Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Helena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Daniel, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46764
https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2017.3.1.48
Resumo: A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social exige que os autores sigam as recomendações do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010) na apresentação da informação estatística. Uma das recomendações da APA é de que os tamanhos do efeito sejam apresentados associados aos níveis de significância estatística. Uma vez que os valores de p decorrentes dos resultados dos testes estatísticos não informam sobre a magnitude ou importância de uma diferença, devem então reportar-se os tamanhos do efeito (TDE). De facto, os TDE dão significado aos testes estatísticos, enfatizam o poder dos testes estatísticos, reduzem o risco de a mera variação amostral ser interpretada como relação real, podem aumentar o relato de resultados “não-significativos” e permitem acumular conhecimento de vários estudos usando a meta-análise. Assim, os objetivos deste artigo são os de apresentar os limites do nível de significância; descrever os fundamentos da apresentação dos TDE dos testes estatísticos para análise de diferenças entre dois grupos; apresentar as fórmulas para calcular os TDE, fornecendo exemplos de estudos nossos; apresentar procedimentos de cálculo dos intervalos de confiança; fornecer as fórmulas de conversão para revisão da literatura; indicar como interpretar os TDE; e ainda mostrar que, apesar de frequentemente ser interpretável, o significado (efeito pequeno, médio ou grande para uma métrica arbitrária) pode ser impreciso, havendo necessidade de ser interpretado no contexto da área de investigação e de variáveis do mundo real.
id RCAP_bc91705cdf8c1ff1d650a69dde5c2dd2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/46764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.Calculating and reporting effect sizes on scientific papers (1): p < 0.05 limitations in the analysis of mean differences of two groupsValor pd de Coheng de HedgesDelta de GlassA Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social exige que os autores sigam as recomendações do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010) na apresentação da informação estatística. Uma das recomendações da APA é de que os tamanhos do efeito sejam apresentados associados aos níveis de significância estatística. Uma vez que os valores de p decorrentes dos resultados dos testes estatísticos não informam sobre a magnitude ou importância de uma diferença, devem então reportar-se os tamanhos do efeito (TDE). De facto, os TDE dão significado aos testes estatísticos, enfatizam o poder dos testes estatísticos, reduzem o risco de a mera variação amostral ser interpretada como relação real, podem aumentar o relato de resultados “não-significativos” e permitem acumular conhecimento de vários estudos usando a meta-análise. Assim, os objetivos deste artigo são os de apresentar os limites do nível de significância; descrever os fundamentos da apresentação dos TDE dos testes estatísticos para análise de diferenças entre dois grupos; apresentar as fórmulas para calcular os TDE, fornecendo exemplos de estudos nossos; apresentar procedimentos de cálculo dos intervalos de confiança; fornecer as fórmulas de conversão para revisão da literatura; indicar como interpretar os TDE; e ainda mostrar que, apesar de frequentemente ser interpretável, o significado (efeito pequeno, médio ou grande para uma métrica arbitrária) pode ser impreciso, havendo necessidade de ser interpretado no contexto da área de investigação e de variáveis do mundo real.Departamento de Investigação & Desenvolvimento2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46764http://hdl.handle.net/10316/46764https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2017.3.1.48porhttp://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/14Espírito Santo, HelenaDaniel, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-11-06T17:00:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:10.522762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
Calculating and reporting effect sizes on scientific papers (1): p < 0.05 limitations in the analysis of mean differences of two groups
title Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
spellingShingle Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
Espírito Santo, Helena
Valor p
d de Cohen
g de Hedges
Delta de Glass
title_short Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
title_full Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
title_fullStr Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
title_full_unstemmed Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
title_sort Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos.
author Espírito Santo, Helena
author_facet Espírito Santo, Helena
Daniel, Fernanda
author_role author
author2 Daniel, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Helena
Daniel, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Valor p
d de Cohen
g de Hedges
Delta de Glass
topic Valor p
d de Cohen
g de Hedges
Delta de Glass
description A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social exige que os autores sigam as recomendações do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010) na apresentação da informação estatística. Uma das recomendações da APA é de que os tamanhos do efeito sejam apresentados associados aos níveis de significância estatística. Uma vez que os valores de p decorrentes dos resultados dos testes estatísticos não informam sobre a magnitude ou importância de uma diferença, devem então reportar-se os tamanhos do efeito (TDE). De facto, os TDE dão significado aos testes estatísticos, enfatizam o poder dos testes estatísticos, reduzem o risco de a mera variação amostral ser interpretada como relação real, podem aumentar o relato de resultados “não-significativos” e permitem acumular conhecimento de vários estudos usando a meta-análise. Assim, os objetivos deste artigo são os de apresentar os limites do nível de significância; descrever os fundamentos da apresentação dos TDE dos testes estatísticos para análise de diferenças entre dois grupos; apresentar as fórmulas para calcular os TDE, fornecendo exemplos de estudos nossos; apresentar procedimentos de cálculo dos intervalos de confiança; fornecer as fórmulas de conversão para revisão da literatura; indicar como interpretar os TDE; e ainda mostrar que, apesar de frequentemente ser interpretável, o significado (efeito pequeno, médio ou grande para uma métrica arbitrária) pode ser impreciso, havendo necessidade de ser interpretado no contexto da área de investigação e de variáveis do mundo real.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/46764
http://hdl.handle.net/10316/46764
https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2017.3.1.48
url http://hdl.handle.net/10316/46764
https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2017.3.1.48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investigação & Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investigação & Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133818949468160