A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Joana Eduarda Gomes de Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38168
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_bcb36c27e412a07bca05dc0d69793cd4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"Problem-based learning in Geology: an approach focused on the topic “Anthropic occupation and distribution issues”Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO ensino das ciências preconiza, que se desenvolva nos alunos, capacidades de raciocínio, de pensamento crítico, de cooperação, de comunicação e organização de informação, assim como de adaptação de conhecimento (re)construído em sala de aula à resolução de problemas quotidianos. O desenvolvimento destas competências é inerente a uma perspetiva de ensino por ABRP. Todavia, a parca formação inicial e contínua de professores, existente ao nível da ABRP, aliada à utilização que estes fazem de manuais escolares que não preconizam/viabilizam a ABRP, conduz a que esta perspetiva de ensino seja pouco utilizada. Considerando o anteriormente referido e atendendo às caraterísticas do subtema “Ocupação antrópica e problemas de ordenamento” relativo às bacias hidrográficas e zonas de vertente, que por ser atual e frequentemente noticiado, nos meios de comunicação social motivam os alunos para o seu estudo, realizou-se a presente investigação. Esta integra dois estudos, e tinha como pretensão possibilitar o desenvolvimento, numa turma de 11º ano, não só, de conhecimentos concetuais como de outras competências recomendadas pelo programa e inerentes à ABRP. No primeiro estudo, através da implementação de duas grelhas de análise, pretendeu-se apurar a adequação do manual escolar adotado, pela escola secundária onde se desenvolveu este estudo, às recomendações do programa e a uma perspetiva de EOABRP. Para o segundo estudo recorreuse à implementação de dois questionários. Para aferirmos a evolução concetual dos alunos no subtema em estudo, advinda da implementação da metodologia de ABRP, foi aplicado um pré e pós-teste, assim como um questionário de opinião, com o objetivo de apurar a opinião dos alunos da turma relativamente a esta metodologia. Da análise realizada, verificamos que o manual escolar apesar de propor a resolução de problemas, não se enquadra numa perspetiva de EOABRP. Dos resultados obtidos para o segundo estudo, constatamos que inicialmente predominavam respostas incorretas e incompletas. Após o EOABRP verificou-se que os alunos detinham um conhecimento concetual melhor fundamentado e mais próximo do cientificamente aceite, tendo-se registado um ganho nas respostas cientificamente aceites, e um aumento das incompletas. A opinião dos alunos no que respeita à implementação desta metodologia à disciplina de Biologia e Geologia é favorável, reconhecendo-lhe a capacidade de aperfeiçoar competências.Science teaching aims at the development of students’ ability to analyse, think critically, cooperate, organize and communicate information while learning in classes, by solving problems. The development of these skills is intimately linked to a PBL teaching method. Nevertheless, the scarce offer of teacher training opportunities within PBL, as well as the use of coursebooks that either ignore or don’t even make this methodology feasible, might explain the almost complete absence of teaching methodologies, focused on this teaching approach. The fact that the specificities of the topic “Anthropic occupation and distribution issues” concerning hydrological basins and sloping areas, are now currently mentioned in the Media, contributes for the students’ growing awareness and interest on this issue. These were the main reasons for the current research that includes two types of studies. This research intends to enable a more consistent conceptual knowledge together with the development of other skills, included in the subject being studied, and by establishing a close connection with PBL. It was tested on a group of 11th grade students. The first study intended to check the relevance of the programmatic guidelines included in the coursebook and their adequacy to a teaching method based on a PBL approach. The result of the study were then inscribed in two grids, thus summing up the conclusions of the analysis. To what concerns the second study, the strategy chosen was the use of two questionnaires. The resource to a pre-test and a post-test, in order to evaluate students’ conceptual evolution about the topic. Additionally, the students were asked to answer a final questionnaire to make it possible to check students’ opinion and reaction to this approach. In the end, it was possible to draw a conclusion – although the coursebook includes the resolution of problems, it is not oriented for a PBL approach. When we analyse the initial results of the second study, the predominance of the number of incorrect and incomplete answers is quite evident. After the use of a teaching method based on a PBL approach, the results were significantly different: it is easily noticed that, in the end, the students had acquired fundamental conceptual knowledge which is closer to what is scientifically accepted. In fact, the rise in the number of scientifically acceptable answers, as well as incomplete ones, is easily observed. According to students’ testimonials, the use of PBL approach in Biology and Geology learning was quite positive and valuable, since it provided them with better skills and competences.Precioso, JoséUniversidade do MinhoBraga, Joana Eduarda Gomes de Araújo20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38168por201514010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:38.889561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
Problem-based learning in Geology: an approach focused on the topic “Anthropic occupation and distribution issues”
title A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
spellingShingle A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
Braga, Joana Eduarda Gomes de Araújo
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
title_full A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
title_fullStr A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
title_full_unstemmed A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
title_sort A aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"
author Braga, Joana Eduarda Gomes de Araújo
author_facet Braga, Joana Eduarda Gomes de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Precioso, José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Joana Eduarda Gomes de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38168
url http://hdl.handle.net/1822/38168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132727813865472