A Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para as questões de género e o seu impacto na Academia Militar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33561 |
Resumo: | A integração da perspetiva de género tem sido habitualmente analisada na literatura numa vertente da eficácia das operações militares, prevalecendo uma abordagem orientada para a necessidade da participação feminina, conforme reconhecida na agenda “Mulheres, Paz e Segurança” da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (2000). Consequentemente, o desafio que atualmente se coloca às instituições militares reside na consciencialização e na formação dos seus quadros, em particular, os da Academia Militar (AM), pois assume um papel catalisador para educar os futuros Oficiais e líderes militares. Assim, a presente investigação traz a perspetiva de género para a área da formação e, tem como principal objetivo perceber de que forma as políticas no âmbito da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” têm exercido influência na cultura organizacional da AM, bem como entender os aspetos que dificultam ou facilitam a integração das mulheres e, contribuir com medidas que possam melhorar o processo da integração das militares femininas. Para tal, adotando um raciocínio indutivo, recorreu-se a uma estratégia metodológica mista do tipo de estudo de caso e utilizou-se como principais técnicas de recolha de dados a análise documental, o focus group, o inquérito por entrevista e o inquérito por questionário. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados da pesquisa de campo, revelam que o tema do género ainda é associado apenas às mulheres. E, neste sentido, as cadetes femininas, apesar de aceites pelos seus pares masculinos e de formalmente não existirem divisões de papéis entre géneros, os estereótipos de género provenientes da construção social determinados pelas características biológicas, continuam a ser evidenciados e constituem um obstáculo na integração das cadetes femininas. Conclui-se que a inclusão na área da formação a temática do género nas diferentes disciplinas, poderá potenciar a sensibilidade, o conhecimento e a compreensão dos alunos relativamente às questões relacionadas com implementação de políticas de igualdade e de integração da perspetiva de género em ambiente militar. |
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