Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, A. M.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Peneda, D., Medeiros, A., Neves, I. P., Reis, E., Salgueiro, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28919
Resumo: O estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico.
id RCAP_bc2138402e5028656c2174c8ebb14804
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escolaO estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico.Centro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho2023-07-05T11:00:12Z1996-01-01T00:00:00Z19962023-07-05T12:03:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28919por0871-9187Morais, A. M.Peneda, D.Medeiros, A.Neves, I. P.Reis, E.Salgueiro, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:08.141365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
title Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
spellingShingle Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
Morais, A. M.
title_short Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
title_full Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
title_fullStr Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
title_full_unstemmed Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
title_sort Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola
author Morais, A. M.
author_facet Morais, A. M.
Peneda, D.
Medeiros, A.
Neves, I. P.
Reis, E.
Salgueiro, F.
author_role author
author2 Peneda, D.
Medeiros, A.
Neves, I. P.
Reis, E.
Salgueiro, F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, A. M.
Peneda, D.
Medeiros, A.
Neves, I. P.
Reis, E.
Salgueiro, F.
description O estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
1996
2023-07-05T11:00:12Z
2023-07-05T12:03:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/28919
url http://hdl.handle.net/10071/28919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134853677973504