Estudo numérico da interação entre as velas de proa e grande num veleiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/145475 |
Resumo: | As velas, atualmente, são utilizadas maioritariamente em embarcações de com-petição, logo entender os aspetos aerodinâmicos presentes em redor das mesmas torna-se de maior importância. O objetivo desta dissertação é estudar numericamente a interação entre as velas grande e de proa e descobrir qual a posição das mesmas que gera melhores desempenhos. O programa utilizado é o OpenFOAM (Open source Field Opera-tion And Manipulation) que resolve numericamente as equações médias de Na-vier-Stokes (RANS). O modelo de turbulência utilizado é o modelo Spalart-All-maras (SA). A validação é feita através da comparação dos resultados numéricos com os dados experimentais existentes na literatura do escoamento, em torno de um perfil alar. Os resultados obtidos demonstram que interação entre os perfis de proa e grande traz melhores desempenhos no movimento da embarcação. Conclui-se que a melhor performance é atingida quando a distância entre perfis é de 2.5 vezes a espessura do perfil grande. Abaixo deste valor as forças exercidas começam a diminuir. |
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Estudo numérico da interação entre as velas de proa e grande num veleiroaerodinâmicavela de proavela grandeOpenFoamdesempenhoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaAs velas, atualmente, são utilizadas maioritariamente em embarcações de com-petição, logo entender os aspetos aerodinâmicos presentes em redor das mesmas torna-se de maior importância. O objetivo desta dissertação é estudar numericamente a interação entre as velas grande e de proa e descobrir qual a posição das mesmas que gera melhores desempenhos. O programa utilizado é o OpenFOAM (Open source Field Opera-tion And Manipulation) que resolve numericamente as equações médias de Na-vier-Stokes (RANS). O modelo de turbulência utilizado é o modelo Spalart-All-maras (SA). A validação é feita através da comparação dos resultados numéricos com os dados experimentais existentes na literatura do escoamento, em torno de um perfil alar. Os resultados obtidos demonstram que interação entre os perfis de proa e grande traz melhores desempenhos no movimento da embarcação. Conclui-se que a melhor performance é atingida quando a distância entre perfis é de 2.5 vezes a espessura do perfil grande. Abaixo deste valor as forças exercidas começam a diminuir.Currently sail boats are mostly used in competition, therefore understand the aerodynamic aspects around them becomes vital. The objective of this dissertation is to numerical study the interaction be-tween the mainsail and the jib and to discover the position between both sails that maximizes performance. In the study the software used was the OpenFOAM that solves numerically the Reynolds average Navier-Stokes equations. The tur-bulence model used is the Spalart-Allmaras. The validation is made through the comparation of the results obtained with numerical methods and experimental results found in the literature around an airfoil. The results demonstrate that the interaction between the mainsail and the jib profiles produces better results in moving the vessel. In conclusion the best performance is obtained when the distance between the sail is 2.5 times the thick-ness of the mainsail profile. Below this value the forces produced by the sails decreases.Gil, LuísBrito, MoisésRUNReis, Nuno Filipe Leitão2022-11-14T11:46:15Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/145475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:25:52Zoai:run.unl.pt:10362/145475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:05.810354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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