Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Sónia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Graça Aparício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2618
Resumo: Resumo A excelência dos cuidados ao recém-nascido depende, em grande parte, da capacitação dos pais para a autonomia nos cuidados ao filho, exigindo aprendizagem da informação veiculada pelo enfermeiro. O registo dos ensinos permite avaliar o processo de (in) formação e a definição do tipo de ensinos abordados, o que contribui para a eficiência e qualidade dos cuidados de enfermagem. Com este estudo pretendeu-se descrever quais os ensinos efetivamente abordados e preconizados na preparação dos pais para o cuidar do recém-nascido (RN) após a alta e identificar os locais de anotação/registo mais utilizados para o registo desses mesmos ensinos no aplicativo SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem). Dos resultados obtidos emergiu não existirem critérios na efetivação dos registos de enfermagem e que, dos ensinos preconizados, nem todos são alvo de abordagem, tornando evidente a necessidade da definição de boas práticas na preparação dos pais para a alta do RN.
id RCAP_bb68e82c0541f06f394f568f583f99bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de EnfermagemRecém-nascidoAlta recém-nascidoQualidade dos cuidadosEnsinos de enfermagemRegistos de enfermagemNewbornNursing recordsNewborn dischargeQuality of careNursing teachingsResumo A excelência dos cuidados ao recém-nascido depende, em grande parte, da capacitação dos pais para a autonomia nos cuidados ao filho, exigindo aprendizagem da informação veiculada pelo enfermeiro. O registo dos ensinos permite avaliar o processo de (in) formação e a definição do tipo de ensinos abordados, o que contribui para a eficiência e qualidade dos cuidados de enfermagem. Com este estudo pretendeu-se descrever quais os ensinos efetivamente abordados e preconizados na preparação dos pais para o cuidar do recém-nascido (RN) após a alta e identificar os locais de anotação/registo mais utilizados para o registo desses mesmos ensinos no aplicativo SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem). Dos resultados obtidos emergiu não existirem critérios na efetivação dos registos de enfermagem e que, dos ensinos preconizados, nem todos são alvo de abordagem, tornando evidente a necessidade da definição de boas práticas na preparação dos pais para a alta do RN.Abstract The excellence of care to the newborn depends largely of parent capacity for autonomy of the child care, demanding learning conveyed by the nurse. The record of teachings allows evaluating the process of (in) formation and the definition of the type of teachings addressed, which contributes to the efficiency and quality of nursing care. With the study carried out it was intended to describe which advocated teaching in preparing parents to care for the newborn after discharge are effectively addressed and to identify the location of annotation more used in SAPE (Support System for Nursing Practice) to record these same teachings. Emerged from this study that there are no criteria in the effectiveness of nursing records and that, from the teachings advocated, not all are target of approach, making clear the need of developing good practices in preparing parents for discharge of the newborn.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRoque, SóniaCosta, Graça Aparício2015-02-18T10:48:20Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2618porRoque, Sónia & Costa, Graça Aparício (2014). Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem. Millenium, 47 (jun/dez). Pp. 47‐60.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:45.574167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
title Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
spellingShingle Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
Roque, Sónia
Recém-nascido
Alta recém-nascido
Qualidade dos cuidados
Ensinos de enfermagem
Registos de enfermagem
Newborn
Nursing records
Newborn discharge
Quality of care
Nursing teachings
title_short Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
title_full Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
title_fullStr Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
title_full_unstemmed Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
title_sort Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
author Roque, Sónia
author_facet Roque, Sónia
Costa, Graça Aparício
author_role author
author2 Costa, Graça Aparício
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Sónia
Costa, Graça Aparício
dc.subject.por.fl_str_mv Recém-nascido
Alta recém-nascido
Qualidade dos cuidados
Ensinos de enfermagem
Registos de enfermagem
Newborn
Nursing records
Newborn discharge
Quality of care
Nursing teachings
topic Recém-nascido
Alta recém-nascido
Qualidade dos cuidados
Ensinos de enfermagem
Registos de enfermagem
Newborn
Nursing records
Newborn discharge
Quality of care
Nursing teachings
description Resumo A excelência dos cuidados ao recém-nascido depende, em grande parte, da capacitação dos pais para a autonomia nos cuidados ao filho, exigindo aprendizagem da informação veiculada pelo enfermeiro. O registo dos ensinos permite avaliar o processo de (in) formação e a definição do tipo de ensinos abordados, o que contribui para a eficiência e qualidade dos cuidados de enfermagem. Com este estudo pretendeu-se descrever quais os ensinos efetivamente abordados e preconizados na preparação dos pais para o cuidar do recém-nascido (RN) após a alta e identificar os locais de anotação/registo mais utilizados para o registo desses mesmos ensinos no aplicativo SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem). Dos resultados obtidos emergiu não existirem critérios na efetivação dos registos de enfermagem e que, dos ensinos preconizados, nem todos são alvo de abordagem, tornando evidente a necessidade da definição de boas práticas na preparação dos pais para a alta do RN.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-18T10:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2618
url http://hdl.handle.net/10400.19/2618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Roque, Sónia & Costa, Graça Aparício (2014). Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem. Millenium, 47 (jun/dez). Pp. 47‐60.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130883840540672