A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8476 |
Resumo: | Neste artigo vamos sistematizar um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referencias teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos “meios tecnológicos” na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá ao nível das problemáticas de investigação, dos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas.Embora conscientes das limitações que esta síntese necessáriamente acarreta, por um lado por não ser fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva e precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa no domínio da TE e, mais complicado ainda, precisar o momento em esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que um novo marco conceptual – o construtivismo - passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, esperamos ter contribuido para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação |
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