A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8476
Resumo: Neste artigo vamos sistematizar um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referencias teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos “meios tecnológicos” na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá ao nível das problemáticas de investigação, dos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas.Embora conscientes das limitações que esta síntese necessáriamente acarreta, por um lado por não ser fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva e precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa no domínio da TE e, mais complicado ainda, precisar o momento em esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que um novo marco conceptual – o construtivismo - passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, esperamos ter contribuido para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação
id RCAP_bb7e15cd32336b22718f5bb2efd294a7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultadosTecnologia educativaInvestigaçãoTeoria cognitivaNeste artigo vamos sistematizar um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referencias teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos “meios tecnológicos” na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá ao nível das problemáticas de investigação, dos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas.Embora conscientes das limitações que esta síntese necessáriamente acarreta, por um lado por não ser fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva e precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa no domínio da TE e, mais complicado ainda, precisar o momento em esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que um novo marco conceptual – o construtivismo - passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, esperamos ter contribuido para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da EducaçãoUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8476por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 21:1 (2008) 101-127.0871-9187http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/374/37421106.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:41:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:41:29Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
title A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
spellingShingle A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
Coutinho, Clara Pereira
Tecnologia educativa
Investigação
Teoria cognitiva
title_short A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
title_full A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
title_fullStr A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
title_full_unstemmed A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
title_sort A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
Investigação
Teoria cognitiva
topic Tecnologia educativa
Investigação
Teoria cognitiva
description Neste artigo vamos sistematizar um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referencias teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos “meios tecnológicos” na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá ao nível das problemáticas de investigação, dos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas.Embora conscientes das limitações que esta síntese necessáriamente acarreta, por um lado por não ser fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva e precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa no domínio da TE e, mais complicado ainda, precisar o momento em esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que um novo marco conceptual – o construtivismo - passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, esperamos ter contribuido para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8476
url http://hdl.handle.net/1822/8476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 21:1 (2008) 101-127.
0871-9187
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/374/37421106.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544388724654080