Uma experiência pedagógica e a respetiva avaliação em ensino remoto de emergência : um caso na disciplina de química orgânica avançada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Detomi, Arlindo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53783
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
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spelling Uma experiência pedagógica e a respetiva avaliação em ensino remoto de emergência : um caso na disciplina de química orgânica avançadaAvaliaçãoEnsino à distânciaEnsino presencialEnsino-aprendizagemTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano letivo de 2020 na cidade de São Paulo, no curso de pós-graduação denominado “Química Orgânica Avançada” das Faculdades Oswaldo Cruz. O curso compreende dois encontros semanais, noturnos e com duração de 3h30min cada, no formato presencial. Durante duas semanas as aulas transcorreram normalmente. Contudo em março de 2020 a pandemia provocada pelo novo Corona Vírus (SARS-CoV-2) obrigou a escola, os professores e os alunos a se reinventarem. No dia 13 de março a Faculdade divulgou o primeiro comunicado informando que as aulas presenciais estavam suspensas (FOC, 2020a). Esta situação emergencial teve respaldo das autoridades através de sucessivas portarias publicadas no Diário Oficial da União (BRASIL, 2020). O plano de contingência para conter a pandemia proposto pelo Ministério da Saúde, na gestão do Ministro Luiz Henrique Mandetta, criou o slogan “Fique em casa”. O isolamento social seria a forma de prevenir o avanço da doença. Como consequência, a Faculdade adotou o modelo de aulas remotas, mantendo os encontros virtuais nos mesmos horários e dias da semana das aulas presenciais. Foi disponibilizada a plataforma Zoom para todos os cursos. A Secretaria acadêmica estava encarregada de fornecer o ID e a senha da sala virtual para alunos e professores. Os professores tiveram um rápido treinamento para utilizar a referida plataforma e foram orientados a não confundir aulas remotas com aulas EaD. O que a princípio deveria durar algumas semanas, durou meses e, entre erros e acertos, professores e alunos continuaram as aulas sem maiores dificuldades. O objetivo desta pesquisa foi analisar como os envolvidos no processo (professor e alunos) reagiram ao modelo emergencial. A coleta de dados se deu através de um inquérito e a análise dos resultados revelou que o curso conseguiu atingir aos objetivos propostos.The present work presents a case study developed in the school year 2020 in the city of São Paulo, in the postgraduate course called "Advanced Organic Chemistry" of Oswaldo Cruz Colleges. The course comprises two weekly meetings, night and lasting 3h30min each, in face to-face format. For two weeks the classes took place normally. However, in March 2020 the pandemic caused by the new Corona Virus (SARS-CoV-2) forced the school, teachers, and students to reinvent themselves. On March 13, the College released the first statement stating that face-to-face classes were suspended (FOC, 2020a). This emergency was supported by the authorities through successive ordinances published in the Official Gazette (BRASIL, 2020). The contingency plan to contain the pandemic proposed by the Ministry of Health, under the management of Minister Luiz Henrique Mandetta, created the slogan “Stay at home". Social isolation would be the way to prevent the disease from advancing. As a consequence, the Faculty adopted the model of remote classes, keeping virtual meetings at the same times and days of the week of face-to-face classes. The Zoom platform has been made available for all courses. The Academic Secretariat oversaw providing the VIRTUAL ROOM ID and password for students and teachers. Teachers had a quick training to use this platform and were instructed not to confuse remote classes with EaD classes. What was supposed to last a few weeks at first lasted for months and, between mistakes and successes, teachers and students continued classes without further difficulties. The aim of this research was to analyze how those involved in the process (teacher and students) reacted to the emergency model. Data collection took place through a survey and the analysis of the results revealed that the course was able to achieve the proposed objectives.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaDetomi, Arlindo2022-07-13T14:34:30Z20222021-12-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53783TID:203059670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:45.136212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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