Utilização das tecnologias de informação e comunicação na disciplina de ciências naturais: distritos de Vila Real e Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amélia da Costa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/40
Resumo: O presente estudo visou analisar a utilização das tecnologias de informação e Comunicação (TIC), em algumas escolas dos distritos de Vila Real e Bragança, e reflectir sobre a sua importância em termos de aprendizagem científica e motivação para a aprendizagem. A revisão bibliográfica incidiu sobre: as relações escola-TIC, professor-TIC e aluno- TIC a nível do ensino-aprendizagem, em particular, os contextos de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas; a importância da actualização / formação dos professores nessa área e do apetrechamento em equipamento informático dos estabelecimentos de ensino; a necessidade da implementação das TIC sublinhada na reforma curricular do ensino; os principais obstáculos apontados à aplicação das TIC e as suas vantagens e desvantagens do ponto de vista educativo. A investigação teve como base a realização de inquéritos aplicados nas escolas seleccionadas dos distritos de Vila Real e Bragança, nomeadamente ao conselho Executivo ou Comissão Executiva Instaladora, aos professores e estagiários do grupo 11º B que leccionaram a disciplina de Ciências Naturais e aos alunos de 7º e 8º anos de escolaridade. Os resultados da investigação reflectiram a realidade das TIC em diversas escolas representativas dos distritos mencionados no ano lectivo 2003 2004. Foi ainda implementado, nesse ano lectivo, um conjunto de “aulas tipo”, com recurso às TIC, na unidade «onsequências da dinâmica interna da Terra» da disciplina de Ciências Naturais. As aulas foram dirigidas a uma turma do 7º ano do Ensino Básico, na escola E. B. de Macedo de Cavaleiros, com o intuito de servir como base para possível recurso a contemplar nas planificações. Neste estudo, concluímos que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm um impacto positivo no ensino e na aprendizagem dos alunos, sendo utilizadas nas escolas por professores e alunos em diversos contextos. De entre o equipamento informático os computadores isolados dos restantes periféricos surgem como principal recurso. As escolas têm tido alguma preocupação com a implementação das TIC e com a formação dos docentes. A falta de meios técnicos e de apoio efectivo na área da informática por parte das entidades da tutela, a componente lectiva reduzida, a falta de formação e de motivação dos professores e, os fracos meios financeiros, são os obstáculos apontados à integração das TIC no ensino. Os professores de Ciências Naturais recorrem às TIC para preparar as suas aulas e para dinamizá-las, apesar de necessitarem de mais formação ou actualização na área da informática. Nos alunos, em que foram aplicadas as “aulas tipo”, as TIC revelaram-se essenciais na aquisição de conhecimentos. Os alunos de 7º e 8º anos, que foram questionados, gostariam que os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais fossem tratados com recurso a equipamento informático. Do estudo realizado constatamos que: grande parte dos alunos não teve acesso ao computador na sala de aula da referida disciplina; um número significativo de alunos possui computador em casa; e os alunos recorrem às TIC essencialmente para realizar trabalhos escolares, pesquisar na Internet e jogar. As recomendações incidem na necessidade de se realizarem estudos com uma amostra mais representativa da região, na disponibilidade de acções de formação e apoios a nível da informática, na criação de mais espaços com equipamento informático nas escolas, na actualização periódica dos estudos, do equipamento, do software e na formação dos recursos humanos.
