Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Maria Eugénia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Coelho, Valentim, Sousa, N., Coutinho, S., Nunes, Luís, Monteiro, Maria do Loreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3630
Resumo: O ciclo biológico de Phytophthora cinnamomi Rands e P. cambivora (Petri) Buisman espécies associadas com a Doença da Tinta do Castanheiro, ocorre integralmente no ambiente solo. A presença de qualquer uma destas espécies parasitas inviabiliza as novas plantações de castanheiro e coloca sérios problemas à manutenção dos soutos já instalados. Para garantir a ausência de propágulos dos parasitas no material de multiplicação do castanheiro e avaliar o estado sanitário dos solos é necessário que os métodos de detecção sejam sensíveis e rápidos, o que nem sempre é conseguido com as espécies de Phytophthora cujo ciclo de vida ocorre no ambiente solo. Neste estudo desenvolveuse e optimizou-se um método de biodetecção conjugado com a utilização de meios de cultura selectivos. Como material biológico utilizaram-se discos de folha de castanheiro (Castanea sativa), azevinho (Ilex aquifolium) e camélia (Camellia japonica), em condições de temperatura constante (25º) e em condições normais de laboratório com a adição ou não de biocidas (pimaricina e penicilina) na água de diluição do solo. Os discos de folha de castanheiro foram mais eficientes na detecção de Phytophthora, obtendo-se maior percentagem de isolamentos positivos no meio de cultura selectivo (P10VPH). Os resultados obtidos neste estudo permitiram estabelecer um protocolo experimental de fácil utilização e tornar mais eficiente a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro.
id RCAP_bb44b98abd48bf4878e3b7fe603394df
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)An efficient assay for detection of Phytophthora cinnamomi in the rhizosphere of Sweet Chestnut (Castanea sativa Mill.)Doença da tintaCastanheiroO ciclo biológico de Phytophthora cinnamomi Rands e P. cambivora (Petri) Buisman espécies associadas com a Doença da Tinta do Castanheiro, ocorre integralmente no ambiente solo. A presença de qualquer uma destas espécies parasitas inviabiliza as novas plantações de castanheiro e coloca sérios problemas à manutenção dos soutos já instalados. Para garantir a ausência de propágulos dos parasitas no material de multiplicação do castanheiro e avaliar o estado sanitário dos solos é necessário que os métodos de detecção sejam sensíveis e rápidos, o que nem sempre é conseguido com as espécies de Phytophthora cujo ciclo de vida ocorre no ambiente solo. Neste estudo desenvolveuse e optimizou-se um método de biodetecção conjugado com a utilização de meios de cultura selectivos. Como material biológico utilizaram-se discos de folha de castanheiro (Castanea sativa), azevinho (Ilex aquifolium) e camélia (Camellia japonica), em condições de temperatura constante (25º) e em condições normais de laboratório com a adição ou não de biocidas (pimaricina e penicilina) na água de diluição do solo. Os discos de folha de castanheiro foram mais eficientes na detecção de Phytophthora, obtendo-se maior percentagem de isolamentos positivos no meio de cultura selectivo (P10VPH). Os resultados obtidos neste estudo permitiram estabelecer um protocolo experimental de fácil utilização e tornar mais eficiente a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro.Sociedade de Ciências Agrárias de PortugalBiblioteca Digital do IPBGouveia, Maria EugéniaCoelho, ValentimSousa, N.Coutinho, S.Nunes, LuísMonteiro, Maria do Loreto2011-03-11T14:15:24Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3630porGouveia, E.; Coelho, V.; Sousa, N.; Coutinho, S.; Nunes, L.; Monteiro, M.L. (2009). Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a doença da tinta do castanheiro na rizosfera de castanheiro (Castanea sativa Mill.). Revista de Ciências Agrárias. ISSN 0871-018X, 32:1, p. 130-138.0871-018Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:28.129754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
An efficient assay for detection of Phytophthora cinnamomi in the rhizosphere of Sweet Chestnut (Castanea sativa Mill.)
title Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
spellingShingle Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
Gouveia, Maria Eugénia
Doença da tinta
Castanheiro
title_short Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
title_full Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
title_fullStr Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
title_full_unstemmed Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
title_sort Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro na rizosfera de Castanheiro (Castanea sativa Mill.)
author Gouveia, Maria Eugénia
author_facet Gouveia, Maria Eugénia
Coelho, Valentim
Sousa, N.
Coutinho, S.
Nunes, Luís
Monteiro, Maria do Loreto
author_role author
author2 Coelho, Valentim
Sousa, N.
Coutinho, S.
Nunes, Luís
Monteiro, Maria do Loreto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Maria Eugénia
Coelho, Valentim
Sousa, N.
Coutinho, S.
Nunes, Luís
Monteiro, Maria do Loreto
dc.subject.por.fl_str_mv Doença da tinta
Castanheiro
topic Doença da tinta
Castanheiro
description O ciclo biológico de Phytophthora cinnamomi Rands e P. cambivora (Petri) Buisman espécies associadas com a Doença da Tinta do Castanheiro, ocorre integralmente no ambiente solo. A presença de qualquer uma destas espécies parasitas inviabiliza as novas plantações de castanheiro e coloca sérios problemas à manutenção dos soutos já instalados. Para garantir a ausência de propágulos dos parasitas no material de multiplicação do castanheiro e avaliar o estado sanitário dos solos é necessário que os métodos de detecção sejam sensíveis e rápidos, o que nem sempre é conseguido com as espécies de Phytophthora cujo ciclo de vida ocorre no ambiente solo. Neste estudo desenvolveuse e optimizou-se um método de biodetecção conjugado com a utilização de meios de cultura selectivos. Como material biológico utilizaram-se discos de folha de castanheiro (Castanea sativa), azevinho (Ilex aquifolium) e camélia (Camellia japonica), em condições de temperatura constante (25º) e em condições normais de laboratório com a adição ou não de biocidas (pimaricina e penicilina) na água de diluição do solo. Os discos de folha de castanheiro foram mais eficientes na detecção de Phytophthora, obtendo-se maior percentagem de isolamentos positivos no meio de cultura selectivo (P10VPH). Os resultados obtidos neste estudo permitiram estabelecer um protocolo experimental de fácil utilização e tornar mais eficiente a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a Doença da Tinta do Castanheiro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-03-11T14:15:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3630
url http://hdl.handle.net/10198/3630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gouveia, E.; Coelho, V.; Sousa, N.; Coutinho, S.; Nunes, L.; Monteiro, M.L. (2009). Um método eficiente para a detecção de Phytophthora cinnamomi associada com a doença da tinta do castanheiro na rizosfera de castanheiro (Castanea sativa Mill.). Revista de Ciências Agrárias. ISSN 0871-018X, 32:1, p. 130-138.
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135173236752384