O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Ismael Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10620
Resumo: Este projeto propõe um estudo sobre a imagem cinematográfica. A imagem como projeto de relações ou de um conjunto de encontros. Nomeadamente, com o realizador (a equipa), as personagens, o espetador e, desde logo, com o objeto que escolhemos enquadrar. O centro é a direção de fotografia. Contexto a partir do qual proponho pensar a imagem, o ato cinematográfico. Mais do que simples construções qualitativas de beleza, intento demonstrar a importância da função do diretor de fotografia no cinema de autor. Não apenas um operador que resolve tecnicamente as intenções formais de um realizador, mas como alguém que pode acrescentar valor crítico e criativo à narrativa de um filme. Qual a pertinência, ou justificação ética e processual de um diretor de imagem no cinema?
id RCAP_bb3ac1d14ceaa565ac2a807289f19149
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autorDireção de fotografiaRealizaçãoCinema de autorImagemCinematographyDirectorAuteur cinemaImageEste projeto propõe um estudo sobre a imagem cinematográfica. A imagem como projeto de relações ou de um conjunto de encontros. Nomeadamente, com o realizador (a equipa), as personagens, o espetador e, desde logo, com o objeto que escolhemos enquadrar. O centro é a direção de fotografia. Contexto a partir do qual proponho pensar a imagem, o ato cinematográfico. Mais do que simples construções qualitativas de beleza, intento demonstrar a importância da função do diretor de fotografia no cinema de autor. Não apenas um operador que resolve tecnicamente as intenções formais de um realizador, mas como alguém que pode acrescentar valor crítico e criativo à narrativa de um filme. Qual a pertinência, ou justificação ética e processual de um diretor de imagem no cinema?This project proposes a study on the cinematic image. The image as a set of relationships and rendezvous. Namely, with the director (the team), the characters, the viewer and, immediately, with the object that we propose to frame. The center is the director of photography (cinematographer). Context from which I propose to think the image, the cinematic act. More than simple qualitative constructs of beauty, I try demonstrate the importance role of the director of photography on auteur cinema. Not just an operator that solves technically formal intentions of a filmmaker, but as someone who can add value to the creative and critical narrative of a film. What is the relevance, or ethical and procedural justification of a director of image in cinema?Campos, Jorge Manuel CostaNunes, Pedro SenaVidinha, Francisco João PereiraConceição, Marco Paulo BarbosaDias, José Nuno de Abreu Tudela de AlmeidaBaptista, Maria Adriana da CostaFerreira, José Manuel de Oliveira QuintaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAfonso, Ismael Gomes2017-12-15T18:46:35Z2014-11-032014-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10620TID:201783274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:20.032972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
title O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
spellingShingle O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
Afonso, Ismael Gomes
Direção de fotografia
Realização
Cinema de autor
Imagem
Cinematography
Director
Auteur cinema
Image
title_short O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
title_full O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
title_fullStr O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
title_full_unstemmed O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
title_sort O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
author Afonso, Ismael Gomes
author_facet Afonso, Ismael Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Jorge Manuel Costa
Nunes, Pedro Sena
Vidinha, Francisco João Pereira
Conceição, Marco Paulo Barbosa
Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida
Baptista, Maria Adriana da Costa
Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Ismael Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Direção de fotografia
Realização
Cinema de autor
Imagem
Cinematography
Director
Auteur cinema
Image
topic Direção de fotografia
Realização
Cinema de autor
Imagem
Cinematography
Director
Auteur cinema
Image
description Este projeto propõe um estudo sobre a imagem cinematográfica. A imagem como projeto de relações ou de um conjunto de encontros. Nomeadamente, com o realizador (a equipa), as personagens, o espetador e, desde logo, com o objeto que escolhemos enquadrar. O centro é a direção de fotografia. Contexto a partir do qual proponho pensar a imagem, o ato cinematográfico. Mais do que simples construções qualitativas de beleza, intento demonstrar a importância da função do diretor de fotografia no cinema de autor. Não apenas um operador que resolve tecnicamente as intenções formais de um realizador, mas como alguém que pode acrescentar valor crítico e criativo à narrativa de um filme. Qual a pertinência, ou justificação ética e processual de um diretor de imagem no cinema?
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-03
2014-11-03T00:00:00Z
2017-12-15T18:46:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10620
TID:201783274
url http://hdl.handle.net/10400.22/10620
identifier_str_mv TID:201783274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472547807232