A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7776 |
Resumo: | A Universidade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes na preparação da sua vida futura, em resposta aos novos e constantes desafios que se lhes afiguram, tanto a nível profissional como comportamental. A realização de estágios académicos consiste num método bastante eficaz de efetuar a interface entre o mundo académico e profissional, ao introduzir o aluno num contexto real de trabalho, ao mesmo tempo que este continua a ser acompanhado na sua formação. Além disso, o estágio permite uma validação dos conhecimentos apreendidos, assim como da preparação do aluno para a sua vida profissional futura. No urbanismo, arquitetura e arquitetura paisagista, assim como noutras áreas em que é também necessário um contacto íntimo, realista e permanente com os territórios e sociedades, de modo a responder às suas necessidades e valorizar as suas valências, esta experiência formativa revela-se da maior importância. Deste modo, pretende-se, neste artigo descrever e comparar quatro experiências de estágios académicos, realizados no âmbito da arquitetura paisagista, em diferentes ambientes profissionais e com distintos objetivos. |
id |
RCAP_bb622ca4acfa18891008f970883fd571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/7776 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissionalEstágio académicoInvestigaçãoMeio profissionalEspaços verdes urbanosAcademic internshipResearchProfessional environmentUrban green spacesA Universidade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes na preparação da sua vida futura, em resposta aos novos e constantes desafios que se lhes afiguram, tanto a nível profissional como comportamental. A realização de estágios académicos consiste num método bastante eficaz de efetuar a interface entre o mundo académico e profissional, ao introduzir o aluno num contexto real de trabalho, ao mesmo tempo que este continua a ser acompanhado na sua formação. Além disso, o estágio permite uma validação dos conhecimentos apreendidos, assim como da preparação do aluno para a sua vida profissional futura. No urbanismo, arquitetura e arquitetura paisagista, assim como noutras áreas em que é também necessário um contacto íntimo, realista e permanente com os territórios e sociedades, de modo a responder às suas necessidades e valorizar as suas valências, esta experiência formativa revela-se da maior importância. Deste modo, pretende-se, neste artigo descrever e comparar quatro experiências de estágios académicos, realizados no âmbito da arquitetura paisagista, em diferentes ambientes profissionais e com distintos objetivos.The University has a key role in the formation of students, preparing them for their future life, in response to new and ongoing challenges that appear, both in a professionally and behavioral level. The implementation of academic internships is a very effective method to create an interface between the academic and professional world, by introducing the student in a real work environment, at the same time that he continues to be accompanied in his training. In addition, the internship allows a validation of the knowledge learned, as well as the preparation of students for their future career. In urbanism, architecture and landscape architecture, as well as in other areas where it is also necessary an intimate, realistic and permanent contact with the territories and societies, in order to meet their needs and enhance their valences, this formative experience proves to be of utmost importance. Thus, in this paper, it is intended to describe and compare four experiences of academic internships undertaken in the scope of landscape architecture, in different professional contexts and with distinctive goals.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaQuintas, Andreia V.Akkavak, Burcu GözdeAmaral, DianaSilva, Margarida2019-08-06T11:00:28Z2015-11-01T00:00:00Z2015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7776porA Obra Nasce: revista de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 2183-427X. 9 (nov. 2015) 59-74.2183-427Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:08Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:40.945690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional |
title |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional |
spellingShingle |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional Quintas, Andreia V. Estágio académico Investigação Meio profissional Espaços verdes urbanos Academic internship Research Professional environment Urban green spaces |
title_short |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional |
title_full |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional |
title_fullStr |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional |
title_full_unstemmed |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional |
title_sort |
A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissional |
author |
Quintas, Andreia V. |
author_facet |
Quintas, Andreia V. Akkavak, Burcu Gözde Amaral, Diana Silva, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Akkavak, Burcu Gözde Amaral, Diana Silva, Margarida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintas, Andreia V. Akkavak, Burcu Gözde Amaral, Diana Silva, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio académico Investigação Meio profissional Espaços verdes urbanos Academic internship Research Professional environment Urban green spaces |
topic |
Estágio académico Investigação Meio profissional Espaços verdes urbanos Academic internship Research Professional environment Urban green spaces |
description |
A Universidade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes na preparação da sua vida futura, em resposta aos novos e constantes desafios que se lhes afiguram, tanto a nível profissional como comportamental. A realização de estágios académicos consiste num método bastante eficaz de efetuar a interface entre o mundo académico e profissional, ao introduzir o aluno num contexto real de trabalho, ao mesmo tempo que este continua a ser acompanhado na sua formação. Além disso, o estágio permite uma validação dos conhecimentos apreendidos, assim como da preparação do aluno para a sua vida profissional futura. No urbanismo, arquitetura e arquitetura paisagista, assim como noutras áreas em que é também necessário um contacto íntimo, realista e permanente com os territórios e sociedades, de modo a responder às suas necessidades e valorizar as suas valências, esta experiência formativa revela-se da maior importância. Deste modo, pretende-se, neste artigo descrever e comparar quatro experiências de estágios académicos, realizados no âmbito da arquitetura paisagista, em diferentes ambientes profissionais e com distintos objetivos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-01T00:00:00Z 2015-11-01T00:00:00Z 2019-08-06T11:00:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/7776 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/7776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
A Obra Nasce: revista de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 2183-427X. 9 (nov. 2015) 59-74. 2183-427X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130312668610560 |