Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, João Miguel Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44147
Resumo: A empresa Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), é uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas áreas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevância nas empresas em geral. É uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisão e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronáutico não é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referência no seu ramo que é a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão complexa, é necessário cumprir um determinado número de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicações. Na transformação digital desta empresa aeronáutica, está a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma a melhorar todas as áreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as várias áreas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do Orçamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possível que toda a informação esteja centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rápida e sem a probabilidade de ocorrência de erros. Para essa transformação digital foram usados vários sistemas, o sistema de gestão de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção Aeronáutica (SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho também foi apresentado em poster um artigo intitulado de “Business Intelligence System for the Digital Transformation of a Company” na “22º Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação” realizada em Cabo Verde.
id RCAP_bb8e755e22d68813f536369033f8f800
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresaSistema de Business IntelligenceKey Performance IndicatorsTransformação digital na OGMAA empresa Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), é uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas áreas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevância nas empresas em geral. É uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisão e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronáutico não é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referência no seu ramo que é a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão complexa, é necessário cumprir um determinado número de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicações. Na transformação digital desta empresa aeronáutica, está a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma a melhorar todas as áreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as várias áreas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do Orçamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possível que toda a informação esteja centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rápida e sem a probabilidade de ocorrência de erros. Para essa transformação digital foram usados vários sistemas, o sistema de gestão de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção Aeronáutica (SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho também foi apresentado em poster um artigo intitulado de “Business Intelligence System for the Digital Transformation of a Company” na “22º Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação” realizada em Cabo Verde.Borges, Ana Rosa PereiraCorreia, Fernanda Maria dos Reis Brito e RodriguesRepositório ComumBoto, João Miguel Mendes2023-03-032023-01-122024-12-31T00:00:00Z2023-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44147TID:203310497porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T02:15:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:37.430801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
title Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
spellingShingle Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
Boto, João Miguel Mendes
Sistema de Business Intelligence
Key Performance Indicators
Transformação digital na OGMA
title_short Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
title_full Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
title_fullStr Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
title_full_unstemmed Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
title_sort Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
author Boto, João Miguel Mendes
author_facet Boto, João Miguel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Ana Rosa Pereira
Correia, Fernanda Maria dos Reis Brito e Rodrigues
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto, João Miguel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Business Intelligence
Key Performance Indicators
Transformação digital na OGMA
topic Sistema de Business Intelligence
Key Performance Indicators
Transformação digital na OGMA
description A empresa Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), é uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas áreas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevância nas empresas em geral. É uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisão e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronáutico não é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referência no seu ramo que é a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão complexa, é necessário cumprir um determinado número de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicações. Na transformação digital desta empresa aeronáutica, está a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma a melhorar todas as áreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as várias áreas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do Orçamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possível que toda a informação esteja centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rápida e sem a probabilidade de ocorrência de erros. Para essa transformação digital foram usados vários sistemas, o sistema de gestão de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção Aeronáutica (SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho também foi apresentado em poster um artigo intitulado de “Business Intelligence System for the Digital Transformation of a Company” na “22º Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação” realizada em Cabo Verde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03
2023-01-12
2023-03-03T00:00:00Z
2024-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44147
TID:203310497
url http://hdl.handle.net/10400.26/44147
identifier_str_mv TID:203310497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131512926371840