The role of the syllable as the sublexical unit in visual word recognition in Portuguese: a study with skilled and developing readers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Duarte Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/42271
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
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spelling The role of the syllable as the sublexical unit in visual word recognition in Portuguese: a study with skilled and developing readersO papel da sílaba como unidade sublexical no reconhecimento visual de palavras do português: um estudo com leitores aprendizes e proficientesSyllable effectsVisual word recognitionSublexical unitSílabaReconhecimento visual de palavrasUnidade sublexicalCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaThe role of the syllable as a sublexical unit of visual word recognition has been established in languages such as Spanish and French. However, its role in European Portuguese (EP), a language with unique characteristics, remains unknown. EP has an intermediate depth orthography, highly diverse syllabic structures, and well defined syllabic boundaries. Furthermore, most studies fail to successfully disentangle syllabic effects from orthographic overlap effects, and only study this effect in monosyllabic and dissyllabic words. The present dissertation is composed of two main experiments. Experiment 1 aimed to analyze whether the syllable has a functional role at first stages of visual word recognition in EP by using a lexical decision task combined with a masked priming paradigm in skilled readers. In Experiment 2, we further analyze the developmental trajectories of this effect, by using dissyllabic and trisyllabic EP words with beginning (3rd graders), intermediate (5th graders) and a control group of skilled EP readers. Results showed reliable syllabic effects in skilled and intermediate readers, thus establishing the syllable as the sublexical unit of visual word recognition for EP.O papel da sílaba como unidade sublexical no reconhecimento visual de palavras foi já estabelecido em línguas como o Espanhol e o Francês. No Português Europeu (PE), uma língua com características únicas, permanece desconhecido. O PE é uma língua com uma ortografia intermédia, estruturas silábicas diversas e limites silábicos bem demarcados. Além disto, a maioria dos estudos são incapazes de separar efeitos silábicos de ortográficos, e só estudam estes efeitos em palavras monossilábicas e dissilábicas. O presente estudo é composto por duas experiências. Na primeira experiência usámos uma tarefa de decisão lexical com paradigma de priming mascarado, usando palavras dissilábicas para estudar os efeitos da sílaba no Português em leitores experientes; na segunda experiência investigámos a trajetória desenvolvimental do efeito silábico em palavras dissilábicas e trissilábicas usando, para o efeito, um grupo de leitores aprendizes (alunos do terceiro ano), um grupo de leitores intermédios (alunos do quinto ano) e um grupo de controlo de leitores proficientes. Encontrámos um efeito de facilitação silábico para palavras dissilábicas e trissilábicas, tanto no grupo dos leitores experientes como no dos intermédios, estabelecendo assim o papel da sílaba no reconhecimento visual de palavras para o PE.Soares, Ana PaulaOliveira, Helena Manuela MendesUniversidade do MinhoMoura, Ana Duarte Campos20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/42271eng201211084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:25:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:30.677161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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