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A revisão bibliográfica incidiu sobre: as relações escola-TIC, professor-TIC e aluno- TIC a nível do ensino-aprendizagem, em particular, os contextos de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas; a importância da actualização / formação dos professores nessa área e do apetrechamento em equipamento informático dos estabelecimentos de ensino; a necessidade da implementação das TIC sublinhada na reforma curricular do ensino; os principais obstáculos apontados à aplicação das TIC e as suas vantagens e desvantagens do ponto de vista educativo. A investigação teve como base a realização de inquéritos aplicados nas escolas seleccionadas dos distritos de Vila Real e Bragança, nomeadamente ao conselho Executivo ou Comissão Executiva Instaladora, aos professores e estagiários do grupo 11º B que leccionaram a disciplina de Ciências Naturais e aos alunos de 7º e 8º anos de escolaridade. Os resultados da investigação reflectiram a realidade das TIC em diversas escolas representativas dos distritos mencionados no ano lectivo 2003 2004. Foi ainda implementado, nesse ano lectivo, um conjunto de “aulas tipo”, com recurso às TIC, na unidade «onsequências da dinâmica interna da Terra» da disciplina de Ciências Naturais. As aulas foram dirigidas a uma turma do 7º ano do Ensino Básico, na escola E. B. de Macedo de Cavaleiros, com o intuito de servir como base para possível recurso a contemplar nas planificações. Neste estudo, concluímos que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm um impacto positivo no ensino e na aprendizagem dos alunos, sendo utilizadas nas escolas por professores e alunos em diversos contextos. De entre o equipamento informático os computadores isolados dos restantes periféricos surgem como principal recurso. As escolas têm tido alguma preocupação com a implementação das TIC e com a formação dos docentes. A falta de meios técnicos e de apoio efectivo na área da informática por parte das entidades da tutela, a componente lectiva reduzida, a falta de formação e de motivação dos professores e, os fracos meios financeiros, são os obstáculos apontados à integração das TIC no ensino. Os professores de Ciências Naturais recorrem às TIC para preparar as suas aulas e para dinamizá-las, apesar de necessitarem de mais formação ou actualização na área da informática. Nos alunos, em que foram aplicadas as “aulas tipo”, as TIC revelaram-se essenciais na aquisição de conhecimentos. Os alunos de 7º e 8º anos, que foram questionados, gostariam que os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais fossem tratados com recurso a equipamento informático. Do estudo realizado constatamos que: grande parte dos alunos não teve acesso ao computador na sala de aula da referida disciplina; um número significativo de alunos possui computador em casa; e os alunos recorrem às TIC essencialmente para realizar trabalhos escolares, pesquisar na Internet e jogar. As recomendações incidem na necessidade de se realizarem estudos com uma amostra mais representativa da região, na disponibilidade de acções de formação e apoios a nível da informática, na criação de mais espaços com equipamento informático nas escolas, na actualização periódica dos estudos, do equipamento, do software e na formação dos recursos humanos.This study is aimed at the analysis of the use of the Technologies of information and Communication (TIC) and it’s in importance in the scientific learning and motivation of the learning process in some schools in the District of Vila Real and Bragança. The bibliographic review focused on the relationship between school – TIC, teacher – TIC and student – TIC and the learning – teaching process, particularly, the use of IC in a school context; the importance of the updating / education of teachers in this area as well as the updating of classroom equipment. The need to implement TIC is underlined in the teaching curriculum under the new reform. The research was based in inquest complied in a selected number of schools of districts of Vila Real and Bragança. This questionnaire was given namely to the Comissão Instaladora do Conselho Executivo (Executive council / Executive Commission Installer), to the teachers, to the training-teachers of Natural Sciences of group 11th B group and finally to the 7th and 8 th year pupils. The results reflected the TIC reality in different representative schools of district mentioned in the school year of 2003/2004. It was also implemented, in 2003/2004, as a set of “model lessons”, using the TIC, in the unit “Consequences of the Earth inner dynamics” of the Natural Sciences subject. The lessons were adressd to the 7 th year students in the School E.B. 2, 3 of Macedo de Cavaleiros, with the purpose to being the base to a possible resource in the preparation of the lessons. In this study we concluded that the Technologies of Information and Communication have a positive impact, in several contexts, among teachers and pupils, both teaching and learning. The Personal Computers, among the computing equipment, emerge as the main resource for application of the TIC. Schools have shown some worry with the TIC implementation and the teachers’ education. The lack of technical resources, an effective support in computing, teachers’ knowledge and motivation, few hours of teaching, and the weak financial resources available, are pointed as the barriers to the TIC integration. The Natural Sciences teachers can use the TIC potentialities in their lessons to prepare contents and promote the participation of the pupils. However, to that, the teachers admit that they need more education and updating in the computing field. The students’, to which the “model lessons” using TIC, show better acquisition of the knowledge programmed. The 7th and 8 th year students questioned would like to see the Natural Sciences lessons using computer equipment. The study concluded that great part of the pupils didn’t have acess to the computer in classroom; a significant number of pupils had a computer at home; it was used mainly to do homework, search on the Internet and play games. To have a better idea it will be important to enlarge the representative sample in the region to update the data. It would be important to promote courses to update the teachers’ knowledge, to have more computers, software and other equipments in the schools.2007-04-12T13:09:40Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/40porPereira, Amélia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:55:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/40Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:55:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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