Incentivos à Internacionalização em mercados de produto diferenciado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Beatriz de Brito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23154
Resumo: O objetivo desta dissertação passa por compreender se a diferenciação do produto tem algum impacto na política de incentivos à internacionalização. Sabendo que inovação e internacionalização se reforçam, e o quanto é importante para algumas empresas que o governo disponibilize meios que as ajude a competir internacionalmente, verificamos que, por meio da teoria dos jogos, a literatura falha em tentar compreender se diferentes graus de diferenciação do produto têm algum impacto na política de incentivos à internacionalização. Por isso, considerando subsídios à exportação, desenvolvemos um jogo de dois estágios, para três cenários diferentes: nenhum subsídio, um subsídio sobre o investimento em internacionalização e um subsídio por quantidade exportada. Com a realização de uma análise numérica, concluímos que, para um grau de diferenciação do produto mais baixo, um subsídio sobre o investimento em internacionalização é melhor como politica de dinamização de internacionalização, enquanto que para um grau mais elevado, um subsídio por quantidade exportada é melhor como politica de dinamização da internacionalização.
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