Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22723 |
Resumo: | O presente artigo é extrato de uma Tese de doutorado, desenvolvida sob a orientação do professor doutor Roberto. Ribeiro Baldino junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, que aborda aspectos e campos da Educação Matemática que, de certa forma, pelo teor inovador e supostamente polêmico, têm sido negligenciados. Assim, além de enquadrar-se dentro do ensino superior, área que parece estar envolvida por uma redoma, escolhendo como campo de investigação uma sala de aula do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, e evidenciar o "professor-pesquisador em Educação Matemática" na sua formação e processos de auto-reflexões, ao tematizar sua própria sala-de-aula, trabalha com uma das chamadas propostas alternativas ao ensino tradicional: a Assimilação Solidária, AS. |
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Assimilação Solidária: Análise de uma intervençãoAssimilação Solidária: Análise de uma intervençãoArtigosO presente artigo é extrato de uma Tese de doutorado, desenvolvida sob a orientação do professor doutor Roberto. Ribeiro Baldino junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, que aborda aspectos e campos da Educação Matemática que, de certa forma, pelo teor inovador e supostamente polêmico, têm sido negligenciados. Assim, além de enquadrar-se dentro do ensino superior, área que parece estar envolvida por uma redoma, escolhendo como campo de investigação uma sala de aula do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, e evidenciar o "professor-pesquisador em Educação Matemática" na sua formação e processos de auto-reflexões, ao tematizar sua própria sala-de-aula, trabalha com uma das chamadas propostas alternativas ao ensino tradicional: a Assimilação Solidária, AS. The present article is an extract of a thesis submitted for the earning of the doctorate degree in Mathematics Education. It covers aspects and areas, which due to their innovative and polemical character, have often been neglected. It concentrates on the university, a level apparently considered taboo. The empirical part of the research was conducted at the University of the State of São Paulo (Unesp), Bauru campus, in a Calculus Course for future teachers of Mathematics. The study also shows the “teacher-researcher in Mathematics Education”, her professional preparation, as well as her reflexions as she takes her own classroom as the theme of investigation. This occurs as she tries to implement an alternative pedagogical proposal called Solidarity Assimilation, the SAAPM - Associação de Professores de Matemática2000-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22723por2183-28380872-3915Silva, Maria Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.492444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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