Projecto COGITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raínho, Avelina
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/923
Resumo: Uma das funções das instituições do ensino superior de formação de professores é, ou deveria ser, desenvolver investigação sobre o processo educativo nas escolas e ao serviço das escolas. Cabe neste contexto o desenvolvimento de projectos de investigação que estudem as potencialidades didácticas e formativas de materiais e recursos, a utilizar na prática docente, e a divulgação dos objectos, dos objectivos e dos resultados desses estudos. O Projecto COGITO, em curso na Área Científica de Matemática, visa concretizar a linha de investigação acima referida, o que significa enveredarmos por um projecto multicomponente a todos os níveis. Foi iniciado este ano lectivo, com um estudo parcelar que visa modos de explorar um dos recursos didácticos mais rico e mais disponível, mas também um dos mais ignorado e/ou mal explorado: o manual escolar.
id RCAP_bbdc944df3c09934ef66c5df2fab14d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto COGITOMatemáticaProjecto COGITOFormação de professoresDidácticaUma das funções das instituições do ensino superior de formação de professores é, ou deveria ser, desenvolver investigação sobre o processo educativo nas escolas e ao serviço das escolas. Cabe neste contexto o desenvolvimento de projectos de investigação que estudem as potencialidades didácticas e formativas de materiais e recursos, a utilizar na prática docente, e a divulgação dos objectos, dos objectivos e dos resultados desses estudos. O Projecto COGITO, em curso na Área Científica de Matemática, visa concretizar a linha de investigação acima referida, o que significa enveredarmos por um projecto multicomponente a todos os níveis. Foi iniciado este ano lectivo, com um estudo parcelar que visa modos de explorar um dos recursos didácticos mais rico e mais disponível, mas também um dos mais ignorado e/ou mal explorado: o manual escolar.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRaínho, Avelina2011-02-18T11:24:46Z2000-012000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/923por1647-662Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:20.609223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto COGITO
title Projecto COGITO
spellingShingle Projecto COGITO
Raínho, Avelina
Matemática
Projecto COGITO
Formação de professores
Didáctica
title_short Projecto COGITO
title_full Projecto COGITO
title_fullStr Projecto COGITO
title_full_unstemmed Projecto COGITO
title_sort Projecto COGITO
author Raínho, Avelina
author_facet Raínho, Avelina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Raínho, Avelina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Projecto COGITO
Formação de professores
Didáctica
topic Matemática
Projecto COGITO
Formação de professores
Didáctica
description Uma das funções das instituições do ensino superior de formação de professores é, ou deveria ser, desenvolver investigação sobre o processo educativo nas escolas e ao serviço das escolas. Cabe neste contexto o desenvolvimento de projectos de investigação que estudem as potencialidades didácticas e formativas de materiais e recursos, a utilizar na prática docente, e a divulgação dos objectos, dos objectivos e dos resultados desses estudos. O Projecto COGITO, em curso na Área Científica de Matemática, visa concretizar a linha de investigação acima referida, o que significa enveredarmos por um projecto multicomponente a todos os níveis. Foi iniciado este ano lectivo, com um estudo parcelar que visa modos de explorar um dos recursos didácticos mais rico e mais disponível, mas também um dos mais ignorado e/ou mal explorado: o manual escolar.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01
2000-01-01T00:00:00Z
2011-02-18T11:24:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/923
url http://hdl.handle.net/10400.19/923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130865632018432