Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Regina
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22723
Resumo: O presente artigo é extrato de uma Tese de doutorado, desenvolvida sob a orientação do professor doutor Roberto. Ribeiro Baldino junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, que aborda aspectos e campos da Educação Matemática que, de certa forma, pelo teor inovador e supostamente polêmico, têm sido negligenciados. Assim, além de enquadrar-se dentro do ensino superior, área que parece estar envolvida por uma redoma, escolhendo como campo de investigação uma sala de aula do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, e evidenciar o "professor-pesquisador em Educação Matemática" na sua formação e processos de auto-reflexões, ao tematizar sua própria sala-de-aula, trabalha com uma das chamadas propostas alternativas ao ensino tradicional: a Assimilação Solidária, AS. 
id RCAP_bb703ebd52e1f06c9e6abcabe10a387b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assimilação Solidária: Análise de uma intervençãoAssimilação Solidária: Análise de uma intervençãoArtigosO presente artigo é extrato de uma Tese de doutorado, desenvolvida sob a orientação do professor doutor Roberto. Ribeiro Baldino junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, que aborda aspectos e campos da Educação Matemática que, de certa forma, pelo teor inovador e supostamente polêmico, têm sido negligenciados. Assim, além de enquadrar-se dentro do ensino superior, área que parece estar envolvida por uma redoma, escolhendo como campo de investigação uma sala de aula do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, e evidenciar o "professor-pesquisador em Educação Matemática" na sua formação e processos de auto-reflexões, ao tematizar sua própria sala-de-aula, trabalha com uma das chamadas propostas alternativas ao ensino tradicional: a Assimilação Solidária, AS. The present article is an extract of a thesis submitted for the earning of the doctorate degree in Mathematics Education. It covers aspects and areas, which due to their innovative and polemical character, have often been neglected. It concentrates on the university, a level apparently considered taboo. The empirical part of the research was conducted at the University of the State of São Paulo (Unesp), Bauru campus, in a Calculus Course for future teachers of Mathematics. The study also shows the “teacher-researcher in Mathematics Education”, her professional preparation, as well as her reflexions as she takes her own classroom as the theme of investigation. This occurs as she tries to implement an alternative pedagogical proposal called Solidarity Assimilation, the SAAPM - Associação de Professores de Matemática2000-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22723por2183-28380872-3915Silva, Maria Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.492444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
title Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
spellingShingle Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
Silva, Maria Regina
Artigos
title_short Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
title_full Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
title_fullStr Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
title_full_unstemmed Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
title_sort Assimilação Solidária: Análise de uma intervenção
author Silva, Maria Regina
author_facet Silva, Maria Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo é extrato de uma Tese de doutorado, desenvolvida sob a orientação do professor doutor Roberto. Ribeiro Baldino junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, que aborda aspectos e campos da Educação Matemática que, de certa forma, pelo teor inovador e supostamente polêmico, têm sido negligenciados. Assim, além de enquadrar-se dentro do ensino superior, área que parece estar envolvida por uma redoma, escolhendo como campo de investigação uma sala de aula do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, e evidenciar o "professor-pesquisador em Educação Matemática" na sua formação e processos de auto-reflexões, ao tematizar sua própria sala-de-aula, trabalha com uma das chamadas propostas alternativas ao ensino tradicional: a Assimilação Solidária, AS. 
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22723
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477104201728