Análise da acessibilidade e qualidade da informação acerca dos geoparques europeus na Web
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/18998 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Património Geológico e Geoconservação |
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Análise da acessibilidade e qualidade da informação acerca dos geoparques europeus na Web502.62Dissertação de mestrado em Património Geológico e GeoconservaçãoAs ferramentas de pesquisa na Internet são, atualmente, as principais fontes de informação para os visitantes que procuram potenciais destinos turísticos na fase de pré-visita. Conhecido o conceito de geoturismo – e partindo do pressuposto que o turista o admite como potencial tema em próximas férias –, a maioria recorre ao uso de palavras-chave que introduz num motor de pesquisa Web. A tomada de decisão estará então fortemente condicionada pelo que aí encontra e pelo grau de satisfação. Estão em causa critérios mais subjetivos como a estética das páginas, a facilidade de navegação, mas também critérios mais objetivos como a obtenção de informações importantes acerca dos geossítios, cultura, hotelaria, programas turísticos, entre outros. Por outro lado, os dados que se destinam a um potencial turista devem ser, em grande parte, distintos dos programas educativos e científicos. O ato de navegar aleatoriamente por webpages de geoparques conduziu-nos, inicialmente, a uma perceção de inconsistência, de pouca atratividade e de ausência de informações importantes de muitas das páginas web, o que, a confirmar-se, poderse- á refletir inevitavelmente numa fuga de potenciais turistas dos geoparques. Este trabalho pretende dar uma resposta objetiva à hipótese avançada, através da avaliação da atratividade e interesse, para potencias geoturistas, das páginas web disponibilizadas pelos 42 geoparques inscritos na European Geopark Network em 2011. Paralelamente, avaliam-se componentes destinados a programas didáticos ou escolares e também aos que se dirigem a um público especializado. Com esta análise crítica pretende-se também contribuir para tornar mais eficiente a estratégia de divulgação dos geoparques. O trabalho assenta no preenchimento de uma grelha com sete indicadores e sessenta e sete critérios construída após a pesquisa de princípios fundamentais considerados neste tipo de estudo. A avaliação efetuada revela os aspetos mais fortes e os mais fracos das páginas web e, genericamente, sugere que os geoparques devem investir muito mais na qualidade da informação que disponibilizam através dos seus websites.Currently, the Web is the main source of information for potential tourists to carry out pre-visit searches with regard to possible destinations for a tourist visit. Assuming that potential tourists already know the concept of Geotourism, most of them use keywords associated with this concept when conducting this search within Web browser. Decision-making is strongly influenced by the information found there and by the satisfaction level of the potential tourist. The satisfaction level is conditioned by subjective criteria such as aesthetics of the webpage or the ease of Web browsing, but also by more objective criteria such as the existence of essential information about geodiversity, geological heritage, biodiversity, culture, hotels and tour programs, among others. The act of randomly browsing webpages by the authors led to a perception of inconsistency, low attractiveness and lack of important information within many of the webpages. It was also noted that in some cases a great deal of important information for potential tourists is not clearly identified, and is easily confused with scientific and educational programs. If these shortcomings are confirmed, it is our hypothesis that this is likely to correlate with a leak in the amount of tourists visiting the geoparks. This research aims to give an objective answer to the hypothesis put forward and critical analysis also intends to contribute to the efficiency of the promotion strategy of Geoparks. This study evaluates the attractiveness and interest to potential tourists of the webpages provided by the 42 geoparks included in the European Geoparks Network, in 2011. Simultaneously, the information for school or educational programs, as well as the information designed toward a specialised science-oriented audience was evaluated. The work is based on filling a table of criteria built after the research on fundamental principles considered in this type of study. The table consists of 67 criteria which are arranged in groups of seven indicators, briefly described and evaluated below. This study shows that Geoparks should invest more in the quality of information provided through their webpages. Most webpages do not appeal to those who seek to know the Geoparks with the intent of selecting a tourist destination.Pereira, D. I.Universidade do MinhoRamos, Dulce Maria Castro20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:14.975065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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