Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19547 |
Resumo: | Em qualquer motor, um dos principais componentes para o seu bom desempenho é a utilização de um lubrificante em boas condições. A sua contribuição para ajudar a diminuir o atrito entre as diferentes partes móveis é extremamente importante para prevenir possíveis danos nos motores. Contudo, mesmo com a utilização de um bom lubrificante, o funcionamento do motor vai provocando desgaste nas peças de metal, sendo necessário proceder à sua troca com alguma regularidade. Este desgaste também pode ser indicativo da condição de determinadas peças constituintes dos motores, e a sua troca atempada pode resultar numa longevidade maior do motor. Por este motivo, torna-se essencial quantificar os metais presentes no lubrificante para se poder avaliar a sua qualidade. Embora a substituição do óleo lubrificante seja relativamente barata no caso dos automóveis, o mesmo não acontece para um motor de maiores dimensões, como o de um avião ou barco. Assim, torna-se importante estudar em cada um destes sistemas, qual o desgaste real de modo a poder-se programar as mudanças de óleo e/ou peças de uma forma mais eficiente, tanto técnica como financeiramente. Com esta tese pretende-se estudar os elementos de desgaste presentes no óleo lubrificante através de um sistema de fluorescência de raios-X dispersivo em energia (EDXRF), para avaliar quais os metais predominantes na análise. E consequentemente, simular um sistema de fluorescência de raios-X dispersivo em comprimento de onda (WDXRF), com a melhor resolução possível de modo a quantificar os elementos medidos anteriormente, sendo então desenhado um protótipo optimizado, para uma futura construção. O grande desafio deste projecto foi proposto pela NineSigma, e pretende que este sistema, além de um baixo custo (cerca de 100$ por cada montagem, numa construção em série), tenha sensibilidade para medir acima de 600 ppm de Na, Mg, Al, Si, P, K, Ca, Ti, V, Cr, Fe, Ni, Cu, Zn e Pb. |
id |
RCAP_bc5a3acb281047e58122f782735e6d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19547 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e AeronáuticosMetais de desgasteFluorescência de raio-XWDXRFÓleo lubrificanteDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasEm qualquer motor, um dos principais componentes para o seu bom desempenho é a utilização de um lubrificante em boas condições. A sua contribuição para ajudar a diminuir o atrito entre as diferentes partes móveis é extremamente importante para prevenir possíveis danos nos motores. Contudo, mesmo com a utilização de um bom lubrificante, o funcionamento do motor vai provocando desgaste nas peças de metal, sendo necessário proceder à sua troca com alguma regularidade. Este desgaste também pode ser indicativo da condição de determinadas peças constituintes dos motores, e a sua troca atempada pode resultar numa longevidade maior do motor. Por este motivo, torna-se essencial quantificar os metais presentes no lubrificante para se poder avaliar a sua qualidade. Embora a substituição do óleo lubrificante seja relativamente barata no caso dos automóveis, o mesmo não acontece para um motor de maiores dimensões, como o de um avião ou barco. Assim, torna-se importante estudar em cada um destes sistemas, qual o desgaste real de modo a poder-se programar as mudanças de óleo e/ou peças de uma forma mais eficiente, tanto técnica como financeiramente. Com esta tese pretende-se estudar os elementos de desgaste presentes no óleo lubrificante através de um sistema de fluorescência de raios-X dispersivo em energia (EDXRF), para avaliar quais os metais predominantes na análise. E consequentemente, simular um sistema de fluorescência de raios-X dispersivo em comprimento de onda (WDXRF), com a melhor resolução possível de modo a quantificar os elementos medidos anteriormente, sendo então desenhado um protótipo optimizado, para uma futura construção. O grande desafio deste projecto foi proposto pela NineSigma, e pretende que este sistema, além de um baixo custo (cerca de 100$ por cada montagem, numa construção em série), tenha sensibilidade para medir acima de 600 ppm de Na, Mg, Al, Si, P, K, Ca, Ti, V, Cr, Fe, Ni, Cu, Zn e Pb.Guerra, MauroAmaro, PedroRUNBarata, Cláudia Cristina de Oliveira Luís Nunes2016-12-13T11:11:22Z2016-092016-122016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:10Zoai:run.unl.pt:10362/19547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:31.518104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos |
title |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos |
spellingShingle |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos Barata, Cláudia Cristina de Oliveira Luís Nunes Metais de desgaste Fluorescência de raio-X WDXRF Óleo lubrificante Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
title_short |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos |
title_full |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos |
title_fullStr |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos |
title_full_unstemmed |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos |
title_sort |
Desenho e Dimensionamento de um Sistema de Detecção de Metais de Desgaste em Lubrificantes Automóveis, Navais e Aeronáuticos |
author |
Barata, Cláudia Cristina de Oliveira Luís Nunes |
author_facet |
Barata, Cláudia Cristina de Oliveira Luís Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerra, Mauro Amaro, Pedro RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barata, Cláudia Cristina de Oliveira Luís Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metais de desgaste Fluorescência de raio-X WDXRF Óleo lubrificante Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
topic |
Metais de desgaste Fluorescência de raio-X WDXRF Óleo lubrificante Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
description |
Em qualquer motor, um dos principais componentes para o seu bom desempenho é a utilização de um lubrificante em boas condições. A sua contribuição para ajudar a diminuir o atrito entre as diferentes partes móveis é extremamente importante para prevenir possíveis danos nos motores. Contudo, mesmo com a utilização de um bom lubrificante, o funcionamento do motor vai provocando desgaste nas peças de metal, sendo necessário proceder à sua troca com alguma regularidade. Este desgaste também pode ser indicativo da condição de determinadas peças constituintes dos motores, e a sua troca atempada pode resultar numa longevidade maior do motor. Por este motivo, torna-se essencial quantificar os metais presentes no lubrificante para se poder avaliar a sua qualidade. Embora a substituição do óleo lubrificante seja relativamente barata no caso dos automóveis, o mesmo não acontece para um motor de maiores dimensões, como o de um avião ou barco. Assim, torna-se importante estudar em cada um destes sistemas, qual o desgaste real de modo a poder-se programar as mudanças de óleo e/ou peças de uma forma mais eficiente, tanto técnica como financeiramente. Com esta tese pretende-se estudar os elementos de desgaste presentes no óleo lubrificante através de um sistema de fluorescência de raios-X dispersivo em energia (EDXRF), para avaliar quais os metais predominantes na análise. E consequentemente, simular um sistema de fluorescência de raios-X dispersivo em comprimento de onda (WDXRF), com a melhor resolução possível de modo a quantificar os elementos medidos anteriormente, sendo então desenhado um protótipo optimizado, para uma futura construção. O grande desafio deste projecto foi proposto pela NineSigma, e pretende que este sistema, além de um baixo custo (cerca de 100$ por cada montagem, numa construção em série), tenha sensibilidade para medir acima de 600 ppm de Na, Mg, Al, Si, P, K, Ca, Ti, V, Cr, Fe, Ni, Cu, Zn e Pb. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13T11:11:22Z 2016-09 2016-12 2016-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19547 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137886752210944 |