Legislação e organização da Carreira da Índia. O Códice Port 4794 de D. António de Ataíde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/60077 |
Resumo: | Legislação e Organização da Carreira da Índia. O Códice Port 4794 de D. António de Ataíde D. António de Ataíde nasceu em 1567, como segundo filho do segundo conde da Castanheira, título que acabou por adquirir juntamente com o de conde de Castro Daire. Embarcou na armada do marquês de Santa Cruz, que em 1582 foi enviada aos Açores para combater os partidários do prior do Crato, e nos anos seguintes prestou serviço em várias armadas da costa. Em 1611 comandou a armada anual para a Índia. No regresso, devido a um desentendimento entre ele e o piloto, foi o próprio que assegurou a pilotagem e escreveu o diário de bordo, uma situação a todos os títulos excecional na Carreira da Índia. Nessa altura já tinha uma enorme experiência de mar e da arte de navegar, razão pela qual o rei lhe pediu que comentasse e sugerisse alterações ao regimento da viagem. Em 1618 foi nomeado general da Armada de Portugal, pelo período de três anos, cargo que foi confirmado de forma perpétua em 1621. O conde da Castanheira ao longo da vida reuniu uma vasta biblioteca relativa a questões navais e à Carreira da Índia, com coleções e documentos de grande importância. Um desses documentos é o Códice Port 4794 ou «Códice de Harvard», assim conhecido por se encontrar atualmente na biblioteca dessa Universidade. A Carreira da Índia, que no tempo de D. António já tinha mais de um século, tinha dificuldades de regulação que permitiam excessos e práticas que a coroa tentava corrigir. Nesse sentido foi criando um quadro legislativo de regimentos e provisões, de entre os quais se contam os vários diplomas que constituíram o «Regimento dos Escrivães das Naus da Carreira da Índia», que é o cerne deste estudo. Um documento regulador da atividade do escrivão, responsabilizando-o diretamente pelo seu cumprimento. Uma situação que lhe conferia uma importância muito significativa, a bordo. D. António reuniu esta importante coleção de legislação no segundo volume do códice acima referido. Trata-se do mais antigo exemplar conhecido deste conjunto documental e algo que nos permite conhecer relevantes aspetos da vida a bordo, nas naus da Índia. |
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Legislação e organização da Carreira da Índia. O Códice Port 4794 de D. António de AtaídeDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaLegislação e Organização da Carreira da Índia. O Códice Port 4794 de D. António de Ataíde D. António de Ataíde nasceu em 1567, como segundo filho do segundo conde da Castanheira, título que acabou por adquirir juntamente com o de conde de Castro Daire. Embarcou na armada do marquês de Santa Cruz, que em 1582 foi enviada aos Açores para combater os partidários do prior do Crato, e nos anos seguintes prestou serviço em várias armadas da costa. Em 1611 comandou a armada anual para a Índia. No regresso, devido a um desentendimento entre ele e o piloto, foi o próprio que assegurou a pilotagem e escreveu o diário de bordo, uma situação a todos os títulos excecional na Carreira da Índia. Nessa altura já tinha uma enorme experiência de mar e da arte de navegar, razão pela qual o rei lhe pediu que comentasse e sugerisse alterações ao regimento da viagem. Em 1618 foi nomeado general da Armada de Portugal, pelo período de três anos, cargo que foi confirmado de forma perpétua em 1621. O conde da Castanheira ao longo da vida reuniu uma vasta biblioteca relativa a questões navais e à Carreira da Índia, com coleções e documentos de grande importância. Um desses documentos é o Códice Port 4794 ou «Códice de Harvard», assim conhecido por se encontrar atualmente na biblioteca dessa Universidade. A Carreira da Índia, que no tempo de D. António já tinha mais de um século, tinha dificuldades de regulação que permitiam excessos e práticas que a coroa tentava corrigir. Nesse sentido foi criando um quadro legislativo de regimentos e provisões, de entre os quais se contam os vários diplomas que constituíram o «Regimento dos Escrivães das Naus da Carreira da Índia», que é o cerne deste estudo. Um documento regulador da atividade do escrivão, responsabilizando-o diretamente pelo seu cumprimento. Uma situação que lhe conferia uma importância muito significativa, a bordo. D. António reuniu esta importante coleção de legislação no segundo volume do códice acima referido. Trata-se do mais antigo exemplar conhecido deste conjunto documental e algo que nos permite conhecer relevantes aspetos da vida a bordo, nas naus da Índia.The Career of India Legislation and Organization. The Codex Port 4794 of D. António de Ataíde D. António de Ataíde was born in 1567, second son of the second count of Castanheira, a title he later acquired along with that of count of Castro Daire. He embarked in the armada of the marquis of Santa Cruz sent to the Azores in 1582 to fight the partisans of the prior of Crato. In the following years he served in several armadas along the coast. In 1611, he commanded the annual armada to India. On his return, due to a disagreement between himself and the pilot, he took over the pilotage and wrote the ship's log, an extraordinary situation in the Career of India. By this time he had enormous experience of the sea and the art of sailing, so the king asked him to comment on the rules for the voyage and suggest changes. In 1618 he was appointed general of the Portuguese Navy for three years, a position that was confirmed for life in 1621. During his life, the count of Castanheira accumulated an extensive library on naval affairs and the Career of India, with collections and documents of great importance. One of these documents is the Codex Port 4794 or "Codex of Harvard", so well known because it is now in the library of that college. The Career of India, already more than a century old at the time of D. Antonio, had difficulties in regulation and allowed excesses and practices that the Crown tried to regulate. In this sense, a legal framework of regiments and provisions was created, which included the various diplomas that formed the rules of the clerks of the ships of the Career of India, which is the core of this study. A document that regulated the clerk's activity making him directly responsible for compliance. A situation that gave him a very great importance on board. D. António assembled this important collection of laws in the second volume of the Codex mentioned above. It is the oldest known copy of these documents, which clarifies for us important aspects of life on board in the Career of India.Domingues, Francisco ContenteMatos, Luís Jorge Rodrigues Semedo deRepositório da Universidade de LisboaSilva, Celso Santos Carvalho da2023-10-30T19:35:13Z2023-03-062022-08-222023-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/60077TID:203268300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:09:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/60077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:51.784318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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