Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primo, Judite Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soto, Moana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12990
Resumo: Este texto apresenta relações intrínsecas entre as áreas da Museologia e da Educação, tendo por base o referencial teórico da UNESCO que alicerçam essas conexões. Estabelece o diálogo com o projeto “Educação para o século XXI”, baseado em quatro pilares fundamentais para a promoção do desenvolvimento cognitivo e social dos seres humanos; e, reflete sobre os impactos de uma educação alicerçada por um novo “contrato social” que permitirá redesenhar um futuro que promova, coletivamente, mudanças socio-políticas-educativas-culturais. Trata-se de um ensaio sobre o papel e a influência do educador brasileiro Paulo Freire na área da museologia, por meio das ações educativas e dos processos museológicos socialmente comprometidos com a emancipação popular. São apresentadas algumas das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Reciprocidade de Saberes realizadas pela Cátedra UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” no ano de 2021. Este período que coincide com as comemorações internacionais do centenário de nascimento de Paulo Freire, permite refletir como o campo da museologia tem reimaginado a práxis freireana em seus processos, territórios de intervenção e projetos educativos.
id RCAP_bb4a2620e83e314c445df13c1a8576e2
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade culturalFREIRE, PAULOMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAEDUCAÇÃODIVERSIDADE CULTURALCIDADANIAMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYEDUCATIONCULTURAL DIVERSITYCITIZENSHIPEste texto apresenta relações intrínsecas entre as áreas da Museologia e da Educação, tendo por base o referencial teórico da UNESCO que alicerçam essas conexões. Estabelece o diálogo com o projeto “Educação para o século XXI”, baseado em quatro pilares fundamentais para a promoção do desenvolvimento cognitivo e social dos seres humanos; e, reflete sobre os impactos de uma educação alicerçada por um novo “contrato social” que permitirá redesenhar um futuro que promova, coletivamente, mudanças socio-políticas-educativas-culturais. Trata-se de um ensaio sobre o papel e a influência do educador brasileiro Paulo Freire na área da museologia, por meio das ações educativas e dos processos museológicos socialmente comprometidos com a emancipação popular. São apresentadas algumas das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Reciprocidade de Saberes realizadas pela Cátedra UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” no ano de 2021. Este período que coincide com as comemorações internacionais do centenário de nascimento de Paulo Freire, permite refletir como o campo da museologia tem reimaginado a práxis freireana em seus processos, territórios de intervenção e projetos educativos.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-11T15:40:26Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12990por1646-3714Primo, Judite SantosSoto, Moanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:38.617195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
title Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
spellingShingle Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
Primo, Judite Santos
FREIRE, PAULO
MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
EDUCAÇÃO
DIVERSIDADE CULTURAL
CIDADANIA
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
EDUCATION
CULTURAL DIVERSITY
CITIZENSHIP
title_short Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
title_full Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
title_fullStr Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
title_full_unstemmed Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
title_sort Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural
author Primo, Judite Santos
author_facet Primo, Judite Santos
Soto, Moana
author_role author
author2 Soto, Moana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Primo, Judite Santos
Soto, Moana
dc.subject.por.fl_str_mv FREIRE, PAULO
MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
EDUCAÇÃO
DIVERSIDADE CULTURAL
CIDADANIA
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
EDUCATION
CULTURAL DIVERSITY
CITIZENSHIP
topic FREIRE, PAULO
MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
EDUCAÇÃO
DIVERSIDADE CULTURAL
CIDADANIA
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
EDUCATION
CULTURAL DIVERSITY
CITIZENSHIP
description Este texto apresenta relações intrínsecas entre as áreas da Museologia e da Educação, tendo por base o referencial teórico da UNESCO que alicerçam essas conexões. Estabelece o diálogo com o projeto “Educação para o século XXI”, baseado em quatro pilares fundamentais para a promoção do desenvolvimento cognitivo e social dos seres humanos; e, reflete sobre os impactos de uma educação alicerçada por um novo “contrato social” que permitirá redesenhar um futuro que promova, coletivamente, mudanças socio-políticas-educativas-culturais. Trata-se de um ensaio sobre o papel e a influência do educador brasileiro Paulo Freire na área da museologia, por meio das ações educativas e dos processos museológicos socialmente comprometidos com a emancipação popular. São apresentadas algumas das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Reciprocidade de Saberes realizadas pela Cátedra UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” no ano de 2021. Este período que coincide com as comemorações internacionais do centenário de nascimento de Paulo Freire, permite refletir como o campo da museologia tem reimaginado a práxis freireana em seus processos, territórios de intervenção e projetos educativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T15:40:26Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12990
url http://hdl.handle.net/10437/12990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-3714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131223638933504