Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28919 |
Resumo: | O estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico. |
id |
RCAP_bc2138402e5028656c2174c8ebb14804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escolaO estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico.Centro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho2023-07-05T11:00:12Z1996-01-01T00:00:00Z19962023-07-05T12:03:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28919por0871-9187Morais, A. M.Peneda, D.Medeiros, A.Neves, I. P.Reis, E.Salgueiro, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:08.141365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola |
title |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola |
spellingShingle |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola Morais, A. M. |
title_short |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola |
title_full |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola |
title_fullStr |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola |
title_sort |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola |
author |
Morais, A. M. |
author_facet |
Morais, A. M. Peneda, D. Medeiros, A. Neves, I. P. Reis, E. Salgueiro, F. |
author_role |
author |
author2 |
Peneda, D. Medeiros, A. Neves, I. P. Reis, E. Salgueiro, F. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, A. M. Peneda, D. Medeiros, A. Neves, I. P. Reis, E. Salgueiro, F. |
description |
O estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01T00:00:00Z 1996 2023-07-05T11:00:12Z 2023-07-05T12:03:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/28919 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/28919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134853677973504 |