Condicionantes ergonómicas das bicicletas urbanas para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Maria Isabel de Moura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81019
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Humana
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spelling Condicionantes ergonómicas das bicicletas urbanas para criançasErgonomic restrictions applicable to city bicycles for childrenAntropometriaBicicletasCriançasErgonomiaMobilidade sustentávelAnthropometryBicyclesChildrenErgonomicsSustainable mobilityEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia HumanaCom o evidente aumento da utilização da bicicleta como meio de transporte generalizado pelas populações em várias cidades de Portugal e, em particular, na cidade de Aveiro, questionou-se a adequabilidade ergonómica das bicicletas utilizadas pelas crianças que utilizam este meio de transporte nos seus percursos diários. Assim, pretendeu-se estudar a possível ocorrência de posturas desfavoráveis em crianças que utilizam a bicicleta nas suas deslocações e avaliar o risco de lesões. Pretendeu-se, ainda, apurar se existe um padrão entre o tempo de utilização de bicicleta e as zonas do corpo em que é reportada dor e encontrar uma relação entre medidas antropométricas e a perceção de dor. Através da utilização de questionários sobre o nível de atividade física, de perceção de dor – previamente validados – e sobre características sociodemográficas, fez-se o levantamento online através da ferramenta Google Forms para apuramento da quantidade das crianças utilizadoras de bicicleta nos seus trajetos diários. Destas, um grupo de 28 fez parte do estudo antropométrico onde foi avaliada a sua maturidade biológica e consideradas as suas medidas para configuração da bicicleta. A estatística descritiva, o Teste do Qui-quadrado e o Teste Exato de Fisher foram utilizados para a análise estatística. Verificou-se uma prevalência de dor/desconforto, numa ou mais regiões anatómicas, de 50,0%, e destes, apenas 1 (3,6%) apresentou limitação às atividades normais em pelo menos uma região anatómica. A dor/desconforto foi mais elevada nos tornozelos/pés (14,3%), seguida da sintomatologia nas zonas do pescoço, punhos/mãos e joelhos, com uma prevalência de 10,7%, das zonas das ancas/coxas (7,1%) e da região lombar com 3,6%. As zonas dos ombros, cotovelos e região torácica não apresentaram qualquer sintomatologia. Não houve significância estatística na relação entre o tempo de utilização de bicicleta e as zonas do corpo em que é reportada dor. Também não se encontrou relação entre as medidas antropométricas associadas ao dimensionamento das bicicletas e a perceção de dor. Não se conseguiu encontrar relação estatisticamente significativa que permitisse comparar os participantes que reportam dor e os participantes que não reportam dor – o tamanho da amostra poderá ter condicionado o estudo, impedindo a obtenção de conclusões mais objetivas – mas concluiu-se, considerando estudos sobre a o dimensionamento de bicicletas para crianças, que existem condicionantes ergonómicas em bicicletas utilizadas por crianças e que através de medidas antropométricas como a altura entrepernas, o comprimento do braço e a altura de tronco em pé se consegue encontrar uma relação geométrica que permite prever a altura do selim e as distâncias horizontais e verticais entre o selim e o guiador.With the evident increase in the use of the bicycle as a generalised means of transport by populations in several cities of Portugal and, in particular, in the city of Aveiro, the ergonomic suitability of bicycles used by children using this means of transport in their daily commuting has been questioned. Thus, the aim was to study the possible occurrence of unfavourable postures in children who use the bicycle during their daily commuting, and to assess the risk of injuries. We also intended to determine whether there is a pattern between the time of bicycle use and the areas of the body where pain is reported and find a relationship between anthropometric measures and pain perception. Through the use of previously validated questionnaires of physical activity level, pain perception, and of socio-demographic characteristics, an online survey was conducted using the Google Forms tool to determine the number of children who used a bicycle every day. Of these, a group of 28 took part in the anthropometric study where their biological maturity was assessed and their measurements for bicycle configuration were considered. Descriptive statistics, the Chi-square Test and the Fisher's Exact Test were used for the statistical analysis. A prevalence of pain/discomfort in one or more anatomical regions of 50.0% was found, and of these, only 1 (3.6%) had limitation to normal activities in at least one anatomical region. Pain/discomfort was higher in the ankles/foot (14.3%), followed by symptoms in the neck, wrists/hands and knees areas, with a prevalence of 10.7%, the hip/thigh areas (7.1%) and the lumbar region with 3.6%. The shoulders, elbows and thoracic region did not present any symptomatology. There was no statistical significance in the relationship between the time of bicycle use and the areas of the cup in which pain is reported. No relationship was found either between anthropometric measurements associated to bicycle sizing and pain perception. No statistically significant relationship was found to allow comparing the participants who reported pain and the participants who did not report pain - the sample size may have conditioned the study, preventing more objective conclusions from being obtained - but it was concluded, considering studies on the design of children's bicycles, that there are ergonomic restrictions in bicycles used by children and that, through anthropometric measures such as inside leg, arm length and standing torso height, it is possible to find a geometric relation which allows predicting the seat height and the horizontal and vertical distances between the seat and the handlebar.Costa, Nélson Bruno Martins Marques daCosta, Susana Raquel PintoUniversidade do MinhoMesquita, Maria Isabel de Moura2022-06-222022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81019por203046471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:13.042149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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