Incentivos à Internacionalização em mercados de produto diferenciado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23154 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação passa por compreender se a diferenciação do produto tem algum impacto na política de incentivos à internacionalização. Sabendo que inovação e internacionalização se reforçam, e o quanto é importante para algumas empresas que o governo disponibilize meios que as ajude a competir internacionalmente, verificamos que, por meio da teoria dos jogos, a literatura falha em tentar compreender se diferentes graus de diferenciação do produto têm algum impacto na política de incentivos à internacionalização. Por isso, considerando subsídios à exportação, desenvolvemos um jogo de dois estágios, para três cenários diferentes: nenhum subsídio, um subsídio sobre o investimento em internacionalização e um subsídio por quantidade exportada. Com a realização de uma análise numérica, concluímos que, para um grau de diferenciação do produto mais baixo, um subsídio sobre o investimento em internacionalização é melhor como politica de dinamização de internacionalização, enquanto que para um grau mais elevado, um subsídio por quantidade exportada é melhor como politica de dinamização da internacionalização. |
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Incentivos à Internacionalização em mercados de produto diferenciadoInternacionalização de empresasInovaçãoNovos produtosAnálise numérica - AplicaçõesO objetivo desta dissertação passa por compreender se a diferenciação do produto tem algum impacto na política de incentivos à internacionalização. Sabendo que inovação e internacionalização se reforçam, e o quanto é importante para algumas empresas que o governo disponibilize meios que as ajude a competir internacionalmente, verificamos que, por meio da teoria dos jogos, a literatura falha em tentar compreender se diferentes graus de diferenciação do produto têm algum impacto na política de incentivos à internacionalização. Por isso, considerando subsídios à exportação, desenvolvemos um jogo de dois estágios, para três cenários diferentes: nenhum subsídio, um subsídio sobre o investimento em internacionalização e um subsídio por quantidade exportada. Com a realização de uma análise numérica, concluímos que, para um grau de diferenciação do produto mais baixo, um subsídio sobre o investimento em internacionalização é melhor como politica de dinamização de internacionalização, enquanto que para um grau mais elevado, um subsídio por quantidade exportada é melhor como politica de dinamização da internacionalização.The purpose of this dissertation is to understand if the product differentiation has any impact on the internationalization incentives policy. Knowing that innovation and internationalization are strengthen, and how important it is for some companies that the government provide means to help them compete internationally, we have verified that, through game theory, literature fails trying to understand if different degrees of product differentiation have any impact on the policy of internationalization incentives. Therefore, considering export subsidies, we developed a two-stage game for three different scenarios: no subsidy, a subsidy on investment in internationalization, and a subsidy on quantity exported. With the accomplishment of a numerical analysis, we conclude that, for a lowest degree of product differentiation, a subsidy on the investment in internationalization is better for international dynamization, while to a higher degree, a subsidy per quantity exported is the best policy of dynamization of internationalization.Universidade de Aveiro2018-05-16T09:28:18Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23154TID:201943786porPereira, Beatriz de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:09Zoai:ria.ua.pt:10773/23154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:02.266056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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