Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44147 |
Resumo: | A empresa Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), é uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas áreas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevância nas empresas em geral. É uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisão e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronáutico não é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referência no seu ramo que é a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão complexa, é necessário cumprir um determinado número de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicações. Na transformação digital desta empresa aeronáutica, está a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma a melhorar todas as áreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as várias áreas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do Orçamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possível que toda a informação esteja centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rápida e sem a probabilidade de ocorrência de erros. Para essa transformação digital foram usados vários sistemas, o sistema de gestão de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção Aeronáutica (SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho também foi apresentado em poster um artigo intitulado de “Business Intelligence System for the Digital Transformation of a Company” na “22º Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação” realizada em Cabo Verde. |
id |
RCAP_bb8e755e22d68813f536369033f8f800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44147 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresaSistema de Business IntelligenceKey Performance IndicatorsTransformação digital na OGMAA empresa Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), é uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas áreas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevância nas empresas em geral. É uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisão e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronáutico não é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referência no seu ramo que é a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão complexa, é necessário cumprir um determinado número de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicações. Na transformação digital desta empresa aeronáutica, está a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma a melhorar todas as áreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as várias áreas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do Orçamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possível que toda a informação esteja centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rápida e sem a probabilidade de ocorrência de erros. Para essa transformação digital foram usados vários sistemas, o sistema de gestão de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção Aeronáutica (SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho também foi apresentado em poster um artigo intitulado de “Business Intelligence System for the Digital Transformation of a Company” na “22º Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação” realizada em Cabo Verde.Borges, Ana Rosa PereiraCorreia, Fernanda Maria dos Reis Brito e RodriguesRepositório ComumBoto, João Miguel Mendes2023-03-032023-01-122024-12-31T00:00:00Z2023-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44147TID:203310497porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T02:15:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:37.430801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa |
title |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa |
spellingShingle |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa Boto, João Miguel Mendes Sistema de Business Intelligence Key Performance Indicators Transformação digital na OGMA |
title_short |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa |
title_full |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa |
title_fullStr |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa |
title_full_unstemmed |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa |
title_sort |
Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa |
author |
Boto, João Miguel Mendes |
author_facet |
Boto, João Miguel Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Ana Rosa Pereira Correia, Fernanda Maria dos Reis Brito e Rodrigues Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boto, João Miguel Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Business Intelligence Key Performance Indicators Transformação digital na OGMA |
topic |
Sistema de Business Intelligence Key Performance Indicators Transformação digital na OGMA |
description |
A empresa Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), é uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas áreas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevância nas empresas em geral. É uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisão e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronáutico não é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referência no seu ramo que é a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão complexa, é necessário cumprir um determinado número de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicações. Na transformação digital desta empresa aeronáutica, está a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma a melhorar todas as áreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as várias áreas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do Orçamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possível que toda a informação esteja centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rápida e sem a probabilidade de ocorrência de erros. Para essa transformação digital foram usados vários sistemas, o sistema de gestão de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção Aeronáutica (SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho também foi apresentado em poster um artigo intitulado de “Business Intelligence System for the Digital Transformation of a Company” na “22º Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação” realizada em Cabo Verde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-03 2023-01-12 2023-03-03T00:00:00Z 2024-12-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44147 TID:203310497 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44147 |
identifier_str_mv |
TID:203310497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131512926371840 |