A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Paulo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1911
Resumo: No presente texto procura-se sublinhar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito das práticas de Mediação de Aprendizagem tendo como contexto empírico de referência o projecto Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA). No nosso entender, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem ao longo da vida pois permitem um acesso sem paralelo ao conhecimento, à informação e à comunicação e, sobretudo, uma gestão partilhada desse conhecimento. É neste sentido, valorizando simultaneamente as condições de acesso e de partilha, que perspectivamos os desafios da literacia digital.
id RCAP_bc92fe8bcf4c4b4b96ae21cc146183ee
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mediação tecnológica ao serviço da mediação humanaNo presente texto procura-se sublinhar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito das práticas de Mediação de Aprendizagem tendo como contexto empírico de referência o projecto Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA). No nosso entender, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem ao longo da vida pois permitem um acesso sem paralelo ao conhecimento, à informação e à comunicação e, sobretudo, uma gestão partilhada desse conhecimento. É neste sentido, valorizando simultaneamente as condições de acesso e de partilha, que perspectivamos os desafios da literacia digital.Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1911oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1911Cadernos de Pedagogia Social; n. 1 (2007): Aprender na e com a vida: as respostas da Pedagogia Social; 51-581646-728010.34632/cpedagogiasocial.2007.n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1911https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1911https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1911/1833Direitos de Autor (c) 2007 Paulo Magalhãeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Paulo2022-09-20T11:11:44Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:16.126143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
title A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
spellingShingle A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
Magalhães, Paulo
title_short A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
title_full A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
title_fullStr A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
title_full_unstemmed A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
title_sort A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana
author Magalhães, Paulo
author_facet Magalhães, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Paulo
description No presente texto procura-se sublinhar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito das práticas de Mediação de Aprendizagem tendo como contexto empírico de referência o projecto Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA). No nosso entender, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem ao longo da vida pois permitem um acesso sem paralelo ao conhecimento, à informação e à comunicação e, sobretudo, uma gestão partilhada desse conhecimento. É neste sentido, valorizando simultaneamente as condições de acesso e de partilha, que perspectivamos os desafios da literacia digital.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1911
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1911
url https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1911
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1911
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2007.1911
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1911/1833
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Paulo Magalhães
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Paulo Magalhães
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pedagogia Social; n. 1 (2007): Aprender na e com a vida: as respostas da Pedagogia Social; 51-58
1646-7280
10.34632/cpedagogiasocial.2007.n1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130357896839168