O estudo mental no violino: o impacto no ensino/aprendizagem e na performance do violino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21320 |
Resumo: | Este projeto foi desenvolvido no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE e da Escola Superior de Educação - ESE do Instituto Politécnico do Porto – IPP. O projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo o diagnóstico e a aplicabilidade do Estudo Mental no estudo e ensino do violino. O Estudo Mental pode ser definido como um ensaio mental de uma atividade física na ausência do instrumento ou de quaisquer movimentos musculares. A nossa investigação foi realizada com dois alunos de violino, um do Ensino Básico e outro do Ensino Secundário, e com um Grupo de Música de Câmara (Quarteto de Cordas). O objetivo que presidiu à nossa investigação foi o da verificação acerca do conhecimento do que é o Estudo Mental e da aplicação de estratégias de Estudo Mental no processo de ensino aprendizagem e no estudo do violino. Esta investigação foi realizada não só com alunos, mas também com professores do instrumento, e teve em consideração, a) na amostra relativa aos alunos: o estudo e a performance individual e em grupo, e b) na amostra relativa aos professores: o conhecimento e a aplicação de estratégias do Estudo Mental. A investigação teve como amostra cinco professores de violino e seis alunos. Neste projeto, dois alunos de violino e um Quarteto de Cordas foram, numa primeira fase, expostos ao conceito de Estudo Mental e respetivas estratégias, sendo também questionados acerca do seu conhecimento sobre o Estudo Mental. Numa segunda fase foram convidados a realizar exercícios/estratégias com aplicabilidade não só no seu estudo individual e de grupo, mas também nas apresentações públicas em contextos de audições, recitais e concertos. Numa última fase avaliamos e concluímos que, pelo testemunho verbal dos próprios alunos, que a aplicação de técnicas recomendadas para o estudo individual e de grupo proporcionaram um aumento da confiança na execução de passagens difíceis, na concentração e na qualidade geral da performance. Salientaram também que a inclusão destas estratégias no estudo do violino era muito positiva a vários níveis. |
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O estudo mental no violino: o impacto no ensino/aprendizagem e na performance do violinoEstudo mentalViolinoEstratégiasAprendizagemAlunosMental practiceViolinStrategiesLearningStudentEste projeto foi desenvolvido no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE e da Escola Superior de Educação - ESE do Instituto Politécnico do Porto – IPP. O projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo o diagnóstico e a aplicabilidade do Estudo Mental no estudo e ensino do violino. O Estudo Mental pode ser definido como um ensaio mental de uma atividade física na ausência do instrumento ou de quaisquer movimentos musculares. A nossa investigação foi realizada com dois alunos de violino, um do Ensino Básico e outro do Ensino Secundário, e com um Grupo de Música de Câmara (Quarteto de Cordas). O objetivo que presidiu à nossa investigação foi o da verificação acerca do conhecimento do que é o Estudo Mental e da aplicação de estratégias de Estudo Mental no processo de ensino aprendizagem e no estudo do violino. Esta investigação foi realizada não só com alunos, mas também com professores do instrumento, e teve em consideração, a) na amostra relativa aos alunos: o estudo e a performance individual e em grupo, e b) na amostra relativa aos professores: o conhecimento e a aplicação de estratégias do Estudo Mental. A investigação teve como amostra cinco professores de violino e seis alunos. Neste projeto, dois alunos de violino e um Quarteto de Cordas foram, numa primeira fase, expostos ao conceito de Estudo Mental e respetivas estratégias, sendo também questionados acerca do seu conhecimento sobre o Estudo Mental. Numa segunda fase foram convidados a realizar exercícios/estratégias com aplicabilidade não só no seu estudo individual e de grupo, mas também nas apresentações públicas em contextos de audições, recitais e concertos. Numa última fase avaliamos e concluímos que, pelo testemunho verbal dos próprios alunos, que a aplicação de técnicas recomendadas para o estudo individual e de grupo proporcionaram um aumento da confiança na execução de passagens difíceis, na concentração e na qualidade geral da performance. Salientaram também que a inclusão destas estratégias no estudo do violino era muito positiva a vários níveis.This project was developed within the scope of the professional practice integrated in the Masters of Music Education from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE e da Escola Superior de Educação - ESE do Instituto Politécnico do Porto – IPP. The pedagogical intervention project aimed at the diagnosis and applicability of the Mental Practice in the teaching and practice of the violin. Mental Practice can be defined as a symbolic rehearsal of a physical activity in the absence of the instrument or any muscle movements. Our investigation was carried out with two violin students, one from Basic Education and another from Secondary Education and with a Chamber Music Group (String Quartet). The goal of our investigation was to verify the knowledge regarding the Mental Practice and the application of Mental Practice strategies in the teaching-learning process and in the study of the violin. This research was carried out not only with students but also with instrument teachers, and took into account, a) in the sample related to students: the practice, in individual and group performance, and b) in the sample related to teachers: the knowledge and application of strategies of Mental Practice. The investigation had five violin teachers and six students as a sample. In this project, two violin students and a String Quartet were, in a first phase, exposed to the concept of Mental Practice as well as to respective strategies, being also asked about their knowledge on Mental Practice. In a second phase, the subjects were invited to carry out exercises/strategies with applicability not only in their individual and group practice, but also in public presentations in the context of auditions, recitals and concerts. In a final phase, we evaluated and concluded, through the verbal testimony of the students themselves, that the application of recommended techniques for individual and group practice provided an increase in confidence in the execution of difficult passages, in concentration and in the general quality of the performance. The subjects also pointed out that the inclusion of these strategies in the study of the violin was very positive on several levels.Ungureanu, Radu BenoneCosta, RaquelMikusova, KatarinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Daniel Francisco Moreira e2023-01-04T18:47:49Z2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21320TID:203134796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:23.238801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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