A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Andreia V.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Akkavak, Burcu Gözde, Amaral, Diana, Silva, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7776
Resumo: A Universidade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes na preparação da sua vida futura, em resposta aos novos e constantes desafios que se lhes afiguram, tanto a nível profissional como comportamental. A realização de estágios académicos consiste num método bastante eficaz de efetuar a interface entre o mundo académico e profissional, ao introduzir o aluno num contexto real de trabalho, ao mesmo tempo que este continua a ser acompanhado na sua formação. Além disso, o estágio permite uma validação dos conhecimentos apreendidos, assim como da preparação do aluno para a sua vida profissional futura. No urbanismo, arquitetura e arquitetura paisagista, assim como noutras áreas em que é também necessário um contacto íntimo, realista e permanente com os territórios e sociedades, de modo a responder às suas necessidades e valorizar as suas valências, esta experiência formativa revela-se da maior importância. Deste modo, pretende-se, neste artigo descrever e comparar quatro experiências de estágios académicos, realizados no âmbito da arquitetura paisagista, em diferentes ambientes profissionais e com distintos objetivos.
id RCAP_bb622ca4acfa18891008f970883fd571
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissionalEstágio académicoInvestigaçãoMeio profissionalEspaços verdes urbanosAcademic internshipResearchProfessional environmentUrban green spacesA Universidade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes na preparação da sua vida futura, em resposta aos novos e constantes desafios que se lhes afiguram, tanto a nível profissional como comportamental. A realização de estágios académicos consiste num método bastante eficaz de efetuar a interface entre o mundo académico e profissional, ao introduzir o aluno num contexto real de trabalho, ao mesmo tempo que este continua a ser acompanhado na sua formação. Além disso, o estágio permite uma validação dos conhecimentos apreendidos, assim como da preparação do aluno para a sua vida profissional futura. No urbanismo, arquitetura e arquitetura paisagista, assim como noutras áreas em que é também necessário um contacto íntimo, realista e permanente com os territórios e sociedades, de modo a responder às suas necessidades e valorizar as suas valências, esta experiência formativa revela-se da maior importância. Deste modo, pretende-se, neste artigo descrever e comparar quatro experiências de estágios académicos, realizados no âmbito da arquitetura paisagista, em diferentes ambientes profissionais e com distintos objetivos.The University has a key role in the formation of students, preparing them for their future life, in response to new and ongoing challenges that appear, both in a professionally and behavioral level. The implementation of academic internships is a very effective method to create an interface between the academic and professional world, by introducing the student in a real work environment, at the same time that he continues to be accompanied in his training. In addition, the internship allows a validation of the knowledge learned, as well as the preparation of students for their future career. In urbanism, architecture and landscape architecture, as well as in other areas where it is also necessary an intimate, realistic and permanent contact with the territories and societies, in order to meet their needs and enhance their valences, this formative experience proves to be of utmost importance. Thus, in this paper, it is intended to describe and compare four experiences of academic internships undertaken in the scope of landscape architecture, in different professional contexts and with distinctive goals.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaQuintas, Andreia V.Akkavak, Burcu GözdeAmaral, DianaSilva, Margarida2019-08-06T11:00:28Z2015-11-01T00:00:00Z2015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7776porA Obra Nasce: revista de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 2183-427X. 9 (nov. 2015) 59-74.2183-427Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:08Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:40.945690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
title A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
spellingShingle A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
Quintas, Andreia V.
Estágio académico
Investigação
Meio profissional
Espaços verdes urbanos
Academic internship
Research
Professional environment
Urban green spaces
title_short A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
title_full A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
title_fullStr A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
title_full_unstemmed A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
title_sort A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
author Quintas, Andreia V.
author_facet Quintas, Andreia V.
Akkavak, Burcu Gözde
Amaral, Diana
Silva, Margarida
author_role author
author2 Akkavak, Burcu Gözde
Amaral, Diana
Silva, Margarida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Andreia V.
Akkavak, Burcu Gözde
Amaral, Diana
Silva, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio académico
Investigação
Meio profissional
Espaços verdes urbanos
Academic internship
Research
Professional environment
Urban green spaces
topic Estágio académico
Investigação
Meio profissional
Espaços verdes urbanos
Academic internship
Research
Professional environment
Urban green spaces
description A Universidade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes na preparação da sua vida futura, em resposta aos novos e constantes desafios que se lhes afiguram, tanto a nível profissional como comportamental. A realização de estágios académicos consiste num método bastante eficaz de efetuar a interface entre o mundo académico e profissional, ao introduzir o aluno num contexto real de trabalho, ao mesmo tempo que este continua a ser acompanhado na sua formação. Além disso, o estágio permite uma validação dos conhecimentos apreendidos, assim como da preparação do aluno para a sua vida profissional futura. No urbanismo, arquitetura e arquitetura paisagista, assim como noutras áreas em que é também necessário um contacto íntimo, realista e permanente com os territórios e sociedades, de modo a responder às suas necessidades e valorizar as suas valências, esta experiência formativa revela-se da maior importância. Deste modo, pretende-se, neste artigo descrever e comparar quatro experiências de estágios académicos, realizados no âmbito da arquitetura paisagista, em diferentes ambientes profissionais e com distintos objetivos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-01T00:00:00Z
2015-11-01T00:00:00Z
2019-08-06T11:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7776
url http://hdl.handle.net/10284/7776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv A Obra Nasce: revista de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 2183-427X. 9 (nov. 2015) 59-74.
2183-427X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130312668610560