Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Maria Helena
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1447
Resumo: Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação. O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio. A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido, com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissão e com a experiência adquirida, permitindo a alguns alunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.
id RCAP_bc9276dc383bd85f0496a08bf66883bb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vidaEDUCAÇÃOENSINO PROFISSIONALCOMPETÊNCIASINSUCESSO ESCOLAREDUCATIONSKILLSSCHOOL FAILUREPROFESSIONAL EDUCATIONEste artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação. O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio. A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido, com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissão e com a experiência adquirida, permitindo a alguns alunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T18:45:42Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1447por1646-401XMadeira, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T01:33:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:16.575703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
title Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
spellingShingle Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
Madeira, Maria Helena
EDUCAÇÃO
ENSINO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIAS
INSUCESSO ESCOLAR
EDUCATION
SKILLS
SCHOOL FAILURE
PROFESSIONAL EDUCATION
title_short Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
title_full Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
title_fullStr Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
title_full_unstemmed Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
title_sort Ensino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vida
author Madeira, Maria Helena
author_facet Madeira, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIAS
INSUCESSO ESCOLAR
EDUCATION
SKILLS
SCHOOL FAILURE
PROFESSIONAL EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
ENSINO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIAS
INSUCESSO ESCOLAR
EDUCATION
SKILLS
SCHOOL FAILURE
PROFESSIONAL EDUCATION
description Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação. O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio. A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido, com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissão e com a experiência adquirida, permitindo a alguns alunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-11-04T18:45:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1447
url http://hdl.handle.net/10437/1447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133625629802496