creative and critical narrative of a film. What is the relevance, or ethical and procedural justification of a director of image in cinema?Campos, Jorge Manuel CostaNunes, Pedro SenaVidinha, Francisco João PereiraConceição, Marco Paulo BarbosaDias, José Nuno de Abreu Tudela de AlmeidaBaptista, Maria Adriana da CostaFerreira, José Manuel de Oliveira QuintaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAfonso, Ismael Gomes2017-12-15T18:46:35Z2014-11-032014-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10620TID:201783274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:20.032972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor |
title |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor |
spellingShingle |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor Afonso, Ismael Gomes Direção de fotografia Realização Cinema de autor Imagem Cinematography Director Auteur cinema Image |
title_short |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor |
title_full |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor |
title_fullStr |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor |
title_full_unstemmed |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor |
title_sort |
O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor |
author |
Afonso, Ismael Gomes |
author_facet |
Afonso, Ismael Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Jorge Manuel Costa Nunes, Pedro Sena Vidinha, Francisco João Pereira Conceição, Marco Paulo Barbosa Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida Baptista, Maria Adriana da Costa Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Ismael Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direção de fotografia Realização Cinema de autor Imagem Cinematography Director Auteur cinema Image |
topic |
Direção de fotografia Realização Cinema de autor Imagem Cinematography Director Auteur cinema Image |
description |
Este projeto propõe um estudo sobre a imagem cinematográfica. A imagem como projeto de relações ou de um conjunto de encontros. Nomeadamente, com o realizador (a equipa), as personagens, o espetador e, desde logo, com o objeto que escolhemos enquadrar. O centro é a direção de fotografia. Contexto a partir do qual proponho pensar a imagem, o ato cinematográfico. Mais do que simples construções qualitativas de beleza, intento demonstrar a importância da função do diretor de fotografia no cinema de autor. Não apenas um operador que resolve tecnicamente as intenções formais de um realizador, mas como alguém que pode acrescentar valor crítico e criativo à narrativa de um filme. Qual a pertinência, ou justificação ética e processual de um diretor de imagem no cinema? |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-03 2014-11-03T00:00:00Z 2017-12-15T18:46:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10620 TID:201783274 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10620 |
identifier_str_mv |
TID:201783274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472547807232 |