Análise da Interação dos Padrões Fundamentais de Movimento e Variáveis Socioculturais em Crianças de 7 e 8 Anos de Idade em Cidades Pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Camila Ribeiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/377
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a interação dos padrões fundamentais de movimento e variáveis socioculturais em crianças de 7 e 8 anos de idade em cidades pequenas. Participaram do estudo 106 crianças de ambos os sexos com idade entre 7 e 8 anos (x = 7,4; dp= 0,71). Para a análise do padrão fundamental de movimento foi utilizado o TGMD2 e para análise sociocultural foi utilizado um inventário adaptado de Carvalhal (2000). Os movimentos analisados foram: correr, galopar, saltitar, saltar sobre obstáculos, saltar horizontal, deslizar, rebater, quicar, receber, chutar, arremessar sobre o ombro e rolar a bola. Para verificar a interação entre as variáveis foi utilizado o Modelo Linear Generalizado (GLM) Univariado onde os resultados encontrados mostraram interação para sexo, renda familiar, área externa, freqüência em parque, horas que brinca aos domingos e prática esportiva de irmãos. A partir desses resultados observa-se que o desenvolvimento depende de uma série de fatores, os quais poderão impulsionar ou limitar esse desenvolvimento. Ressalta-se ainda que é necessário investigar esses fatores em diferentes contextos, populações e regiões visto que nestes poderão ser encontradas influências de diferentes fatores que conseqüentemente levarão a um desenvolvimento diferente. A partir dessas investigações será possível realizar intervenções específicas de acordo com o diagnóstico encontrado para cada situação.
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